Puro Sangue Inglês: conheça mais sobre a raça

Puro Sangue Inglês: conheça mais sobre a raça

Criadores de cavalos do mundo todo reconhecem os cavalos Puro Sangue Inglês como raça da realeza, com todos os devidos atributos e fama de ser um animal imponente e presente na formação de muitas outras raças.

Considerado o cavalo mais rápido do mundo a longa distância, o Puro Sangue Inglês é bastante conhecido justamente por esta aptidão. Além disso, devido ao seu potencial melhorador, a raça é preferência na seleção melhoradora, especialmente quando se trata de competições, força e velocidade.

A raça foi cuidadosamente moldada e desenvolvida para combinar características que favorecessem vitórias em competições, uma vez que, inicialmente, faltava animais com desempenho na modalidade.

Vale a pena conhecer melhor o histórico e as principais características da raça. Acompanhe na íntegra o artigo que preparamos pra você.

Leia também: Cavalo lusitano: características da raça

Histórico da raça Puro Sangue Inglês (PSI)

Como o próprio nome sugere, o Puro Sangue Inglês é originário da Inglaterra e advém do cruzamento de algumas raças. Nesse contexto, há três origens envolvidas na formação desta raça tão importante e imponente: cavalos árabes ou turcos, berberes e mongólicos da Ásia Central, juntamente com a raça Nedjed da região central do Deserto do Saara.

Como a Realeza Inglesa costumava prestigiar os encontros e competições que envolviam animais, capturavam-se especialmente cavalos selvagens para serem treinados para tal modalidade. No entanto, por meio de cruzamentos com éguas crioulas locais e garanhões trazidos da Ásia, surgiu o Puro Sangue Inglês.

Cavalos Puro Sangue Inglês em torneio disputando corrida
Desde o princípio, o Puro Sangue Inglês foi selecionado para compor grupos de animais que participam de competições.

Com a propagação da raça, foram sendo registrados em livros conhecidos como Stud Book, não só as origens, mas também as características de cada cavalo, sendo que, o primeiro livro data de 1793.

Assim, surgiu uma raça de cavalos diferenciada, alinhada diretamente com os objetivos dos criadores. A partir desse ponto, com os avanços da tecnologia e dos estudos genéticos, tornou-se possível identificar e selecionar genes de interesse, passíveis de propagação ou com alto fator de herdabilidade.

Atualmente, por meio de estudos, determinou-se até mesmo o polimorfismo no gene PDK4, o qual, segundo a Embrapa, é significativamente relacionado à alta performance nas corridas e comprovada a sua alta influência genética na raça Quarto de Milha, linhagem de corrida.

Veja também: Cavalo Mangalarga: características da raça

Características e perfil do Puro Sangue Inglês

Além da velocidade e habilidade de saltos, o porte físico do Puro Sangue Inglês chama bastante a atenção no encantador universo dos cavalos, sendo que suas características físicas contribuem para tais aptidões.

O animal da raça apresenta o tórax largo, dorso curto, pernas curtas, pelagem sedosa e de cores variadas e uniformes, que chamam muito a atenção. Dentre as variações de pelagem, temos: cavalos castanhos, pretos, tordilhos, cinzas e alazões.

Quanto à cabeça, esta é caracterizada por apresentar um perfil com uma leve curvatura e olhos expressivos; as orelhas possuem tamanho médio, e as narinas têm formato elíptico. Quanto à altura da cernelha, varia entre aproximadamente 1,55 e 1,70 metros.

Nesse contexto, não apenas as características físicas que ficam em evidência, mas também as comportamentais, considerando que participam de inúmeras competições. É possível afirmar que a raça tem muita energia e tem aprendizagem rápida para cumprir suas funções. Ademais, é inteligente e bastante elegante.

Devido a todos esses pontos positivos, o Puro Sangue Inglês é uma raça altamente valorizada no mercado.

