Tecnologia predomina na terceira onda de inovações para melhorar a produção agrícola

Tecnologia predomina na terceira onda de inovações para melhorar a produção agrícola

Num tempo marcado pela dinamicidade dos avanços científicos e tecnológicos em todos os segmentos, pesquisadores afirmam que a agricultura está entrando no que é chamada de terceira onda das inovações, justamente a que utilizará ainda mais tecnologia para melhorar a produtividade agrícola.

Segundo a pesquisadora da Embrapa, Silvia Massruhá, em entrevista à reportagem do Portal Datagro, a primeira onda foi a revolução verde, dos fertilizantes, sementes e defensivos; a segunda, que está em curso, é pautada pelos sistemas integrados de produção, como, por exemplo, a integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

A pesquisadora diz que a terceira onda será marcada pela utilização de insumos biológicos, soluções digitais, Internet das Coisas (Iot), automação, edição de genes, nanotecnologia, entre outras inovações.

“Serão tecnologias e sistemas cada vez mais complexos, com foco em fazer mais com menos de modo sustentável.”

“Teremos fazendas conectadas, com a agricultura baseada em soluções digitais de monitoramento e controle de pragas, insumos, clima, solo, entre outras variáveis. Com a adoção dos mais diversos sensores, a massa de dados que será gerada será fundamental para ajudar o produtor a melhorar seu rendimento”, destaca Silvia.

Silvia ressalta ainda que o “empoderamento” do consumidor será um fator determinante para exigência de tecnologias na cadeia de produção agrícola.

“O consumidor quer saber da origem e rastreabilidade dos alimentos, por exemplo, e a tecnologia empregada na produção precisa ser explicada a ele.”

Entre os desafios, segundo a pesquisadora, estão à conectividade deficiente no campo, a necessidade de capacitação da mão de obra, a busca por integração entre as tecnologias, etc.

Homem na fazenda com ipad conectado
A evolução da tecnologia na agricultura depende diretamente de uma boa conectividade no campo

Diante deste cenário vemos grandes desafios e oportunidades não só no setor de produção agrícola, mas no setor de TI, afinal essas tecnologias precisam conversar (integração) e com a coleta de um grande número de informações (big data) será preciso softwares para receber esses dados, organizar e gerar relatórios precisos.

Veja mais: Tendências tecnológicas para o agronegócio

Post Relacionado