Saiba o que é Beauveria bassiana e como pode ser utilizado no controle biológico de pragas

Saiba o que é Beauveria bassiana e como pode ser utilizado no controle biológico de pragas

Com o uso massivo de defensivos agrícolas para a produção de alimentos, a utilização do fungo Beauveria bassiana surge como uma alternativa de controle biológico muito interessante e eficaz.

Esse fungo existe em solos de todo o mundo, mas depois da descoberta da sua capacidade de causar doenças em insetos, ou seja, seu potencial entomopatogênico, passou a ser multiplicado em grandes quantidades.

Atualmente, ele é um grande aliado no controle de pragas de diversas culturas, sendo um dos fungos mais estudados e comercializados no mundo, quando se fala em controle microbiano de pragas.

Mas para tirar o melhor proveito do uso deste fungo, neste artigo você verá o que é esse fungo, para que ele serve, quais seus benefícios e como utilizálo da maneira mais eficiente. Boa leitura!

O que é Beauveria bassiana?

Como mencionado, o fungo Beauveria bassiana está sendo muito utilizado atualmente por sua capacidade de parasitar insetos, causando doenças nos mesmos, muitas vezes fatais. Por conta disso, são classificados como fungos entomopatogênicos.

Este fungo pode ser encontrado em solos do mundo todo. Ele também ocorre em lavouras de diversas culturas.

Um exemplo é o caso do café: o fungo existe naturalmente infectando a broca-do-café, porém em baixa concentração. Por isso são feitas aplicações à campo para atingir uma quantidade suficiente para se conseguir bom nível de controle da praga.

O Beauveria bassiana é um fungo cosmopolita, o que significa que é capaz de explorar diversos ambientes e infectar várias espécies de insetos. São conhecidas mais de 200 espécies de insetos afetadas por ele.

Vamos conhecer algumas vantagens em utilizar Beauveria bassiana nos cultivos:

  • São produtos naturais que não acarretam problemas ambientais;
  • Não são tóxicos para humanos;
  • Podem permanecer no campo realizando o controle de pragas por um longo período, caso sejam bem manejados;
  • Podem ser utilizados para qualquer cultura;
  • Pode ser usado na produção orgânica;
  • Podem ser utilizados no manejo integrado de pragas (MIP); e
  • Não deixam resíduos nos produtos comercializados.

Como o Beauveria bassiana atua no controle de pragas?

Os produtos a base de Beauveria bassiana são pulverizados e contaminam o inseto principalmente por contato direto, mas também pode haver a contaminação por contato com superfícies das plantas pulverizadas com o fungo.

Sob condições favoráveis, o fungo pode colonizar o inseto em até 72 horas. Mas como acontece esse ataque?

Os fungos invadem os insetos pela cutícula, podendo atacar em todos seus estádios de desenvolvimento. Regiões do inseto onde há maior umidade são favoráveis para o fungo, como as partes bucais.

O fungo causa o rompimento da cutícula pela combinação de pressão mecânica sobre inseto e secreção de enzimas (quitinases, proteases, lipases), que degradam a cutícula.

Assim, o fungo consegue crescer no interior do hospedeiro e colonizá-lo. No período de colonização, ele secreta toxinas e se alimenta da hemolinfa (tecido fluido que constitui a maior reserva de água e metabólitos dos insetos).

Portanto, durante a colonização, os fungos que forem capazes de matar o inseto irão produzir toxinas e impedir que ele se alimente, pois ele entope canais importantes de absorção de água e nutrientes.

Após a morte do inseto, o fungo rompe novamente a cutícula e esporula na superfície do cadáver.

Percevejo infectado pelo fungo Beauveria bassiana, com esporulação na superfície do inseto morto. Fonte: Daniel R. Sosa-Gómez

Os conídios que ficam na superfície do inseto morto servem como fonte de inóculo na área e contaminam outros insetos.

É válido destacar que o Beauveria bassiana é um fungo endofítico, ou seja, apresenta a  capacidade de infectar e matar insetos, mas são capazes de colonizar e viver no interior das plantas sem causar danos à elas.

Além disso, causam modificações fisiológicas benéficas nas plantas, aumentando sua proteção contra fitopatógenos, pragas e também atuam como promotores de crescimento.

No entanto,é necessário estar atento para a permanência do fungo sob raízes, solo e água, pois ele pode causar danos aos insetos que são inimigos naturais de pragas presentes na lavoura.

Quais pragas o Beauveria bassiana controla?

