Compra de gado: conheça alguns cuidados necessários

Compra de gado: conheça alguns cuidados necessários

A compra de gado, seja de gado de corte ou gado de leite, é uma tarefa que exige conhecimento e atenção à uma série de fatores que podem impactar diretamente no sucesso da atividade pecuária.

Desse modo, elaboramos este post com informações valiosas sobre os cuidados que devem ser tomados na aquisição desses animais, com objetivo de trazer resultados ainda melhores para a sua fazenda. Acompanhe!

Mercado brasileiro de gado

O Brasil é um dos maiores criadores de bovinos do mundo. É um negócio que movimenta R$ 76 bilhões por ano, ficando atrás apenas da soja, a maior renda do campo brasileiro.

Nos últimos 10 anos, a produção de carne triplicou, tornando o Brasil o maior exportador de carne bovina do mundo e o segundo maior produtor, conforme Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizada pelo IBGE. Com relação à produção de leite, fica em 5° lugar no ranking mundial.

Esse excelente desempenho da pecuária brasileira deve-se também aos cuidados dos produtores no momento da compra do gado. Portanto, se você está interessado em comprar gado, seja para ampliar seus negócios ou para repor o rebanho no pasto, fique atento aos seguintes fatores:

Identifique seus objetivos

O primeiro cuidado na tomada de decisões sobre a compra de gado é avaliar seus objetivos. Qual é o tipo de produção que você pretende ter ou aumentar: corte, leite ou apenas reprodução? Afinal, há raças específicas para cada finalidade.

Rebanho bovino de corte no pasto
Antes da compra, o pecuarista deve decidir qual a finalidade na criação de gado. O ciclo da pecuária de corte, por exemplo, que era de oito anos, vem caindo por conta da diminuição na média da idade de abate dos bovinos.

Entre os cuidados, também é preciso levar em consideração o tipo de manejo que esse gado requer e analisar se a fazenda tem a estrutura necessária ou se é possível providenciar.

Não observar esses fatores é um grande risco, pois adquirir animais que não atendam ao que o pecuarista tem em mente pode trazer grandes prejuízos.

Conheça as principais raças

Depois de refletir quais seus objetivos e as necessidades da sua fazenda, é importante pesquisar sobre as principais raças de gado criadas no Brasil.

Além de entender para qual finalidade cada uma delas é mais indicada, também é importante saber as demais características. Há raças excelentes de gado de corte, mas que não se desenvolvem bem em determinadas regiões, por exemplo.

Desse modo, além da aptidão e da raça do gado, pesquise também qual é a nutrição mais adequada à cada raça, qual o custo dessa nutrição, a adaptabilidade de cada raça ao clima da região da sua propriedade, a forma de criação (confinamento ou pasto), a resistência à doenças, entre outros aspectos relevantes.

Observe seu orçamento

Outro cuidado antes de fechar negócio, é decidir o quanto pretende investir na compra de gado. É importante lembrar-se de que o custo não se limita ao preço pago por cabeça.

Deve-se considerar também o valor do transporte e outras despesas. Então, o ideal é fazer um breve estudo sobre o seu orçamento: analise quanto tem disponível para aquisição de animais e projete quais custos surgirão da compra, como vacinação, nutrição, entre outros.

Assim, você conseguirá visualizar melhor a saúde financeira da sua fazenda. Certamente, por meio da análise das projeções de custos e receitas obtidas com os novos animais, conseguirá identificar as decisões que trarão os melhores resultados ao seu negócio.

Garanta que os animais estejam saudáveis

É imprescindível observar alguns aspectos dos animais antes de efetuar a compra. Por exemplo, examine os olhos e verifique se estão claros e brilhantes, se o focinho está frio e úmido, se a pelagem está brilhante e limpa e se o úbere está firme e saudável.

Repare ainda, se o animal está no peso médio para a idade e raça, perceba o comportamento dele e se tem boa mobilidade ao andar e levantar. Além desses quesitos, também é importante ter informações mais detalhadas com relação à saúde dos animais.

Isto porque algumas enfermidades não são visíveis apenas em uma inspeção superficial. Então, o recomendado é contar com os serviços de um médico veterinário especializado em gado. Esse profissional poderá examinar melhor os animais.

Na compra de gado, cuidado com os animais
Antes da compra, fique atento às condições de saúde do gado. Se for o caso, peça ajuda à um profissional da área. É um dos cuidados importantes antes de fechar a compra dos animais.

Dessa maneira, você terá suporte especializado para tomar a melhor decisão com relação à compra, além de receber conselhos fundamentais com a finalidade de melhor desenvolvimento.

Aliás, além das condições do animal, para a compra de gado é preciso um cuidado especial também a respeito das pessoas envolvidas no negócio. É preciso ficar atento e, dessa maneira, não cair em golpes. Confira um exemplo dessa situação no vídeo abaixo:

Fonte: Vale Agrícola.

