Confira os lançamentos de máquinas agrícolas na Agrishow

Confira os lançamentos de máquinas agrícolas na Agrishow

A Agrishow é uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior da América Latina. Numa área de 520 mil metros quadrados, mais de 800 empresas tiveram a oportunidade de expor seus produtos e fazer lançamentos de máquinas agrícolas que chamaram a atenção do público – formado na quase totalidade por empresários ligados ao setor.

Com um universo de empresas e lançamentos, vamos citar alguns exemplos de 5 fabricantes tradicionais de máquinas agrícolas.

A Jacto, por exemplo, participou da Agrishow apresentando novas tecnologias para diversas etapas da produção, desde o plantio até o monitoramento das operações.

A Stara também realizou lançamentos com o propósito de ajudar o produtor rural. Um deles foi o Zero Amassamento, uma tecnologia capaz de realizar o plantio com desligamento automático das linhas de semente onde acontece o tráfego de pulverizadores e distribuidores.

Já a New Holland Agriculture anunciou o primeiro trator movido a biometano do mundo (T6 Methane Power), que utiliza o biogás gerado dentro da propriedade para abastecer o equipamento.

Outra grande fabricante de máquinas agrícolas, a John Deere, levou à Agrishow tratores da linha 9R (os maiores feitos pela fabricante) e colheitadeiras de cana e de grãos, todos tendo como resultado final maior eficiência e rentabilidade da agricultura.

Por sua vez, comemorando 175 anos de fundação, a Massey Ferguson apresentou soluções inéditas à todas as etapas de cultivo, entre tratores, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores.

Confira em detalhes a seguir!

Estandes com lançamentos de máquinas agrícolas.
Em cada estande, os visitantes conheciam as novidades tecnológicas em máquinas e implementos agrícolas. Foto: Divulgação Agrishow.

Leia também: Estande do MF Rural na Agrishow é sucesso.

Lançamentos de máquinas agrícolas da Jacto

Com mais de 70 anos de atuação no setor agrícola, a Máquinas Agrícolas Jacto é uma das principais fabricantes do setor. Seu Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento está primordialmente voltado a oferecer aos agricultores as melhores tecnologias, serviços e informações.

Na Agrishow, a Jacto realizou pelo menos 45 novos lançamentos, que integram o setor agrícola de ponta a ponta. Uma das novidades foi o fato da empresa apostar agora em máquinas destinadas ao plantio, além de adubação, colheita de café e de cana e até equipamentos portáteis.

Colhedoras

Entre os novos modelos, foram apresentadas duas novas colhedoras de café. São elas: a automotriz K 3000, que possui reservatório de café de 2000 litros e potência de 84 cv; e a tracionada KTR 3000, com reservatório de 1.800 litros de café. Ambas apresentam altura livre de colheita de 3,1 metros e capacidade de correção de inclinação lateral de até 30%.

Outra colhedora lançada pela empresa na Agrishow foi a colhedora de cana Hover 500. Essa máquina apresenta o diferencial de colher simultaneamente duas linhas, podendo reduzir o consumo de combustível em até 35% por tonelada de cana colhida e reduzindo a compactação do solo por transitar somente em metade das entrelinhas, proporcionando maior preservação da soqueira e, consequentemente, maior número de cortes do canavial.

Colhedora de cana Hover 500, lançamento da Jacto na Agrishow
Colhedora de cana Hover 500, lançamento da Jacto. Foto: Divulgação Jacto.

Plantadeiras

Na área de plantio, que é uma das novidades da empresa, a Jacto apresentou aos produtores rurais quatro lançamentos. Entre eles, a Lumina 500: uma plantadeira tratorizada, autotransportável. Essa máquina pode chegar a 61 linhas de plantio, com reservatório de 8.700 quilos, já com inoculante para aplicação no sulco. Essas linhas de plantio são padronizadas em todos os equipamentos, o que, aliás, permite maior facilidade na reposição.

Outra novidade foi a Uniport Planter 500. Trata-se da primeira plantadeira automotriz e híbrida do Brasil, proporcionando alta disponibilidade de plantio, fluxo de palha mais eficiente, assim como maior otimização do plantio com o uso de ferramentas de agricultura de precisão. Também apresenta controle de tração inteligente por roda, sendo possível controlar o escorregamento das rodas de forma independente por pneu, maximizando o desempenho de tração e diminuindo o consumo de potência.

Pulverizadores

Na área de pulverizadores agrícolas, ocorreu o lançamento do Arbus 4000 JAV: o primeiro pulverizador autônomo brasileiro do mercado, com monitoramento remoto e controle interativo do veículo através de um console. Foi desenvolvido inicialmente para citros, com 4 mil litros de reservatório, que permite maior autonomia na jornada de trabalho.

Esse equipamento possui uma tecnologia embarcada inédita, que utiliza um sistema de escaneamento a laser para avaliar a massa foliar da planta, o que permite uma pulverização de qualidade diferenciada, com corte inteligente de seções, entregando a quantidade exata de produto e volume de ar ideal em cada parte da planta, evitando desperdícios de produto e energia.

Lançamentos de máquinas agrícolas da Jacto na Agrishow
Dois dos lançamentos de máquinas e implementos agrícolas pela Jacto: Arbus 4000 JAV e a colhedora de café automotriz K 3000. No total foram 45 novas tecnologias apresentadas.

Stara: novidades durante a Agrishow

A Stara Brasil, outra grande empresa brasileira no ramo de máquinas e equipamentos agrícolas, também aproveitou a Agrishow 2022 para apresentar seus novos lançamentos. Entre eles, a tecnologia Zero Amassamento, a semeadora Guapita e o distribuidor por gravidade Bruttus 25000.

Tecnologia para plantio e semeadora

Na área de plantio, que sempre foi um dos seus diferenciais, a Stara apresentou a tecnologia Zero Amassamento. Ela permite realizar o plantio com desligamento automático das linhas destinadas à circulação de pulverizadores e distribuidores.

Assim, pode proporcionar uma economia de sementes de até 4%, e ao mesmo tempo trata-se de um processo realizado totalmente por software, sem interferência mecânica na máquina e garantindo o tráfego controlado do pulverizador.

A semeadora Guapita também foi lançada na Agrishow deste ano. Destinada à cultivos de inverno, a semeadora apresenta excelente uniformidade de semeadura e está disponível com 29 ou 33 linhas. Seu reservatório central de sementes apresenta capacidade de 1100 kg e o de fertilizantes de 65 kg/linha, com sistema dosador com duas seções. Tem sistema totalmente automático de abertura e fechamento, sem necessidade do operador sair da cabine.

Semeadora Guapita da fabricante Stara exposta na Agrishow
Semeadora Guapita com 33 linhas, lançada pela Stara. Foto: Divulgação Stara.

Além disso, é a unica semeadora do mercado com sistema de autotransporte, onde a máquina fecha suas extremidades, ficando com uma largura de 3,20 metros. Também possui pneus de alta flutuação que diminuem a compactação do solo.

Distribuidor de corretivos e fertilizantes

Outra novidade da Stara é o distribuidor de corretivos e fertilizantes granulados Bruttus 25000. Possui reservatório com capacidade de até 25 mil kg, que proporciona maior autonomia de trabalho e basculante com sistema de grades protetoras com acionamento hidráulico, que facilita a limpeza. Apresenta abas laterais que evitam a perda do produto durante o abastecimento e mexedores internos, que previnem a formação de galerias nas paredes do reservatório.

A distribuição é feita por gravidade, o que evita a segregação das partículas, minimizando a ação do vento e evitando a deriva, garantindo uniformidade e precisão na aplicação. Também possui chassi articulado, que deixa o distribuidor com 3,18 m de largura, facilitando a passagem por estradas e pontes estreitas.

Equipamentos da Stara em estande da Agrishow
Os implementos e maquinários agrícolas da Stara impressionam tanto pelo tamanho como também pela tecnologia.

New Holland: primeiro trator movido a biometano

Outra empresa relevante no mercado de máquinas agrícolas, a New Holland Agriculture, trouxe para a Agrishow 2022 um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras. Entre as novidades, os tratores T8 e T9 Intelligence, o trator T6 Methane Power e o T5.110S, além da linha de colheitadeiras CR com sistema Intellisense.

Colheitadeiras

Com uma tecnologia de inteligência artificial premiada denominada Intellisense, as novas colheitadeiras CR da New Holland são capazes de realizar de maneira automática quatro regulagens, de acordo com as condições da lavoura e os objetivos pretendidos. As regulagens visam priorizar: qualidade de grãos; redução de perdas; taxa fixa de colheita e máxima capacidade.

