Beterraba: conheça tipos, benefícios e como plantar essa hortaliça

Beterraba: conheça tipos, benefícios e como plantar essa hortaliça

Com variados benefícios, a beterraba (Beta vugaris L.) é uma hortaliça tuberosa considerada como um “superalimento”. Ela oferece poderosos nutrientes ao nosso organismo, além de ser muito rica em açúcares e também em vitaminas.

Existem três tipos principais de beterraba: a açucareira, usada para extração de açúcar; a forrageira, destinada à alimentação animal (raízes e folhas); e a beterraba hortícola, também conhecida como beterraba vermelha, cujas raízes e folhas são consumidas como hortaliças na alimentação humana e é a mais conhecida no Brasil.

Assim, se você se interessa pelo assunto e quer conhecer as principais informações sobre a beterraba, além de conhecer seus benefícios e aprender como plantá-la de maneira simples, permaneça conosco neste artigo. Boa leitura!

O que você precisa saber sobre a beterraba

A beterraba é uma hortaliça tuberosa originária da Europa, pertencente à família Chenopodiaceae, a mesma da acelga e do espinafre. Planta típica de climas temperados, apresenta dezenas de variações mundo afora.

Beterraba em cortes e inteira
Embora apresente diferentes colorações, a beterraba vermelha é a mais conhecida. Todas com muitos nutrientes.

A sua coloração vermelha, que é a mais conhecida, é devido ao pigmento betacianina, porém, também apresenta o pigmento betaxantina, responsável pela coloração amarelo-laranja.

Com um sabor adocicado, pode ser utilizada in natura em saladas e sucos, cozida em sopas e caldos ou em bolos e suflês.

Embora a raiz seja a parte mais consumida, você sabia que muitas das vitaminas estão nas folhas? Isso mesmo: os destaques são as vitaminas A e K, que ajudam a controlar os fatores de coagulação do sangue, além de cálcio e do potássio. Sendo assim, as folhas podem ser consumidas em forma de refogados, molhos, sopas, sucos e até cruas em saladas.

Mas, sobre os benefícios dessa hortaliça, iremos nos aprofundar mais adiante. Conheça agora os principais tipos que são cultivados.

Suco de beterraba em um copo
Que tal experimentar o suco de beterraba? É uma hortaliça rica em benefícios nutricionais ao nosso organismo.

Leia também: Couve: como plantar e seus benefícios à saúde.

Conheça os diferentes tipos de beterraba

Como falamos anteriormente, existem diversas variedades de beterraba. Abaixo, falaremos sobre algumas delas, com suas peculiaridades e pontos-chaves. Acompanhe!

Beterraba dourada

Com um sabor suave, uma coloração mais amarelada e com um tamanho médio a grande (chega a atingir mais de 10 centímetros de diâmetro), esse tipo de beterraba tem uma casca que varia de uma cor laranja profundo a uma mistura de ouro, marrom e amarelo pálido.

Por sua vez, a polpa tem uma coloração amarelo brilhante a dourado, densa e aquosa, com anéis concêntricos claros. Ao ser cozida, a beterraba dourada tem uma consistência macia e com um sabor muito suave e doce.

A beterraba dourada possui folhas verdes que igualmente são comestíveis e têm um sabor semelhante ao espinafre e acelga. Geralmente, as beterrabas douradas estão disponíveis durante todo o ano, com alta temporada na primavera.

Variedade de beterraba com uma cor dourada
A beterraba dourada possui uma coloração amarelo brilhante, é muito macia e tem sabor suave.

Beterraba vermelha

É o tipo mais comum de beterraba e é considerada a mais saborosa de todas as variedades. Apresentando tons que ficam entre o vermelho e o roxo, essa variedade pode ter sabores diferentes dependendo de seu preparo. Um bom exemplo são as raízes consumidas em conserva.

As raízes redondas têm aproximadamente oito centímetros e ficam prontas para colheita em cerca de 60 dias.

Outro ponto interessante é que a beterraba vermelha costuma “assumir” o sabor de qualquer alimento com a qual seja cozida, assim como as batatas e os chuchus.

Estas beterrabas contêm uma rica quantidade de flavonoides, principalmente do pigmento vermelho (betaína), que ajudam a inibir e prevenir o crescimento ou aparecimento de tumores cancerígenos.