Decida onde fazer a compra de gado

Há diversas formas de realizar a compra de gado, como em leilões online, feiras ou diretamente com o proprietário do rebanho. Todavia, nos leilões, mesmo que presenciais, não é possível visitar a propriedade nem conversar diretamente com o produtor.

Por sua vez, em feiras, você poderá falar com o dono ou com o responsável pelos animais, embora a visita à propriedade seja mais difícil.

Gado vendido em leilão
A compra de gado através de leilões é uma boa opção. Mas, o comprador deve ficar atento porque normalmente não conhece a propriedade de origem do animal.

Já a compra direta com o produtor dará condições de visitação ao local de criação do rebanho. Isso permitirá negociar melhor o preço e conhecer a forma com que o gado é criado e, dessa maneira, decidir se esse é um bom negócio.

Hoje em dia, é possível comprar diretamente do produtor também pela internet. Essa modalidade tem crescido bastante, pois possibilita que vendedores e compradores entrem em contato e negociem, mesmo à distância.

No site da MF Rural, por exemplo, você encontra anúncios de venda de diversas raças de gado, assim como de outros animais. Confira!

Providencie o transporte correto

Depois de fechar a compra de gado, é necessário planejar o transporte do rebanho até à sua propriedade. Em geral, isso fica sob responsabilidade do comprador.

Durante todo o percurso, deve-se tomar todos os cuidados para preservar as condições físicas dos animais. Antes do embarque, deve-se separar e conduzir um a um de forma tranquila e pausada, evitando o estresse do gado.

Cada veículo tem sua lotação máxima, que deve ser obedecida rigorosamente. Outro ponto fundamental é com relação à higienização do caminhão: garanta que ele esteja devidamente limpo e desinfetado antes de carregar os animais.

Também é essencial transportar apenas animais com tamanho aproximado. Caso contrário, os maiores podem, acidentalmente, machucar os menores.

Durante o trajeto, de vez em quando, verifique se está tudo bem com os animais, se não há algum ferido, caído ou sendo pisoteado pelos outros.

Aliás, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) emitiu um Manual de Boas Práticas de Manejo no Transporte, que é resultado de pesquisas sobre o conhecimento do comportamento animal e o uso de estratégias de manejo racional do gado.

Receba os animais com o manejo correto

Ao chegar na sua fazenda, os animais devem ser recepcionados da mesma forma como foram embarcados, isto é, com calma e tranquilidade, pois podem estar estressados devido ao transporte.

Desembarque de gado numa fazenda
O desembarque do gado é outra etapa da compra que merece cuidados especiais. É preciso reduzir ao máximo o estresse e garantir a segurança dos animais.

O ideal é que eles passem imediatamente por um controle sanitário rigoroso. Em seguida, devem ser levados para beber água e, posteriormente, soltos em piquetes com pastagem de qualidade, para que possam se movimentar e começar a se ambientar ao novo local.

Distribua cochos pelo chão e que sejam fáceis de ser mudados de lugar. Observe o comportamento do gado nos primeiros dias e estimule a adaptação com o novo tratador e com o restante do rebanho. Isso fará com que logo esses animais se acostumem com a nova rotina.

Confira outras dicas para a recepção dos animais:

Principais cuidados na recepção dos animais

  • Descarregar imediatamente após a chegada – Fazer essa tarefa com cuidado para evitar ao máximo o estresse do gado. É comum ocorrerem lesões durante o descarregamento;
  • Observar e apartar animais doentes – Devem ser imediatamente enviados para receberem todos os cuidados necessários;
  • Cuidados na medição da temperatura corporal – Deve-se esperar um tempo antes de medir a temperatura corporal. Se for feita logo após o descarregamento, pode indicar um estado febril. Mas, na realidade, é devido ao aumento da temperatura durante o transporte;
  • Evite misturar lotes diferentes – vale para origens e cargas diferentes;
  • Deixar os animais descansarem antes do processamento – os animais normalmente chegam com alto nível de estresse e com sistema imunológico prejudicado. O processamento inclui vacinas e vermifugação que vão interagir com seu sistema imunológico;
  • Fornecer água e forragem de boa qualidade – 64% dos consultores americanos fornecem feno (principalmente alfafa) nos primeiros quatro dias após a chegada dos animais. Alguns deles chegam a fornecer feno à vontade por até 14 dias.

Todo esse zelo durante o processo vai garantir que você tenha um rebanho saudável, bem desenvolvido e que traga mais rentabilidade à sua fazenda. Então, siga as dicas deste post e faça bons negócios!

Gostou do artigo? Aproveite para conferir também nosso post sobre bem-estar animal. Boa leitura!

Post Relacionado