Trata-se de uma tecnologia simples de operar, que vem para somar à experiência e percepção do operador, com rapidez nos ajustes e entendimento das transições das condições de colheita. O Intellisense virá embarcado de fábrica no modelo CR 9.90 e será opcional nos modelos CR 7.90 e CR 8.90.

Colheitadeira CR9.90 da New Holland
Colheitadeira CR9.90 da New Holland. Foto: Divulgação New Holland Agriculture.

Tratores

Dentre os tratores, os modelos T8 e T9 PLM Intelligence pertencem à linha de tratores de alta potência e trazem tecnologia digital embarcada de fábrica, com capacidade para atender a demanda por agricultura de precisão do campo.

Esses tratores são totalmente conectados, o que permite melhor gestão da frota e controle e suporte nas operações agrícolas, já que estão conectados com os novos portais da marca, o Mynewholland, de suporte e treinamento, e o Myplmconnect, de telemetria.

O trator T5.110S, por sua vez, é um trator de média potência que apresenta melhor desempenho e eficiência de transmissão, hidráulica e tomada de força, sendo ótima alternativa no mercado voltado a pequenos e médios agricultores profissionais. Apresenta motor de 111 cv de potência nominal, com transmissão do tipo semiautomática e sistema de reversor eletro-hidráulico, com cabine espaçosa e silenciosa, sendo adequado para muitas horas de operação no campo.

Por fim, a New Holland também apresentou o primeiro trator 100% movido a biometano do mundo. Trata-se do T6 Methane Power, que permite utilizar o biogás gerado dentro da propriedade no seu abastecimento, aproveitando o que seria um resíduo e transformando-o em combustível, deixando de utilizar o diesel, o que reduz significativamente os custos operacionais.

Esse trator vinha sendo testado no Brasil desde 2017 e chegou a ser apresentado na Agrishow em 2019, ainda como protótipo. Agora finalizado, o T6.180 Methane Power possui motor FPT NEF reprojetado de seis cilindros, produzindo 175 hp como seu equivalente a diesel, com custos de operação até 30% mais baixos. Os injetores de gás e as velas de ignição substituem o injetor de diesel, com o gás injetado em cada cilindro para uma combustão constante, limpa e maximizada.

Trator movido a biometano da New Holland
Primeiro trator movido a biometano do mundo foi apresentado pela New Holland na Agrishow. Foto: Divulgação New Holland.

John Deere: inovações em máquinas agrícolas

Trazendo como tema “O Futuro é Agora”, a John Deere apresentou um estande altamente tecnológico, com foco na experiência do cliente e recursos de conectividade e sustentabilidade, além de possibilitar um tour virtual pelo estande para quem não pôde comparecer à feira.

Trator

Entre os destaques na Agrishow 2022, os tratores da série 9R. Com potência de 390 a 640 cv e alta tecnologia, são focados em alto rendimento para grandes propriedades agrícolas, naquelas em que as janelas de plantio e preparo de solo são pequenas. Essa linha incorpora os maiores tratores fabricados pela John Deere no mundo e proporciona a realização de tarefas no campo com rapidez, eficiência e qualidade.

São tratores articulados e 4×4, o que permite que o peso seja melhor distribuído e com igual capacidade de tração nos eixos traseiro e dianteiro, aumentando a capacidade total de tração. Além disso, as cabines dessa série de tratores são 10% maiores, proporcionando mais conforto para o operador.

Trator da série 9R fabricado pela John Deere
Trator da série 9R fabricado pela John Deere. Foto: Divulgação John Deere.

Colheitadeira

Dentre as novidades em colheitadeiras, a John Deere levou para a Agrishow a CH950, colheitadeira de cana capaz de colher duas linhas ao mesmo tempo, proporcionando maior produtividade, maior área colhida e maior conservação do solo, pois trabalha com menos passadas.

Ademais, apresenta como recursos tecnológicos: mapeamento de colheita, monitoramento remoto, monitoramento de impurezas e perdas, além do monitoramento da operação em si.

Para a colheita de grãos, a John Deere apresentou a colheitadeira S790, totalmente automatizada. Ela tem um sistema que proporciona uma auto regulagem, ajustando direcionamento, velocidade e também todos os parâmetros de colheita, evitando perdas e quebras dos grãos, além de monitorar toda a operação, enviando informações para o centro de suporte, garantindo todos os dados da colheita para tomada de informações.

