Como alimentar bezerros

Como alimentar bezerros

Ao nascer, os bezerros têm o estômago com característica diferente dos adultos, não sendo capaz de ser alimentado com sólidos.

Em cerca de sessenta e nove dias, esse bezerro se transforma em um ruminante e passa a ter habilidade de se alimentar com alimentos volumosos e concentrados, capacitando assim a absorção de nutrientes.

As dicas para o sistema de alimentação são:

CONCENTRADO: deve ter na sua composição alimentos considerados de excelente qualidade como grãos de milho, raspa de mandioca, farelo de soja, farelo de algodão e misturas minerais.

VOLUMOSO: são importantes para o desenvolvimento fisiológico, tamanho e musculatura.
Um bom volumoso, feno ou verde picado, pode ser fornecido a partir da segunda semana de idade. Em escala de importância, para bezerros, antes dos três meses de idade, bons fenos são melhores que bons alimentos verdes picados, que, por sua vez, são melhores que boas silagens.

LÍQUIDOS: recomenda-se que os bezerros tenham, à sua disposição, desde a primeira semana de idade, água fresca e limpa, porque há evidências de maior consumo de concentrado pelos animais assim manejados.

DESALEITAMENTO OU DESMAME: quando o bezerro estiver consumindo 600 a 800 g de concentrado por dia, de maneira consistente, ele estará pronto para ser desaleitado ou desmamado, independentemente de sua idade, tamanho ou peso.

Bezerra desmamada com casa e campo ao fundo
A desenvolvimento da alimentação dos bezerros começa após o demame

Anuncie no MF Rural e tenha seu produto visto por todo o Brasil: clique para fazer o cadastro. Para comprar, acesse o site e encontre o produto de seu interesse.

Post Relacionado