Coloração vermelha da raiz
A beterraba vermelha é o tipo mais comum. Sua coloração chega a ser quase roxa. No vídeo abaixo, iremos mostrar como prepará-la em conserva e outras receitas.

Beterraba boldor

Essa variedade apresenta uma polpa amarelada e casca laranja. Ela é muito suave no sabor e mais doce do que a maioria das variedades avermelhadas.

Maturando com aproximadamente 50 dias de plantio, a beterraba do tipo boldor prefere locais de sol pleno. Suas folhas, bem esverdeadas, também costumam ser consumidas, já que apresentam muitos nutrientes importantes à nossa saúde.

No entanto, é preciso ficar de olho antes de investir nesta cultura, afinal, essa variedade requer muito espaço para crescer.

Diversas beterrabas da variedade boldor
A beterraba boldor possui uma casca alaranjada e amadurece com apenas 50 dias de plantio.

Veja também: Quiabo: aprenda como plantar e quais os seus benefícios.

Beterraba listrada

Tipicamente italiana, a beterraba listrada, também conhecida como bassano ou chioggia (nome da cidade na Itália onde teve origem), apresenta listras em seu interior, o que lembra muito alguns doces infantis.

Assim como a beterraba dourada, a listrada pode ser cultivada o ano todo, trazendo consigo um sabor bastante doce e de terra (devido a presença de geosmina, uma substância fabricada pela própria beterraba).

Seu caule pode atingir cerca de 30 centímetros de comprimento. Esse tipo de beterraba combina bem com outros alimentos, como cenoura, espinafre e couve.

Variedade de beterraba listrada
Essa variedade possui listras em seu interior que lembram inclusive pirulitos infantis. Tem um sabor muito doce.

Beterraba baby

A beterraba baby ou mini beterraba possui diâmetros variando entre dois a três centímetros, enquanto uma variedade “comum” tem em torno de seis a oito centímetros.

Assim, podem ser cultivadas em espaço menor em relação às demais variedades. A beterraba baby pode apresentar diversas cores e diferentes sabores.

Suas folhas são tenras e podem ser usadas ​​em saladas, garantindo refeições nutritivas e são uma grande opção ao mercado gastronômico.

Beterraba baby com suas folhas
Essa variedade, como o próprio nome já diz, é a menor de todas e apresenta diferentes cores e sabores.

Quais os principais benefícios da beterraba?

A beterraba é bastante consumida no Brasil e no mundo, pois contém o maior teor de açúcar de todos os vegetais. Isso sem falar de suas características nutricionais, versatilidade e formas de consumo, bem como período longo de conservação após sua colheita.

A beterraba é um alimento rico em ferro e ácido fólico. Ademais, contém grandes quantidades de iodo, magnésio, sódio, cálcio e oligoelementos (estruturas fundamentais ao bom funcionamento do organismo).

No caso da vitamina A, está concentrada apenas nas folhas que, conforme já citamos anteriormente, também são consumidas em forma de saladas.

Na forma de suco, por exemplo, ajuda a aumentar o desempenho e a resistência nos exercícios de alta intensidade, uma vez que auxilia na redução dos gastos com oxigênio, aumentando a potência e o tempo necessário para o atleta atingir o seu limite físico.

Plantio de beterraba com destaque para as folhas
Uma curiosidade: as vitaminas não estão apenas nas raízes, mas também nas folhas da beterraba.

Confira os principais benefícios da beterraba à nossa saúde:

  • Redução da pressão arterial: o nitrato presente na beterraba amplia os vasos sanguíneos, ajudando o sangue a fluir mais facilmente;
  • Alimento rico em fibras: ajudam a regularizar o trato gastrointestinal. Ela também auxilia no controle do açúcar no sangue e na diminuição do colesterol;
  • Impulsiona o cérebro: juntando dois de seus benefícios anteriores, os mesmos nitratos citados acima, juntamente com o iodo aumentam o fluxo sanguíneo ao coração e ao cérebro. Esse aumento, por sua vez, ajuda a manter a região ativa e muito mais saudável;
  • Mantém os rins e o fígado saudáveis: a beterraba apresenta também um componente desintoxicante, conhecido como fitonutriente. Ele aumenta as enzimas que ajudam a desintoxicar o fígado e a diminuir o estresse dos rins;
  • Reduz a inflamação: como possui grandes quantidades de magnésio, sódio e cálcio, a beterraba ainda é considerada um poderoso antioxidante. Assim, ajuda a diminuir inflamações nas gengivas, dores de cabeça e no corpo. É uma ótima aliada ao tratamento de varizes.