Considerações importantes sobre a raça

É importante destacar que toda a linhagem inicial dos cavalos Puro Sangue Inglês descendem de três principais garanhões, ou seja:

  • Byerley Turk ou linha paterna de King Herod;
  • Darley Arabian, linhagem em maior número e também conhecidos como descentes de Eclipse;
  • Godolphin Barb, também chamados de descendentes de Matchem.
Cavalos Puro Sangue Inglês - égua e potro - em pasto
Outro fato interessante é que atualmente, para registrar um cavalo como Puro Sangue Inglês, é necessário que seus genitores também sejam registrados, contribuindo assim para linhagens bem definidas e puras.

Com as seleções que ocorreram entre as raças e os resultados de cruzamentos cada vez mais frequentes, houve um aumento do interesse da monarquia e da realeza pelos PSI. Tanto é assim que o Rei William III contratou um cidadão, em 1695, para cuidar dos cavalos da coudelaria real, dando origem à figura do profissional responsável pelo treinamento dos “turfes”, esporte que promove as corridas de cavalos.

Confira também: Cavalo Bretão: conheça a raça que é destaque no campo

Cuidados de manejo com a criação do Puro Sangue Inglês

Assim como qualquer outra raça de cavalos, é necessário adotar cuidados básicos para essa raça, considerada a mais veloz entre todas as outras, especialmente para distâncias acima de 700 m2. Nesse sentido, é essencial proporcionar um amplo espaço que seja adequado para seu descanso e treinamento.

Procedimentos diários de limpeza e uma avaliação geral da sanidade e segurança profilática, bem como dos membros, são aspectos que devem estar presentes na rotina de cuidado desses cavalos. Além disso, atividades e cuidados de manejo relacionados ao treinamento para o melhor desempenho em corridas e competições são cruciais.

Importante mencionar que esses treinos devem ser realizados por profissionais especializados que estejam familiarizados com todas as particularidades da raça.

Outros fatores, como idade, peso e estado físico, por exemplo, devem ser considerados para aplicar a intensidade e o ritmo dos treinos. Além disso, não se esqueça de dedicar atenção a cuidados indispensáveis, como a alimentação, vacinas, consultas regulares com veterinário especializado, entre outros.

Cuidados especiais com raças especializadas para o esporte

Criadores da raça Puro Sangue Inglês podem desfrutar de benefícios produtivos interessantes, especialmente direcionados à prática esportiva e ao aprimoramento genético das raças de cavalos, visando a alcançar o máximo desempenho nessa modalidade.

Porém, assim como acontece com outras raças, ao submeter seus cavalos ao treino intensivo, tenha atenção aos seguintes detalhes:

  • A idade dos cavalos interfere diretamente tanto na intensidade como na modalidade de treinos;
  • Para habituar seu animal, realize treinos progressivos, expondo-o gradativamente;
  • Cavalos lesionados uma vez têm maiores chances de reincidências de lesão;
  • É fundamental adaptar o treino de forma individualizada segundo o foco e propósito do animal;
  • Utilize de suplementação caso seja realmente necessário;
  • Tenha cuidado ao adaptar todo material que seu cavalo vai utilizar, de modo que seu corpo fique livre e exista liberdade de movimento;
  • No mesmo grau do exercício intensivo, proporcione uma zona de descanso ativo.

O Puro Sangue Inglês é um cavalo de destaque

Sem dúvidas, o Puro Sangue Inglês é diferenciado e se destaca no mundo dos amantes de cavalos. Além de serem animais de alto valor comercial, também são cavalos de alto desempenho, com um histórico produtivo de alto impacto cultural e econômico.

Vale a pena acompanhar o vídeo abaixo com mais detalhes sobre essa raça tão imponente:

Créditos: Jockey Club Brasileiro.

E então, gostou desse conteúdo? Leia mais sobre bem-estar e a economia na criação de cavalos. Boa leitura!

Post Relacionado