Criação de equinos com pastagem

twoo-horses

A criação de equinos com pastagem de boa qualidade continua sendo a melhor forma de criação. Para esses animais, herbívoros, a mastigação de gramíneas chega a ser um ato prazeroso.

Com a crescente melhora no processo de cruzamento de gramíneas, surgem novas e melhores espécies de grande utilização para esses animais. Dessas gramíneas, deve-se ter destaque: coast cross, grama estrela, tifton (85, 78, 68 e 44), florakirk, florico, florona, entre outras. No Brasil, as de maior utilização são Coast Cross, grama estrela, tifton 85 e florakirk.

O Tifton 68, difundido na década de 90, é menos resistente à geadas e à seca e possuem estolões mais grossos. Já o Tifton 85 tem maior valor nutritivo, resiste ao estresse hídrico e geadas, além de permitir ganho de peso 40% maiores.
O Florakirk tem características semelhantes ao Tifton 85, mas é menos produtivo e mais adaptável a solos arenosos.

Essas gramíneas só se reproduzem pelo uso de mudas no processo. Antigamente o processo de plantio precisava ser feito em covas e sulcos, demandando grande quantidade de mão de obra e alto custo de implantação.
O plantio do gênero Cynodon (tiftons, florakirk e coast cross) são exigentes em fertilidade de solo, chuvas e adubação. Áreas em condições ideais podem permitir a acomodação de 8 equídeos/ha no período das chuvas e 3 a 4 equídeos durante a seca.
Outro grupo que vem recebendo aprimoramento genético para ser usado como alimento para equídeos são as gramíneas do gênero Panicum. Massai, aruarã e aires, em especial. O Massai possui folhas mais finas, são menos exigentes em fertilidade e têm menor resistência ao encharcamento. Uma das principais desvantagens é que, por conter folhar longas e cortantes, provocam lesões de difícil cicatrização na comissura labial dos animais.

Outros exemplos de excelente aceitação pelos equídeos são: Capim de Rhodes, Capim Gordura, Andropogon, Jaraguá, Setária, Capim Buffel, Quicuio, Pangola, Tangola, Grama de Burro e Pensacola.


Veja aqui alguns produtos mencionados acima: equinospastagemanimaisgramíneas, coast cross,gramatiftonflorakirk.

Anuncie no MF Rural e tenha seu produto visualizado por todo o Brasil: clique AQUI para fazer o cadastro. Para comprar, clique AQUI para visualizar os classificados do dia, ou use a barra de busca no cabeçalho para encontrar o produto desejado.

Um comentário sobre “Criação de equinos com pastagem”

  1. O presente trabalho tem por objetivo discutir o complexo sistema denominado pastagem frente s necessidades dos equinos no que diz respeito express o do comportamento, utiliza o das forragens como alimento e aos benef cios que este ambiente traz sa de e, consequentemente, ao bem-estar dos indiv duos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *