Abóbora: confira os tipos, benefícios e como plantar

Abóbora: confira os tipos, benefícios e como plantar

Com aproveitamento não apenas da polpa, mas também da casca e até das sementes, a abóbora é uma hortaliça que se apresenta em diferentes tipos e traz muitos benefícios à nossa saúde. Trata-se de um fruto que faz muito sucesso na culinária, através do preparo de inúmeras receitas, doces e salgadas.

Aliás, você sabia que a abóbora faz parte da categoria dos maiores e mais pesados frutos? A mais pesada do mundo chegou a impressionante marca de 1,2 tonelada, colhida em 2021 por um agricultor italiano na região Toscana. Logicamente, é uma abóbora do tipo gigante e seu cultivo foi para fins de competição. As que consumimos no dia-a-dia pesam bem menos.

Neste post, apresentaremos as principais espécies de abóboras cultivadas no Brasil, quais os seus benefícios e informações de como fazer o plantio e cultivo desses frutos. Boa leitura!

O que é uma abóbora e qual a sua origem?

Cultivada desde os anos 2000 a.C., com origem nas Américas, mais precisamente no México, a abóbora pertence à família das Cucurbitáceas, a qual engloba outras espécies, como pepino, melão e melancia.

A abóbora ganhou o mundo pelas mãos dos portugueses, que a comercializavam em suas rotas de comércio na Europa, África e Ásia. Quando os primeiros navegadores portugueses desembarcaram no Brasil, há cinco séculos, descobriram que os índios já cultivavam suas próprias abóboras.

Abóbora cortada ao meio
A abóbora apresenta uma casca grossa e polpa de cor amarela ou alaranjada. É muito apreciada na culinária e traz muitos benefícios à nossa saúde.

Na época, aliás, era o terceiro produto agrícola em importância na alimentação dos indígenas, atrás apenas da mandioca e do milho. Ao conhecer essas variedades plantadas em solo brasileiro, os portugueses decidiram levá-las à Europa.

As abóboras possuem espécies arredondadas ou alongadas, normalmente com uma coloração alaranjada em seu exterior, embora existam também nas cores verde-escuro, branca e até cinza. A sua casca é grossa e com algumas nervuras, enquanto o seu interior possui uma polpa amarela ou alaranjada.

Principais tipos de abóboras

No Brasil, existem diversas espécies e variedades de abóboras cultivadas. A seguir, vamos abordar algumas das mais comuns.

Moranga

A moranga (Cucurbita maxima) se caracteriza pelo fruto achatado e redondo, com gomos bem salientes. Ela é consumida madura e sua polpa tem gosto adocicado.

Abóbora moranga e suas características
A abóbora da variedade moranga tem um formato achatado e arredondado. É muito cultivada no Brasil.

Após a colheita, os frutos podem ser mantidos por cerca de três meses, de preferência em ambientes frescos, escuros e secos. Ela é indicada para o preparo de doces e ainda utilizada em pratos salgados.

Paulista

De formato comprido, a abóbora paulista (Cucurbita moschata) possui tamanhos variados e a coloração da casca rajada de verde. Quando está madura, o verde-claro dá lugar a um tom amarelado.

O nome muda de acordo com a região. De polpa mais firme, é muito usada em refogados, sopas e doces. Para um acompanhamento rápido, basta cortá-la ao meio e levar ao forno com ervas.

Variedade paulista e suas cores
A variedade paulista chama a atenção pelas cores da casca, que passam a ter um tom amarelado quando madura.

Abóbora japonesa

Conhecida também como cabotiá, esse tipo de abóbora é um híbrido, resultado do cruzamento entre as espécies Cucurbita maxima e Cucurbita moschata.

É uma variedade de abóbora muito utilizada no preparo de caldos, sopas e purês. Pode ser refogada ou basta simplesmente levá-la ao forno, cortando em fatias e caprichando no tempero.

Ela é bem nutritiva, possui sabor doce, uma casca verde-escura bem grossa e uma polpa de cor amarelo-alaranjada.

Abóbora japonesa, ou kabocha, cortada
A abóbora japonesa é muito utilizada na culinária, em diferentes receitas e traz muitos benefícios à nossa saúde.

