A importância do mercado de nutrição animal no Brasil

A importância do mercado de nutrição animal no Brasil

O Brasil se tornou, em 2018, o maior exportador de carne bovina do mundo. É o que informaram os dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), divulgados no início deste ano.

A criação de aves e suínos não fica muito atrás. Naturalmente uma produção de qualidade demanda atenção a alguns fatores. Neste artigo, mostraremos a importância do mercado de nutrição animal no Brasil.

Lembremos, antes de tudo, que é com a alimentação adequada e balanceada que cada espécie se desenvolve de forma satisfatória. Ou seja, é necessária uma absorção de nutrientes eficiente para que ocorra o crescimento dos animais para fins produtivos. Para o produtor, as rações e suplementos significam um investimento voltado à maximização de lucros.

Afinal, os gastos com nutrição podem representar até 65% das despesas na criação de aves e suínos. Dentre outras coisas, é indispensável que essa alimentação apresente a granulometria correta e esteja livre de contaminantes.

O desafio é encontrar os insumos que atendam aos requisitos e sejam financeiramente acessíveis.

Alimentação de suínos com ração balanceada
Galinhas poedeiras sendo alimentadas com ração em granja

Sabendo a relevância que a nutrição tem para os animais, assim como para as despesas dos produtores, muitos têm contratado zootecnistas para suas granjas. Este profissional ajuda a garantir a boa qualidade na alimentação dos animais. Além, é claro, de ajudar na escolha dos melhores insumos alimentícios.

Todas as informações citadas dão uma breve dimensão sobre a relevância da alimentação animal. Mas falar da importância desse mercado é lembrar também da sua relação com a produção de grãos no país.

Entenda a relação entre o Mercado de nutrição animal e a produção de grãos

As principais culturas nacionais exportadas são o milho e a soja. Esses grãos são de grande relevância para o agronegócio, também por suas múltiplas possibilidades de utilização. A nutrição de animais é um dos maiores exemplos nesse sentido. Em muitos sistemas de criação, esses produtos são a base nutricional.

Milho destinado a nutrição animal

No Brasil, entre 60% e 80% da produção de milho em grão é utilizada para a criação de animais. A ligação entre grãos e pecuária é tão estreita, que o crescimento da produção de um acaba refletindo no outro. Temos neles um grupo de insumos bastante versátil, servindo de alimento para aves, suínos, bovinos e pequenos animais.

Há ainda outros produtos que servem para este fim, como trigo, semente de girassol, farelo de arroz, entre outros. Neste contexto, muitos produtores buscam pelos subprodutos das principais culturas como opção sustentável. Além dos resíduos de soja e milho, também são muito utilizados melaço e bagaço de cana.

Isso significa que a importância do mercado de nutrição animal no Brasil não está apenas no resultado oferecido aos produtores. Ela também impulsiona a nossa produção de grãos e oferece uma alternativa mais sustentável para os negócios da pecuária. E, por razão de todos os fatores citados, a produção de ração e outros alimentos para animais têm crescido nos últimos anos.

Entenda a importância do mercado de nutrição animal no Brasil atualmente

Além do segmento responsável pelas rações de qualidade, cuja importância já vimos, existem mais produtos neste mercado. Os suplementos minerais são um exemplo. O seu uso predominante é para bovinos e equinos.

Outro tipo de produto é o Premix. Ele traz um complemento de vitaminas e minerais. Juntos, eles fornecem o que é necessário para os produtores atingirem bons resultados.

É notável que, nos últimos anos, o processamento de insumos para desenvolvimento de produtos alimentícios destinados aos animais apresentou crescimento.

Durante a crise econômica, que se iniciou em 2014, esse setor andou na contramão do mau desempenho, de forma geral. Podemos ver, desse modo, que a importância do mercado de nutrição animal no Brasil deve-se também ao impacto que ele tem na economia – temos aqui um setor que se mantém sempre produtivo.

Devemos lembrar ainda, que o seu crescimento não é fruto exclusivo da pecuária. Uma parte cada vez maior disso deve-se ao mercado pet.

Ração para animais de estimação

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o mercado nutricional de animais representa o terceiro maior faturamento desse setor.

Soluções inovadoras e a relação entre o mercado de alimentos para animais e os produtores

Além do que já mencionamos até aqui, é interessante notar os esforços das empresas desse setor para se destacar. Um fator que aumenta sua relevância para o cenário nacional, por conta da busca por qualidade, pois, em muitos casos, as organizações investem em soluções inovadoras e tecnológicas para melhorar aquilo que oferecem.

Moderna fábrica de ração animal

É por isso que cada vez mais as empresas dessa área trabalham em toda a cadeia do produto. A importância do mercado de nutrição animal no Brasil, assim, está refletida na relação com o público-consumidor, especialmente os produtores de bovinos, aves e suínos.

Nestes casos, há muitas empresas que assumem o papel de fornecer aos pecuaristas informações importantes sobre parasitologia e nutrição, até mesmo dicas sobre a produção são levadas para os clientes-produtores. Isto ajuda a estreitar a relação entre os dois lados.

Notamos, então, que a função primordial desse mercado é gerar produtos de qualidade, o que não resume o seu papel real, pois ele também colabora de forma direta para o desenvolvimento de um setor pecuário mais eficiente e seguro.

Do crescimento ao reaproveitamento: o mercado em 2018 e as novidades do setor

Se, em 2014, esse setor conseguiu manter-se, apesar da crise econômica, em 2018, a greve dos caminhoneiros desacelerou seu crescimento. