A produção de cana-de-açúcar no Brasil e no mundo

A produção de cana-de-açúcar no Brasil e no mundo

Em termos regionais, o Brasil apresenta dois períodos distintos de safra: de Setembro a Março no Norte e Nordeste e de Abril a Novembro, no Centro e Sul.


Mesmo a produção de etanol se estender por todo ano, na região Norte-Nordeste, esta representa apenas 10% do total nacional, que foi de 22,5 bilhões de litros em 2007.

As maiores destilarias produzem cerca de 85 litros de etanol anidro por tonelada de cana. As usinas têm produção que gira em torno de 71 kg de açúcar e 42 litros de etanol para cada tonelada de cana processada.

Há uma concentração maior de usinas na Zona da Mata, região Nordeste, e no estado de São Paulo, na região Sudeste. No geral, as áreas de cultivo da cana-de-açúcar localizam-se em raio de 25 km das usinas, ajudando a baratear o transporte.

O estado de São Paulo é destacável no volume, já que representa 60% de toda a produção de cana, açúcar e etanol do país. O segundo maior produtor é o Paraná, com 8% da cana moída no Brasil.

No mundo, a cana de açúcar é cultivada em mais de 100 países, sendo a principal cultura e a maior fonte de mão de obra no meio rural.

Apesar da difusão mundial, 80% da produção do planeta está concentrada em dez países: Brasil, Índia, China, México, Tailândia, Paquistão, Colômbia, Austrália, Indonésia, Estados Unidos. Brasil e Índia são os que mais produzem, totalizando mais da metade de toda a cana produzida mundialmente.

Mesmo a cana de açúcar tendo alta importância econômica, sua cultura representa pouco quando o assunto é a ocupação de área, se comparada àquelas dedicadas à produção de grãos.

A área colhida de cana-de-açúcar no mundo foi de aproximadamente 20,4 milhões de hectares em 2006. No mesmo ano, a área colhida de soja foi de 93,0 milhões de hectares, a de milho correspondeu a 144,4 milhões de hectares e a de arroz, 154,3 milhões.

No Brasil, a cana-de-açúcar é a terceira cultura temporária em termos de ocupação de área, atrás da soja e do milho. A eficiência de conversão fotossintética da cana é excelente, permitindo uma produtividade excepcional.

Veja no vídeo abaixo um pouco sobre os aspectos de implantação da cultura:

Fonte: Agricultura AaZ.

Anuncie no MF Rural e tenha seu produto visto por todo o Brasil.

Post Relacionado