Abóbora de pescoço

A abóbora de pescoço também pertence à espécie Cucurbita moschata e impressiona pelo tamanho e peso, que podem chegar a até 80 cm e mais de 10 quilos, respectivamente. Dessa maneira, é conhecida também como “abóbora-canhão”.

Possui uma cor alaranjada ou esverdeada e uma polpa fibrosa que solta bastante água quando cozida. É muito utilizada na forma de doces em compota ou cristalizados.

No Nordeste, é muito comum cozidos de carne levarem pedaços dessa variedade, que pode ser utilizada também em sopas, purês e saladas.

Fibrosa, é ideal para fazer compotas com especiarias e coco e, ao mesmo tempo, fica boa em preparações salgadas, como quibe, em pães e tortas.

Variedade conhecida como de pescoço cortada em rodelas
A abóbora de pescoço é muito utilizada em forma de doces e seu formato é inconfundível.

Leia também: Como fazer o cálculo de depreciação de lavouras? Confira!

Quais os principais benefícios da abóbora?

As abóboras, independente da espécie e variedade, apresentam uma série de benefícios à nossa saúde. Uma porção com cerca de 150g de abóbora cozida, por exemplo, contém duas vezes mais vitamina A (importante à nossa visão) do que o indicado para consumo diário.

O alimento é rico em carotenoide, componente que garante a cor laranja, e betacaroteno, que o nosso organismo transforma em vitamina A.

Confira outros benefícios:

  • Como são fontes de vitamina A, são ricas em antioxidantes, que podem ajudar a desinflamar o corpo e aumentar a imunidade;
  • Excelente fonte de fibras, que auxiliam na digestão;
  • As abóboras contém porções satisfatórias de vitamina C, ajudando na saúde dos ossos, pele e vasos sanguíneos;
  • Apresentam ainda vitamina E, que estimula o sistema imunológico, protegendo-o de doenças.

Ainda vale lembrar que a abóbora é um alimento com baixo teor de gordura. Uma xícara desse fruto, cortado em cubos, por exemplo, apresenta menos de um grama de gordura, mas chega a ter 1,16 grama de proteína.

Abóbora sendo utilizada como cumbuca para receita com arroz, abóbora e ervas
A abóbora é um fruto muito utilizado em diferentes receitas e seu consumo traz muitos benefícios à nossa saúde.

Por ter poucas calorias e ser rica em fibras, a abóbora é um alimento excelente na perda de peso, porque mantém a sensação de saciedade, mesmo sendo leve.

Da abóbora, aproveita-se quase tudo!

Muito apreciada na culinária devido a sua polpa, é preciso ressaltar que da abóbora aproveita-se praticamente tudo.

Nas sementes, há concentração de vitaminas (ácido fólico e niacina) e minerais (selênio, magnésio, potássio e, principalmente, zinco). Elas podem torradas (com a casca e sem sal) e ainda combinam com sopas, saladas, risotos e ovos mexidos.

E a casca, pode ser aproveitada? Sim! Principalmente se for orgânica. De acordo com nutricionistas, é justamente nela que se concentra a maioria dos nutrientes que citamos acima.

Uma opção de receita são os “chips crocantes”, ricos em betacaroteno e fibras. Basta descascar a abóbora e depois temperar a casca com sal (e outras especiarias), regar com um pouco de óleo ou azeite e assar no forno. Experimente!

Fatia de abóbora e cumbuca pequena com sementes ao lado
Além da polpa, também é possível aproveitar as sementes das abóboras, além da própria casca.

Afinal, como plantar abóbora?

Agora que você já conhece a origem das abóboras, seus benefícios e as principais variedades plantadas no Brasil, vamos falar sobre como fazer o plantio. Confira as dicas:

