Confira os cuidados necessários na compra de fertilizantes

Confira os cuidados necessários na compra de fertilizantes

Na hora de comprar fertilizantes, insumo importante para o sucesso das lavouras, os produtores rurais devem seguir algumas recomendações que certamente irão evitar dores de cabeça e prejuízos.

É preciso ter em mente respostas para algumas perguntas básicas: quais as necessidades da sua lavoura? Qual o momento certo de comprar esses insumos? Onde comprar e como armazenar os fertilizantes?

Portanto, preparamos esse artigo para tentar responder a cada um dos questionamentos acima. Confira!

Mercado de fertilizantes no Brasil

O Brasil é o maior consumidor de fertilizantes do mundo (em volume), e esse consumo vem apresentando um crescimento contínuo nos últimos anos. Em 2021, o país bateu recorde de importação de fertilizantes, chegando a 41,6 milhões de toneladas entre janeiro e dezembro.

Ou seja, o agricultor deve ficar atento a este detalhe: normalmente, os fertilizantes são importados. Isso quer dizer que os preços variam com a cotação do dólar, e vão influenciar diretamente nos custos de produção da sua lavoura.

Aplicação de fertilizantes, compra com segurança
Os fertilizantes desempenham um papel importante no desenvolvimento das lavouras. Por isso, é preciso ter alguns cuidados na hora da compra.

De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-Esalq/USP), os custos com fertilizantes representam cerca de 30% do custo total da produção para produtores de grãos.

Portanto, na hora de comprar fertilizantes é preciso que o agricultor tenha conhecimento das necessidades da sua lavoura visando não sofrer prejuízos com gastos desnecessários.

Assim sendo, vamos procurar responder às perguntas que formulamos no começo do post:

Quais são as necessidades da sua lavoura?

A quantidade de fertilizantes por hectare que a lavoura vai precisar depende das condições do solo e de qual cultura o agricultor pretende plantar. Buscar a ajuda de um Engenheiro Agrônomo é uma tarefa indispensável nessa etapa de planejamento do plantio.

Esse profissional vai indicar, por exemplo, uma análise do solo com o intuito de saber quais são as necessidades reais de nutrientes.

Análise do solo para garantir qualidade
Antes de comprar qualquer produto à sua lavoura, é preciso fazer uma análise das condições do solo.

Além disso, é preciso ficar sempre atento durante o desenvolvimento das lavouras. Se as plantas apresentarem deficiência no crescimento e evolução da produção, pode ser sinal da carência de nutrientes e, com isso, pode ser necessário realizar outras adubações.

Confira também: Logística e o impacto nos fertilizantes.

Qual o momento certo de comprar fertilizantes?

Conforme citamos, esses produtos são quase sempre importados. Só em potássio (que ajuda a controlar a entrada de água nas plantas), por exemplo, o país importa 96,5% da quantidade necessária às lavouras.

Como são produtos cujos preços dependem da variação do dólar, o produtor deve ficar atento. Mas, ficar de olho apenas no câmbio da moeda norte-americana não é o suficiente para decidir pelo momento certo de comprar fertilizantes.

O diretor executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) fala mais sobre isso. Ele observa que na média dos últimos 15 anos, a procura maior por fertilizantes ocorre no segundo semestre do ano.

É que o produtor tem a “tradição” de aproveitar a entrega da safra aos portos/armazéns e trazer, na volta, os fertilizantes. Já no primeiro semestre, a procura por esses produtos é menor.

Loja de comercialização de fertilizantes
Saber o momento certo de comprar fertilizantes é outro fator que o agricultor deve observar.

Assim, por que então não entrar no contra-fluxo do mercado? O próprio o Banco do Brasil tem procurado liberar parcelas antecipadas de recursos com o objetivo de possibilitar a aquisição de fertilizantes.

Além disso, são produtos que, seguindo as regras de segurança na estocagem, mantém preservadas as suas suas características físicas e químicas. Pense nisso ao planejar a sua lavoura!

No vídeo abaixo, confira entrevista de um especialista na área de fertilizantes que mostra o que representa deixar para comprar fertilizantes na última hora. O produtor chega a gastar 20% a mais do que em outros períodos do ano:

Fonte: Notícias Agrícolas.

Qualidade dos produtos e estocagem

Mostramos acima que os fertilizantes desempenham um papel muito importante na produção de alimentos. Entretanto, também representam um percentual elevado no custo de produção.

Dessa maneira, o produtor precisa ficar atento em comprar produtos com qualidade. Embora hoje já exista uma padronização relacionada à qualidade desse tipo de matéria-prima, é sempre recomendável fazer uma boa pesquisa de mercado e buscar informações junto aos vendedores desses insumos.

Além disso, a estocagem desses produtos é outro fator importante com o fim de garantir segurança ao meio rural. De acordo com o Artigo 47 do Decreto nº 2004, o armazenamento de fertilizantes e outros produtos devem obedecer as instruções fornecidas pelo fabricante ou importador, bem como as condições de segurança apresentadas no rótulo.

Preocupação com a estocagem dos produtos
A estocagem dos fertilizantes é muito importante e que garante segurança à todos os envolvidos na agricultura.

Esses produtos devem ser guardados em galpões totalmente fechados, sobre pallets ou estratos de madeira. Se for preciso colocar no chão, é preciso forrar com sacos plásticos ou lonas. Assim, evitará o contato direto do adubo com o piso.

Conclusão

Enfim, procuramos apresentar neste artigo os cuidados que o agricultor precisa ter ao comprar fertilizantes. São recomendações importantes, mesmo porque não custa barato garantir a qualidade e uma boa produtividade das lavouras. Pelo contrário: pesam bastante no orçamento.

Aliás, uma última dica: compras online de fertilizantes podem ter um custo médio 5% menor em relação ao mercado tradicional. É o caso, por exemplo, da plataforma de Marketplace do MF Rural que apresenta centenas de ofertas. Não deixe de conferir.

E então, esse artigo foi útil para você? Para continuar por dentro do assunto, aproveite e acesse também o nosso post sobre fertilizantes orgânicos. Boa leitura!

Post Relacionado