Apresenta potência de 550 cv, tanque de combustível com capacidade de 1250 litros, capacidade de depósito de grãos de 14100 litros e taxa de descarga de 135 litros por segundo. A cabine foi projetada de forma a oferecer uma experiência de trabalho mais intuitiva e ergonômica, oferecendo um ambiente de trabalho mais amplo e silencioso.

Estande da John Deere na Agrishow, com vários lançamentos de máquinas agrícolas.
Estande da John Deere na Agrishow, com vários lançamentos de máquinas agrícolas.

Massey Ferguson lança sua nova identidade

Por fim, encerrando nosso resumo de principais lançamentos de máquinas agrícolas na Agrishow, vamos citar algumas novidades da fabricante Massey Ferguson que está comemorando 175 anos.

A empresa aproveitou a Agrishow para lançar sua nova identidade: “Born to Farm” (nascidos para cultivar), com o fim de fortalecer as diretrizes de marca: simples, confiável, acessível e sustentável.

Colheitadeira

Com até 85% de redução na emissão de poluentes e economia de combustível de 10%, a colheitadeira MF 9595 é considerada uma máquina axial versátil. Possui tanque graneleiro de 8800 litros e exclusiva plataforma draper de 25 ft, que proporciona uma entrega homogênea do material colhido, resultando em menos perdas e aumento da produtividade e de desempenho do equipamento.

Também apresenta sistema de arrefecimento exclusivo, denominado V-Cool, que reduz significativamente a necessidade de limpeza dos radiadores, eliminando paradas para manutenção e garantindo maior vida útil ao motor.

Pulverizador

Desenvolvidos para operar em diversos tipos de terrenos e indicados para médios e grandes produtores rurais, os pulverizadores da série MF 500R são fáceis de operar, sustentáveis e econômicos. A fabricante alega que o lançamento pode gerar uma redução de custos de mais de R$ 50 mil por safra.

É equipado com sistema que mantém a recirculação da calda constante, realiza a recuperação de produto para dentro do tanque após o término da aplicação e a lavagem pressurizada da tubulação com água limpa. Também possui uma nova transmissão, que possibilita operar em terrenos em declives de até 36%, dependendo das condições de solo e proporciona uma economia de combustível de mais de 30%.

Além disso, também vêm com tecnologia embarcada: controlador e piloto automático, telemetria e estação meteorológica.

Dentre os lançamentos de máquinas agrícolas da Massey Fergusson está o pulverizador MF 500R
Pulverizador modelo MF 500R lançado pela Massey Ferguson durante a Agrishow.

Tratores

A Massey Ferguson também trouxe à feira os tratores compactos MF 3305 e MF 3400. O primeiro deles é equipado com motor eletrônico de potência de 55 cv, proporcionando uma produção agrícola mais simples, potente e confiável. É ideal para cultivo de café, uvas e frutas. Foi projetado para sofrer menos desgastes e prolongar a vida útil dos componentes, necessitando de menos manutenção, o que melhora a eficiência operacional.

O modelo MF 3400, por sua vez, é ideal para tarefas em lavouras adensadas ou com espaço reduzido entre fileiras, apresentando o menor raio de giro do segmento, facilitando manobras. Apesar de seu tamanho menor, o espaço da cabine é maior em comparação aos outros tratores fruteiros, o que dá maior visibilidade ao operador. Seu motor é 12% mais econômico no consumo de combustível, com potências de 49 a 77 cv.

O sistema hidráulico tem capacidade de levante 25% maior, o que permite trabalhar com implementos mais pesados sem perder agilidade nas manobras. Além disso, a série tem como diferencial quatro opções de transmissão, sendo elas: 8×4, 12×8 (creeper), 12×12 com reversão mecânica ou ainda a 16×8, disponíveis tanto nas versões cabinada ou plataformada.

Conclusão

Portanto, a Agrishow foi mais uma vez uma verdadeira vitrine de lançamentos de máquinas agrícolas pelos grandes fabricantes. Como o nome já diz, um verdadeiro “show” em tecnologia voltada ao homem do campo.

O resultado não poderia ter sido diferente: balanço dos organizadores apontou um crescimento de 286,2% em negócios realizados, o que confirma mais uma vez o fortalecimento do agronegócio brasileiro.

Confira também: Agronegócio e sua importância para o Brasil.

Post Relacionado