Aplicação de corretivos e fertilizantes com calcareadeira

Aplicação de corretivos e fertilizantes com calcareadeira

A agricultura é um setor essencial em todo o mundo. Dados do IBGE indicam que no Brasil a área agrícola chega a cerca de 664.784 km2, o que equivale a 7,6% do território nacional.

Apesar de sermos uma potência agrícola, os solos brasileiros são em sua maioria ácidos e pobres em nutrientes. Por isso, é de extrema importância um planejamento adequado de correção e adubação do solo antes do plantio.

Neste artigo, falaremos sobre a importância da correção e fertilização, o funcionamento da calcareadeira e benefícios de seu uso na agricultura. Confira!

A importância da correção e fertilização do solo

A fertilidade dos solos é essencial para o crescimento, desenvolvimento e produtividade das culturas. No entanto, a maioria das regiões do Brasil enfrentam desafios como solos ácidos e baixa fertilidade.

Nesse sentido, o principal objetivo da aplicação de corretivos e fertilizantes é melhorar as propriedades químicas do solo, especialmente em relação à disponibilidade de nutrientes para as plantas, resultando em aumento da produtividade agrícola.

Tratores com calcareadeiras  em operação
A correção e fertilização dos solos é essencial para o crescimento e desenvolvimento das culturas.

Corretivos de solo

Para aumentar a fertilidade dos solos é essencial realizar a correção antes da aplicação de fertilizantes. Isso se deve ao fato de que as melhorias na composição química do solo devem ser realizadas antes da aplicação dos fertilizantes.

Um dos corretivos mais utilizados é o calcário, que é fonte de cálcio e magnésio, e é responsável por corrigir a acidez do solo.

Solos com acidez elevada podem prejudicar a absorção de nutrientes essenciais para as culturas, prejudicando o desenvolvimento e crescimento das plantas.

Portanto, a correção da acidez é de extrema importância para que as plantas possam absorver os nutrientes de maneira eficiente.

Fertilizantes

Os fertilizantes, por outro lado, são compostos que fornecem nutrientes essenciais para as plantas, como os macronutrientes nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), além de micronutrientes como ferro, magnésio e zinco.

Ao realizar a aplicação de corretivos e fertilizantes, é crucial garantir que os insumos sejam utilizados de maneira que atendam aos requisitos qualitativos e quantitativos para a operação.

Leia também: Confira os cuidados necessários na compra de fertilizantes.

A calcareadeira na agricultura

A calcareadeira (ou distribuidor centrífugo) é uma máquina projetada para a aplicação de corretivos e fertilizantes no solo de maneira eficiente. Com os avanços da tecnologia, uma das maiores vantagens de sua utilização é a capacidade de aplicação precisa, que evita desperdícios no processo e garante a aplicação da quantidade adequada pela lavoura.

Trator com calcareadeira em operação aplicando calcário no solo
O uso da calcareadeira apresenta vários benefícios na correção e fertilização de solo.

Beneficios da aplicação de corretivos e fertilizantes com a calcareadeira

A aplicação de corretivos e fertilizantes com a calcareadeira traz inúmeros benefícios ao produtor. Os principais são:

  • Precisão na aplicação: a calcareadeira pode distribuir os corretivos ou fertilizantes em taxa variável, possibilitando que cada talhão receba as doses indicadas, o que evita desperdícios e sobreaplicações;
  • Redução de custos: com a aplicação precisa de corretivos, consequentemente reduz-se os desperdícios com esses insumos, visto que a máquina tem a possibilidade de aplicá-los em taxa variável, depositando apenas o necessário em cada área;
  • Aumento da eficiência: com a mecanização da distribuição de corretivos e fertilizantes é possível aumentar a área de operação em um tempo reduzido, economizando tempo e recursos, além de antecipar as demais operações. Isso aumenta a eficiência operacional em campo;
  • Melhoria na disponibilidade de nutrientes: tanto na operação de correção quanto na adubação, há uma melhora na disponibilidade de nutrientes para o solo. O cálcio e o magnésio presentes no calcário, por exemplo, são micronutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas;
  • Aumento da produtividade: a correção seguida da adubação melhora os aspectos químicos do solo, proporcionando um ambiente adequado para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Com a correta disponibilidade de nutrientes, a cultura tem melhor desempenho, resultando em melhor produtividade;
  • Redução do impacto ambiental: a aplicação de forma precisa de corretivos e fertilizantes, além de gerar redução de custos com insumos, reduz também o impacto ambiental. Isso ocorre, pois não haverá aplicação excessiva desses insumos, que poderia causar lixiviação para os lençóis freáticos e, consequentemente, prejudicar o meio ambiente.

Processo de aplicação de corretivos e fertilizantes com a calcareadeira

O processo de aplicação de corretivos e fertilizantes segue algumas etapas. São elas;

  • Análise de solo: antes da aplicação de qualquer corretivo ou fertilizante, é necessário realizar uma análise química do solo para verificar os níveis de acidez e quais nutrientes são necessários para realizar a adubação. A partir desse processo, é feita uma recomendação por engenheiro agrônomo;
  • Preparo do solo: antes da aplicação dos corretivos e fertilizantes, é realizado o preparo do solo de forma adequada, o que pode incluir a aração ou preparo mínimo do solo, dependendo das práticas locais de cultivo;
  • Seleção dos insumos: após a análise e preparo do solo, é necessário selecionar os insumos indicados para a correção e fertilização do solo;
  • Calibração da calcareadeira: o implemento deve ser ajustado para aplicação da dose adequada e largura desejada;
  • Aplicação em campo: após a calibração do implemento, é realizada a aplicação do insumo no campo, distribuindo o corretivo ou fertilizante conforme as configurações;
  • Monitoramento e ajustes: caso não seja uma aplicação em taxa variável em que o produtor configura a máquina durante a operação, o produtor deve estar atento.

Onde adquirir as melhores calcareadeiras?

Para todo o processo de cultivo na sua propriedade, inclusive os de correção e adubação, você pode acessar a loja oficial da Agrobill na plataforma MF Rural. Lá você encontra as melhores calcareadeiras, todas à pronta-entrega, com o envio mais rápido do Brasil.

Calcareadeira Piccin exposta no pátio da empresa Agrobill
A calcareadeira é um implemento de grande importância na correção de solos e distribuição de fertilizantes.

Com mais de 27 anos no mercado, a Agrobill possui o maior estoque de máquinas e implementos do Brasil à pronta entrega. Na loja, você tem acesso a uma ampla variedade para a sua propriedade, incluindo a calcareadeira ideal para a sua produção.

Conclusão

Os solos brasileiros, em sua maioria, são ácidos e pobres em nutrientes. Nesse sentido, a calcareadeira é um importante implemento para solução desses problemas na agricultura.

Além de ser um implemento muito útil e versátil, pode também ser utilizado na distribuição de corretivos como o calcário ou na distribuição de fertilizantes sólidos. Com o uso de tecnologia, é possível realizar a distribuição desses insumos de maneira precisa e uniforme, resultando em melhor aproveitamento dos recursos e obtenção de rendimentos mais consistentes.

Portanto, escolher um bom implemento é o primeiro passo para a realização de operações de qualidade. Para isso, acesse a loja oficial da Agrobill em nossa plataforma MF Rural e adquira a calcareadeira mais adequada para a sua propriedade rural.

Gostou de saber mais sobre a calcareadeira na aplicação de corretivos e fertilizantes? Aproveite e leia também nosso artigo sobre como calcário x gesso agrícola: porque são utilizados na agricultura? Boa leitura!

Post Relacionado