Como combater a lagarta mandarová da mandioca

Como combater a lagarta mandarová da mandioca

O mandarová da mandioca (Erinnyis ello) é uma das pragas que necessitam atenção dos produtores, principalmente pela alta capacidade de consumo as folhas das plantas, até mesmo nos últimos estágios larvais.

Essa lagarta uma das pragas mais perigosas na cultura da mandioca porque causa um severo desfolhamento, o que pode reduzir drasticamente a produtividade e ocasionar a morte de plantas jovens.

Neste artigo, vamos mostrar os danos causados pelo mandarová da mandioca e principalmente as formas de controlar e combater essa praga. Confira!

Características da lagarta mandarová

De acordo com estudos da Embrapa, há evidências de que o mandarová seja um inseto-praga originário do Brasil. Essa lagarta pode se alimentar de mais de 35 espécies de plantas.

É uma praga de ocorrência esporádica, isto é, ocorre em determinadas épocas do ano, mas é no início da estação chuvosa ou da seca que se mostra bastante ativo.

Fases da lagarta mandarová
A lagarta mandarová passa por cinco fases de desenvolvimento e pode medir entre 2 e 12 centímetros. Foto: Eng. Agrº. Pedro Arruda Campos/IDAF/AC.

No início da manifestação da lagarta mandarová, quase não é visível, devido ao seu tamanho bem pequeno e à coloração semelhante às folhas. No período de desenvolvimento podem consumir, em média, 1.107 cm² de área foliar.

A lagarta do mandarová é considerada a principal praga da cultura da mandioca porque, como citamos no começo do texto, tem alta capacidade de consumo foliar, especialmente nas últimas fases de seu ciclo de vida, antes da fase adulta.

Seu controle é muito importante mesmo porque o Brasil é o terceiro maior produtor de mandioca e encontra-se em crescente expansão. Por ser uma planta rústica, adapta-se aos diferentes solos e climas, sendo cultivada em todas as regiões, para diferentes finalidades.

Prejuízos causados pela lagarta

A lagarta mandarová, quando ataca as plantas jovens da mandioca (dois a cinco meses), provoca perdas maiores se comparado com as plantas mais velhas (seis a 10 meses). Além disso, as lesões e ferimentos causados por essa lagarta facilitam a penetração de doenças na planta.

Plantio de mandioca atacada pelas lagartas
A lagarta mandarová se alimenta das folhas que a planta vai utilizar para fazer a fotossíntese para se desenvolver. Em poucos dias essa praga pode acabar com toda a plantação. Foto: Eng. Agrº. Pedro Arruda Campos/IDAF/AC.

Muitas vezes, a desfolha causada pelo mandarová nas culturas da mandioca não é suficiente para acarretar dano econômico, devido à capacidade de compensação das plantas para suprir a falta momentânea de folhas.

Entretanto, segundo os técnicos da Embrapa, os surtos verificados durante a década de 1990 ocasionaram perdas de produtividade estimadas em torno de 50% a 60%.

Como eliminar a lagarta mandarová

As plantas invasoras existentes nas plantações ou nas imediações dessas lavouras, servem de hospedeiras à praga. Assim sendo, é preciso que sejam eliminadas.

Com a prática da aração da área há o enterro profundo das pupas, enquanto as que ficam na superfície são expostas aos raios solares e também acabam sendo eliminadas.

Controle biológico da lagarta do mandarová
Mesmo com inimigos naturais, o controle da lagarta do mandarová é feito de maneira biológica. Foto: Hypescience.

A lagarta do mandarová também possui inimigos naturais. Um dos mais importantes são as vespas que buscam alimentar seus filhotes no ninho, e, portanto, auxiliam desta forma no controle da praga.

São, portanto, importantes aliadas dos produtores de mandioca no combate ao mandarová, por isso seu ninho não deve ser derrubado ou queimado.

Em caso de ataques contínuos, é recomendado uma rotação de culturas, já que, ao desaparecer o hospedeiro mais prolífero, ocorre a diminuição da praga. Inspeção periódica das lavouras, identificando os focos iniciais, é um eficiente método de controle.

Controle biológico

O inseticida biológico à base de Bacillus thuringiensis tem mostrado grande eficiência no controle da lagarta mandarová, principalmente se aplicado em lagarta com tamanho entre 5 mm e 3,5 cm, ou seja, no primeiro e terceiro instares.

Outro agente biológico de grande eficiência no controle dessa praga é Baculovirus erinnyis, um vírus que ataca essa lagarta.

O controle deve ser feito quando forem encontradas de cinco a sete lagartas pequenas por planta. Embora este número de lagartas por planta seja flexível. Tudo vai depender do estágio de desenvolvimento e do vigor das plantas, do cultivo e das condições ambientais.

Como a lagarta mandarová surge através dos ovos da mariposa, no vídeo abaixo veja como é possível montar uma armadilha para capturar essas borboletas:

Fonte: Rio Grande Rural.

Aliás, por falar em lagartas que atacam as lavouras, conheça confira as principais pragas do milho e como elas atacam.

Post Relacionado