Conheça as funcionalidades e benefícios das grades aradora e niveladora

Conheça as funcionalidades e benefícios das grades aradora e niveladora

O Brasil é um país de extensa área cultivável. Apesar de existirem novos métodos na forma de cultivo, como o sistema de plantio direto e cultivo mínimo, o plantio convencional ainda é predominante no país, sendo praticado em cerca 26% das propriedades rurais.

Nesse sentido, o preparo de solo é uma das principais etapas no plantio convencional, sendo as grades aradora e niveladora essenciais para essa etapa na agricultura.

Neste artigo, falaremos quais as funcionalidades desses implementos e seus benefícios no preparo do solo para o plantio. Confira!

Funcionalidades e diferenças entre as grades aradora e niveladora

As grades aradora e niveladora possuem funcionalidades e características distintas. A grade aradora realiza o corte, elevação e a inversão da camada do solo a fim de permitir o crescimento e melhor desenvolvimento das raízes.

Já a grade niveladora quebra os torrões deixados pela grade aradora e nivela a superfície, melhorando as condições de plantio das sementes, potencializando sua germinação, e proporcionando maior permeabilidade e armazenamento de água e ar no solo.

Grade aradora

Como mencionamos, a grade aradora é utilizada para romper e suavizar o solo. Diferente do arado, esse implemento permite cultivos mais profundos.

As grades possuem uma estrutura mais pesada, o que facilita a penetração dos discos no solo. A profundidade dos discos também se dá conforme o diâmetro e o ângulo do trabalho.

Existem também grades menores, com menor peso, que são indicadas para acoplamento em tratores pequenos.

Grade aradora em campo
A grade aradora é responsável por romper e suavizar o solo. Diferente do arado, sua utilização permite cultivos mais profundos.

Quanto aos seus componentes, também existem diferenças entre as grades. A grade aradora é composta, em sua maioria, por:

  • Barra de tração ou cabeçalho de engate;
  • Barra transversal;
  • Chassi ou montante;
  • Barra estabilizadora;
  • Rodados;
  • Cilindro hidráulico;
  • Seção dianteira;
  • Seção traseira;
  • Discos;
  • Varão de mola.

Esse implemento substitui o arado, já que tem maior capacidade operacional, fazendo dele uma ferramenta indispensável no preparo de solo.

Grade niveladora

A grade niveladora, como o próprio nome já diz, nivela o solo após o uso da grade aradora. Ela tem por função quebrar os torrões deixados, tornando o solo uniforme e livre de irregularidades. Assim como a aradora, a grade niveladora tem sua penetração no solo ajustada por meio do seu ângulo de abertura, atuando em parcela mais superficial, entre 10 e 15 cm.

Grade niveladora em campo
A grade niveladora é responsável por deixar o solo mais uniforme, proporcionando melhor eficiência na semeadura e distribuição de fertilizantes.

A grade niveladora é composta por:

  • Seção dianteira;
  • Seção traseira;
  • Barra de regulagem de abertura;
  • Mecanismo de trava;
  • Disco de seção dianteira;
  • Cabeçalho de tração;
  • Disco de seção traseira;
  • Barra transversal.

Também existem grades niveladoras de dentes ou de molas, porém são pouco utilizadas na agricultura.

Benefícios das grades aradora e niveladora

Com a utilização desses implementos, o produtor tem alguns benefícios em seu cultivo. Veja quais são eles:

  • Beneficiar o desenvolvimento das raízes: com a descompactação do solo, a grade aradora auxilia na criação de um ambiente propício para um melhor desenvolvimento das raízes da cultura, resultando em um sistema radicular mais profundo e saudável;
  • Controlar pragas e doenças: com o uso da grade aradora é possível reduzir a incidência de pragas e doenças na lavoura, já que a operação remove resíduos e plantas daninhas da superfície, bem como a sua proliferação, contribuindo para a sanidade da cultura;
  • Melhorar a eficiência na absorção hídrica: com a aração, o solo é renovado, aumentando sua porosidade, o que é essencial para a absorção de água, oxigênio e outras substâncias orgânicas;
  • Aumentar a produtividade na lavoura: realizando o preparo de solo da maneira adequada, o solo se torna mais propício para o bom desenvolvimento das plantas, resultando em maior produtividade final;
  • Preparação ideal para o plantio: com a utilização da niveladora, é possível finalizar o preparo do solo de maneira que fique uniforme e pronto para receber as sementes, colaborando com uma germinação mais homogênea;
  • Redução do desgaste das máquinas: com o solo arado e nivelado, as operações seguintes exigem menos esforços das máquinas.

Onde adquirir as melhores grades aradora e niveladora para a sua propriedade?

Para realizar um bom preparo do solo, é necessário ter grades de qualidade. A Agrobill, parceira do MF Rural, tem as melhores grades aradoras e niveladoras à pronta-entrega, com o diferencial de envio mais rápido do Brasil.

Grade aradora no pátio da empresa Agrobill
A grade aradora é uma ferramenta essencial no preparo do solo em sistemas de plantio convencional.

Com mais de 27 anos de experiência no mercado, a Agrobill possui o maior estoque de implementos disponíveis à pronta-entrega.

Grade niveladora no pátio da empresa Agrobill
A grade niveladora torna o solo mais uniforme, permitindo maior facilidade de operação no momento do plantio.

Conclusão

A grade aradora e a grade niveladora são implementos essenciais na prática do plantio convencional. A grade aradora prepara o solo para o plantio, melhorando suas características, enquanto a grade niveladora nivela a superfície, proporcionando condições ideais para a semeadura e o desenvolvimento das culturas, além de facilitar o manejo da lavoura.

Ao utilizar esses implementos adequadamente, os agricultores podem aumentar a produtividade, reduzir a incidência de pragas e doenças, melhorar a eficiência na irrigação e garantir uma colheita mais satisfatória.

Para adquirir as melhores grades aradoras e niveladoras, você pode acessar o site MF Rural e ir até a loja oficial da Agrobill. Lá você encontra os melhores implementos à pronta entrega com envio mais rápido do Brasil.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite e leia também nosso artigo sobre dicas e cuidados para operações de aração e gradagem.

Post Relacionado