  • O plantio da abóbora pode ser feito durante o ano todo, porém, evitando as épocas de frio intenso e de muita chuva;
  • As videiras das abóboras crescem melhor nos solos férteis, ricos em matéria orgânica e muito bem drenados, com luz do sol. Em escala comercial, é importante realizar uma análise do solo para constatar eventuais deficiências e fazer as devidas correções, como o uso da calagem;
  • Dê preferência a solos com textura média, contendo de 30 a 35% de argila, com boa drenagem e que permitam uma boa retenção de água e nutrientes para o desenvolvimento das plantas;
  • Caso seja necessário, o solo pode ser gradeado. Entretanto, deixe alguns torrões, que servirão de suporte para fixação das gavinhas (estruturas encontradas nas plantas trepadeiras) e também evitarão os problemas de contato direto do fruto com o solo;
  • O espaçamento do plantio vai depender da variedade escolhida. Segundo a Embrapa, as de porte médio, por exemplo, devem ser plantadas em espaçamento de 2 a 3 metros entre linhas e de 1 a 2 metros entre plantas. As covas normalmente devem ter uma profundidade de 20 cm;
  • Ao efetuar a semeadura, coloque de 2 a 4 sementes por cova, dependendo do poder germinativo das sementes. Outra opção é a “semeadura indireta”, isto é, colocar as sementes em bandejas apropriadas. O transplantio para a área definitiva vai ocorrer quando as plantas apresentarem de duas a três folhas;
  • Não se esqueça de realizar o desbaste (ou raleio), retirando as plantas menos desenvolvidas, deixando apenas aquelas que apresentarem de duas a três folhas definitivas, como no caso da semeadura feita em bandejas;
  • Outro detalhe importante é a condução das ramas, uma etapa importante em que o produtor vai direcionar o crescimento das ramas, deixando faixas destinadas ao trânsito de pessoas e maquinários. Isso deve ser feito somente quando as ramas ainda não estiverem fixadas ao solo.
Ramas de abóboras no solo com folhas e flores
As ramas das abóboras podem ser conduzidas, mas somente quando não estiverem fixadas no solo.

Cuidados no cultivo das abóboras

Após o plantio, é importante evitar que plantas invasoras prejudiquem o desenvolvimento da lavoura.

Nesse sentido, faça a capina com enxada nas fileiras. Mas, nas proximidades das hastes, o ideal é fazer o arranquio manual, pois assim evitará danos ao pé de abóbora, o que pode ocorrer com o uso de ferramentas e implementos.

Ademais, fique atento à presença de pragas. Confira as principais, que atacam tanto a abóbora como as demais espécies da família das Cucurbitáceas que citamos no começo do post:

  • Brocas dos frutos: causam danos aos botões florais e frutos;
  • Moscas dos frutos: as larvas destas moscas se alimentam dos frutos, destruindo a polpa – embora sejam mais comuns no melão;
  • Pulgões: ficam concentrados na parte inferior das folhas e nas brotações novas, causando danos consideráveis ao sugar a seiva, retardando o crescimento das plantas;
  • Vaquinhas: insetos que atacam desde a germinação até a colheita dos frutos, consumindo as folhas e deixando orifícios bem típicos de seu ataque;
  • Minador de folhas: também chamados de “bicho-mineiro”, suas larvas se concentram ao longo das nervuras das folhas, espalhando-se por todo o limbo. Se a infestação não for controlada, a folhagem pode secar-se por completo;
  • Ácaro rajado: se concentram na parte inferior das folhas, mas também é possível notar a presença na parte superior das folhagens.
diabrotica-speciosa-vaquinha-abobora
Brazilian Beetle of the species Diabrotica speciosa

Para realizar o controle dessas pragas, os técnicos da Embrapa recomendam uma integração entre métodos culturais, biológicos, físicos e químicos, como a rotação de culturas, plantio de barreiras vivas (como sorgo e milho), armadilhas, utilização de inseticidas específicos, eliminação de plantas com sintomas de virose, entre outros, a depender do tipo de praga que venha a atacar a lavoura. Além disso, evite o plantio próximo de lavouras velhas ou abandonadas.

Veja também: Manejo integrado de pragas: o que é e como fazer.

Colheita da abóbora

A colheita das abóboras é feita manualmente, usando-se uma tesoura ou faca afiada e higienizada. O ponto de colheita vai depender do produtor e da preferência do consumidor, bem como da variedade escolhida.

Em algumas regiões, é feita só quando os frutos estão completamente maduros. Em outras, o ponto ideal é quando ainda estão “de vez”, isto é, quando ainda estão pouco maduros ou ainda verdes.

Veja, no vídeo abaixo, algumas dicas para efetuar a colheita da abóbora:

Fonte: Alexandre Meu Quintal.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre as abóboras e seu cultivo? Aproveite e acesse também nosso artigo sobre outra cucurbitácea: Melão: entenda mais sobre o plantio e cultivo. Boa leitura!

Post Relacionado