No Brasil, existem alguns produtos à base de Beauveria bassiana disponíveis para o controle de pragas agrícolas. Estes produtos são registrados para as seguintes pragas:

  • Mosca-branca (Bemisia tabaci);
  • Cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis);
  • Vaquinha (Diabrotica speciosa);
  • Percevejo-marrom (Euschistus heros);
  • Ácaro-rajado (Tetranychus urticae);
  • Psilídeo-asiático-dos-citros (Diaphorina citris)
  • Cochonilha-verde (Coccus viridis);
  • Broca-da-bananeira (Cosmopolites sordidus);
  • Gorgulho-do-eucalipto (Gonipterus scutellatus);
  • Broca-da-erva-mate (Hedypathes betulinus); e
  • Broca-do-café (Hypothenemus hampei).

Embora os inseticidas à base de Beauveria bassiana controlem estas pragas, é necessário conferir na bula do produto a indicação de controle para as pragas, pois pode haver variações entre fabricantes, dependendo do isolado utilizado na formulação.

Como aplicar Beauveria bassiana?

Já sabemos que Beauveria bassiana é um microrganismo vivo. Portanto, alguns cuidados são fundamentais quando o controle com este fungo é adotado. Vamos ver alguns pontos importantes:

1 – Condições climáticas no momento do preparo e aplicação

A calda deve ser preparada e aplicada nas horas mais frescas do dia, com alta umidade do ar, preferencialmente no fim da tarde ou em dias nublados, ou até em dias com chuvas mais finas.

Temperaturas entre 20 e 30°C são consideradas favoráveis para o fungo, mas pode haver variação de acordo com o isolado. A umidade relativa deve estar acima de 70%. Estas condições climáticas favorecem a sobrevivência do nosso fungo entomopatogênico.

2- Evitar mistura com outros produtos

É importante tomar cuidado para evitar misturas ou resíduos de outros produtos no tanque de pulverização, pois alguns produtos podem contaminar e prejudicar a eficiência do fungo.

3 – Preparação do produto

Primeiro, o produto deve ser dissolvido em uma menor quantidade de água (20 litros). Após, dissolva o conteúdo no pulverizador contendo ⅔ da água necessária para a calda.

Cuidados com o uso de Beauveria bassiana

Muitas vezes a ineficiência do Beauveria bassiana no controle não está relacionada ao fungo, mas há alguns fatores que garantem a eficiência destes microrganismos, como por exemplo:

  • Formulação: a formulação deve garantir boa estabilização do fungo, além de possibilitar armazenamento prolongado;
  • Transporte e armazenamento: ambos devem estar a uma temperatura de aproximadamente 8°C, pois temperaturas mais altas no armazenamento diminuem o tempo de vida útil dos fungos;
  • Radiação ultravioleta: é um dos principais fatores relacionados à ineficiência destes fungos, pois eles são muito sensíveis à radiação UV, que reduz a sua virulência, ou seja, sua capacidade de causar doenças;
  • Temperatura: neste aspecto, é fundamental observar as especificações do isolado que se está utilizando, pois temperaturas acima ou abaixo inibem a germinação do fungo;
  • Umidade: a umidade também afeta a esporulação do fungo, sendo recomendada alta umidade.

É necessário fazer um monitoramento constante das condições ambientais para que a aplicação de B. bassiana seja eficiente. Além disso, a calda deve ser preparada no máximo uma hora antes da aplicação.

Outro cuidado importante, é com a adição de adjuvantes agrícolas. Embora seja interessante um bom espalhamento do produto na lavoura, os adjuvantes podem reduzir a população de fungos viáveis.

Se você aplicar B. bassiana na lavoura e não observar redução das pragas em pouco tempo, não se preocupe, isso não significa que a aplicação não funcionou. O fungo pode levar entre 6 a 14 dias para matar as pragas.

Conclusão

Fungos entomopatogênicos, como o Beauveria bassiana, representam uma importante alternativa para inseticidas químicos. Mas devem ser utilizados com muito cuidado para que o resultado esperado seja alcançado.

São inúmeras as vantagens do uso deste fungo, com destaque para o controle de diversas pragas importantes na lavoura, além de não haver restrição de culturas e ser um manejo de baixo custo.

Preste atenção nas dicas de cuidados importantes para que o fungo tenha máxima eficiência e aumente o rendimento do seu cultivo utilizando B. bassiana no controle de pragas, sem prejudicar o meio ambiente.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite e leia também nosso artigo sobre produção de sementes: multiplicação, cuidados, certificação e comércio. Boa leitura!

Post Relacionado