Mas, afinal, se a beterraba está na geladeira e você ainda não tem ideia de receitas para utilizá-la, confira algumas bem simples no vídeo:

Fonte: O Que Tem na Geladeira? Por Rita Lobo.

Como plantar beterraba de maneira fácil

Após conhecer os principais tipos de beterraba e os seus benefícios ao nosso organismo, agora é chegado o momento de saber todos os detalhes de como plantar essa hortaliça. Já adiantamos que ela pode ser plantada em diferentes locais, como vasos, hortas e jardins.

Aliás, a beterraba é uma das hortaliças mais cultivadas no Brasil, principalmente a vermelha. O plantio é feito por meio de sementes que contém de dois a seis embriões e, então, cada um deles vai gerar uma nova planta.

As sementes podem ser depositadas diretamente no solo (1 a 2 cm de profundidade) ou em bandejas para produção de mudas, que posteriormente devem ser levadas ao solo. Os primeiros brotos costumam surgir após 7 a 14 dias.

Apesar da facilidade do plantio, é preciso ficar atento à qualidade do solo. Isso porque a raiz em questão se dá muito melhor em solos areno-argilosos profundos e bem drenados, sendo uma planta que não tolera encharcamentos. Se o solo for argiloso, é preciso misturá-lo com matéria orgânica, o que vai ajudar a não ficar tão compacto.

A melhor época do ano para plantar a beterraba é durante o outono/inverno, pois essa planta se adapta melhor ao clima mais frio. No entanto, nada impede que o vegetal seja cultivado nos meses mais quentes, desde que a temperatura do solo seja controlada durante todo o tempo.

Beterrabas ainda no solo
Um dos detalhes importantes no cultivo da beterraba começa com o solo, que deve ser rico em matéria orgânica, tornando-o “fofo”, além de bem drenado.

Confira também: O que é o inhame e quais são seus benefícios.

Como cultivar essa hortaliça?

Na maioria das variedades de beterraba, o ciclo cultural médio varia entre 60 dias no verão e 80 dias no inverno. Os canteiros devem ter em torno de meio metro de altura com uma boa irrigação, mas sem excessos. A deficiência hídrica pode prejudicar a produtividade.

Outras plantas que eventualmente surgirem no canteiro devem ser retiradas, mesmo porque na fase inicial a beterraba tem um crescimento mais lento e as folhas são quebradiças e podem ser prejudicadas por plantas que nascerem na área.

Como outras hortaliças, é importante efetuar o desbaste quando as plantas apresentarem 10 cm de altura. Isso ocorre principalmente quando a semeadura for direta, deixando apenas as plantas mais saudáveis e com porte homogêneo.

Na hora da colheita, uma dica importante é não deixar passar muito do tempo ideal, porque há o risco das raízes ficarem duras. Não se esqueça de colher as folhas, porque, conforme já citamos, elas são muito nutritivas.

Colheita das raízes e folhas da beterraba
A colheita da beterraba normalmente ocorre após 60 dias do plantio. Dependendo das condições de armazenamento, pode ter uma durabilidade maior.

Em maços, a beterraba pode ser mantida em boas condições para consumo por cerca de 10 a 14 dias, quando armazenada em condições onde a temperatura esteja próxima a 0 ºC e com 95% de umidade relativa. Já as raízes sem as folhas podem ser conservadas por cerca de 4 a 6 semanas.

Quanto à ocorrência de doenças, uma das que mais ameaçam essa hortaliça é a cercosporiose (Cercospora beticola) ou mancha das folhas, que provoca a destruição total do limbo foliar e, consequentemente, reduz a produtividade. Ela ocorre principalmente em condições de alta temperatura e umidade relativa.

Conclusão

Portanto, a beterraba é uma hortaliça que traz inúmeros benefícios ao nosso organismo, garante receitas nutritivas e o seu cultivo é relativamente simples se comparado com outras plantas. Que tal incluir essa raiz na sua horta e principalmente na sua dieta? Certamente não irá se arrepender.

E então, gostou de conhecer melhor a beterraba? Aproveite e acesse também o nosso artigo sobre a abóbora. Boa leitura!

Post Relacionado