Semeadura de precisão: veja como realizá-la

Semeadura de precisão: veja como realizá-la

Alcançar uma boa produtividade é sempre o maior objetivo em produções agrícolas. Nesse sentido, a semeadura é uma etapa de fundamental importância, uma vez que a distribuição das sementes influencia diretamente no estande final da cultura.

Além disso, as sementes representam um custo considerável para a produção, sendo imprescindível que perdas sejam minimizadas. Ou seja, é uma das operações que requer maior precisão na sua execução.

Tendo isso em vista, preparamos esse artigo visando esclarecer o que é a semeadura de precisão e também falar um pouco sobre os equipamentos e tecnologias utilizados nessa operação. Boa leitura!

O que é a semeadura de precisão

Como citamos, a semeadura é uma das etapas que mais necessita de precisão na sua execução. Isso porque, tanto a quantidade de sementes, quanto a distribuição uniforme das mesmas na linha de plantio são essenciais para a boa produtividade.

Um espaçamento desuniforme entre as plantas faz com que haja competição entre elas, levando a potenciais produtivos distintos, prejudicando a lavoura. Dessa maneira, o conceito de semeadura de precisão vem para destacar a devida importância dessa etapa.

Plantio feito de maneira mais uniforme
A semeadura de precisão busca maior uniformidade na deposição das sementes no solo, almejando um estande sem falhas.

A regulação da semeadora influencia diretamente na produtividade. Ela deve conseguir depositar a semente no sulco com a maior regularidade possível, para que se obtenha o estande de plantas desejado, uma vez que a população final de plantas é o fator de produção mais importante.

Por isso, o mecanismo dosador de sementes pode ser considerado o elemento mais importante da semeadora, pois é em grande parte o responsável pela sua regularidade. Sendo assim, ao longo dos anos as semeadoras foram sofrendo alterações visando proporcionar maior precisão na operação. Veja mais a seguir.

Funcionamento da semeadora de precisão

Antigamente, as semeadoras possuíam diferentes mecanismos dosadores de sementes: rotor acanalado, discos alveolados horizontais, dedos prensores, entre outros. Com o tempo, visando maior precisão na semeadura, as indústrias começaram a fabricar máquinas com mecanismos dosadores por sistemas pneumáticos.

O sistema pneumático pode funcionar por pressão ou sucção do ar, formadas por um tubo ventilador acionado pela TDP (tomada de potência) do trator, através do eixo cardã. Para cada cultura existem os pratos perfurados (discos seletores) adequados.

Semeadora implantada no trator
A utilização de semeadoras pneumáticas ocasiona menor dano mecânico às sementes.

Leia também: Máquinas e implementos agrícolas: cenário para 2022.

Por conta da pressão/vácuo, as sementes aderem aos furos dos discos seletores e são liberadas para o tubo condutor em uma abertura onde o efeito do ar é minimizado.

Geralmente, depois disso, a semente percorria o trajeto até o solo por meio da gravidade, o que, somada a uma velocidade alta da semeadora, fazia com que houvessem rebotes e acelerações, alterando consideravelmente o ponto de deposição da semente e consequentemente, reduzindo a precisão do plantio.

Entretanto, desenvolveu-se um sistema onde o transporte pneumático de sementes é feito através de dutos de pequeno diâmetro, em que as sementes são impulsionadas por jatos de ar até o sulco de deposição, fazendo com que elas sejam depositadas no local correto.

As semeadoras também contam com setores específicos que desempenham várias funções, para que em apenas uma passada realize-se todas as operações necessárias para o plantio, como abertura dos sulcos, dosagem da quantidade de sementes de acordo com a densidade pré-determinada, deposição das sementes no solo e posterior cobertura do sulco.

Maquinário utilizado para semeadura
Normalmente são utilizadas semeadoras-adubadoras, que numa mesma passada também fazem a função de distribuição de adubos e outros produtos.

Além disso, outras tecnologias também contribuem com uma maior precisão da semeadura, como veremos a seguir.

Piloto automático e semeadura em taxa variável

Os avanços tecnológicos no ramo da topografia permitem que os agricultores desenhem projetos bem detalhados da sua área, especificando aonde serão as linhas de plantio, o espaçamento entre elas e seu comprimento.

Esses projetos são então utilizados nos tratores que, com o uso do piloto automático, percorrem a área de acordo com as diretrizes definidas, aumentando a precisão da operação. É possível, inclusive, definir uma taxa variável para a semeadura.

Toda cultura possui uma faixa de densidade de semeadura ideal, calculada para maximizar a produtividade. Porém, nem todos os talhões apresentam as mesmas condições de fertilidade, por isso, uma variação na densidade de semeadura permite maior adequação à condição de cada local.

Com a utilização dessas tecnologias, a operação de semeadura se torna muito mais precisa, fazendo valer a pena o investimento do produtor em sementes de qualidade e possibilitando o alcance de maiores produtividades.

E então, esse artigo foi útil para você? Recomendamos também nosso post sobre as aplicações da tecnologia nas máquinas agrícolas. Confira!

Post Relacionado