A silagem é um dos métodos mais utilizados pelos pecuaristas na suplementação alimentar dos animais, especialmente bovinos. Trata-se do armazenamento da forragem que substitui o pasto durante o período de seca, garantindo um alimento energético e volumoso de alta qualidade para o rebanho.
Apesar de ser uma excelente estratégia, o processo de silagem exige cuidados. O principal desafio é preservar a qualidade do alimento durante o ensacamento, garantindo a saúde dos animais. Isso ocorre, sobretudo, no momento do armazenamento, quando é essencial retirar todo o oxigênio do material o mais rápido possível.
Quando esse processo não é bem executado, há o risco da proliferação de bactérias indesejadas, como as bactérias lácticas, que transformam os açúcares da forragem em ácido láctico. Esses microrganismos podem causar aquecimento, escurecimento e perda de energia e proteína na silagem — além de favorecer o surgimento de doenças como a mitoxicose e a aflatoxicose, devido à má qualidade do alimento.
Estudos indicam que as perdas com silagem mal ensacada podem chegar a 40%, impactando especialmente pequenos e médios produtores.
Atendendo ao produtor no campo
Com o objetivo de facilitar o dia a dia do produtor rural, oferecendo soluções que otimizam a mão de obra e reduzem os custos de produção, a Sertaneja Máquinas se consolidou como uma das principais empresas do segmento no país.
“Começamos a fabricar em 2016 e, nesses nove anos, sempre procuramos ouvir o cliente. Precisamos tratá-los com atenção e respeito, pois é a partir das experiências deles com nossos equipamentos que aprimoramos nossos modelos. “Trocas de experiências e foco do cliente têm sido a principal razão de estarmos aqui”, afirma o empresário Paulo Barbosa Silveira Filho, que lidera a empresa ao lado do irmão, Rodrigo Barbosa da Silva Silveira.
A Sertaneja Máquinas oferece tecnologias desenvolvidas especialmente para o pequeno e médio produtor, com foco na eficiência, economia e agilidade dos processos produtivos nas propriedades rurais.
Qualidade garantida
A Sertaneja Máquinas disponibiliza diferentes versões de seus modelos — elétrica, a gasolina, eletrogasolina e a diesel — que se adaptam às mais diversas realidades do agro. Os modelos elétricos são ideais para instalações próximas à sede da fazenda ou com fácil acesso à rede elétrica. Já os movidos a combustão oferecem total mobilidade e autonomia, permitindo o uso diretamente no campo, mesmo em locais sem infraestrutura elétrica. Há ainda a opção eletrogasolina, que reúne em um único equipamento a versatilidade das duas fontes de energia.
Outro grande diferencial está no sistema de ensacamento. Ao contrário de métodos que exigem estruturas robustas e investimentos elevados, o uso de sacos é uma alternativa prática, acessível e ideal para propriedades com espaço reduzido. Os sacos comercializados pela Sertaneja são fabricados em polietileno de baixa densidade e têm coloração branca, garantindo alta resistência e durabilidade. Com capacidade de 25 a 35 kg, eles estão entre os mais recomendados do mercado.
Essa forma de armazenamento garante melhor conservação da silagem, com perdas mínimas de nutrientes, baixa permeabilidade ao oxigênio e estabilidade mesmo diante das mudanças climáticas. Além disso, facilita o transporte e a comercialização do volumoso, mantendo a qualidade do alimento oferecido aos animais.
Vantagens oferecidas
As soluções desenvolvidas pela Sertaneja contam com recursos como:
• Regulagem de compactação e peso do saco;
• Alta produtividade sem perder a qualidade;
• Caixote fabricado em aço inox;
• Alta qualidade de fermentação da silagem;
• Baixo consumo e economia;
• Baixa manutenção;
• Motor elétrico, a gasolina ou a diesel;
• Diversos modelos para atender às necessidades de cada produtor.
Expansão e reconhecimento
O sucesso dos equipamentos da Sertaneja Máquinas tem impulsionado o crescimento da empresa, tanto em estrutura — com a ampliação do espaço de fabricação — quanto em alcance de mercado. Além de atender todo o Brasil, a empresa já exporta suas soluções para países da América do Sul e Central, como Paraguai, Nicarágua e Guatemala.
“Sempre mantivemos o mesmo foco: atender o pequeno e médio produtor, oferecendo soluções tecnológicas que otimizem a mão de obra, reduzam custos e, ao mesmo tempo, aumentem a eficiência e a qualidade no processo de silagem, facilitando a vida de quem produz.”, conclui Paulo Barbosa.
Sertaneja Máquinas:
Site: sertanejamaquinas.com.br
Telefones: (31) 99799-9974 e (33) 99952-9521
Endereço: Rua João Dias Duarte, 442 – Governador Valadares/MG
Redes sociais:
Facebook: sertanejamaquinas
Instagram: sertaneja.maquinas
Youtube: @sertanejamaquinas