Vantagens na criação da galinha de angola

Vantagens na criação da galinha de angola

Incluir a criação de galinha de angola em sua propriedade traz muitas vantagens, pois é de fácil manejo e que pode agregar valores em sua atividade

Rústicas e adaptáveis a todos ambientes e regiões, a galinha de angola apresenta também o aspecto de “ornamentação” nos locais onde são criadas. Elas são muito conhecidas pelo tradicional “tô-fraco, tô-fraco, tô-fraco…”.

Portanto, neste post iremos apresentar as vantagens e como fazer com que a criação da galinha de angola se transforme em um negócio rentável.

Características da galinha de angola

A galinha-d’angola (Numida meleagris) é conhecida em outras regiões do país por guiné, coca, galinha-do-mato, pintada, picota e fraca.

Trata-se de uma ave da ordem dos galliformes, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, que a trouxeram da África Ocidental.

Embora tenha outras cores, esse anima é conhecido pela cor cinza-escuro com pintas brancas, da variedade pedrez. Tanto que em fotos, desenhos, pinturas e objetos, que se referem à espécie, na maioria das vezes as penas possuem essa combinação de tons.

A galinha de angola fornece carne com sabor de ave de caça, semelhante a carne de faisão ou galinha caipira, cujo hábito de consumo vem sendo cada vez mais difundido, além de ovos nutritivos.

Dessa forma, como dissemos, essa atividade pode contribuir para a renda mensal do criador, inclusive na agricultura familiar.

Conheça os cinco tipo de galinha de angola:

Fonte: Maiores do Mundo.

Criação da galinha de angola

A criação dessas galinhas pode ser feita em instalações fechadas, nada diferentes dos galinheiros habituais, com bebedouros, cochos para alimentação, poleiros e ninhos.

Todavia, uma das características típicas da galinha de angola é ser conhecida como “andarilhas”. Assim, circulam o dia todo pela propriedade em busca de alimentos e água.

Simultaneamente durante sua rotina de andarilha, se alimenta de gramíneas e insetos daninhos.

Quando criadas em pastagens com bovinos, a galinha de angola é um importante predador de parasitas externos dos animais, tais como carrapatos e sarnas.

Rentabilidade e cuidados

O comércio de matrizes também pode ser um ótimo rendimento pra quem cria, além de filhotes ou aves para ornamentação.

Mas, confira a procedência da aves antes de comprar as matrizes que deve ocorrer sempre de um viveiro com referências.

Duas galinhas-d'angola ciscando
Ao adquirir esses animais, analise a procedência das aves.

No caso de comprar mais de uma variedade, crie os exemplares em áreas diferentes, para que não ocorra o cruzamento.

Esta ave é interessante para criação em sítios ou chácaras, sem necessidade de cuidados muito especiais, pois são bem resistentes e raramente ficam doentes.

Quanto à saúde, essas aves precisam obrigatoriamente ser protegidas contra a Newcastle e Bouba Aviária.

Um outro fator que contribui para que os custos de produção sejam baratos é que ela não tem muitas exigências em sua alimentação, além de consumir muitos bichinhos, insetos, lagartas, formigas, cupins ou parasitas.

Uma utilidade curiosa da galinha de angola é que ela serve como um alarme nas propriedades, pois ela reage com cacarejos à presença de estranhos ou animais invasores.

Ficou interessado? Você pode adquirir esses animais de diversos criadores em nosso site, acesse aqui!

Post Relacionado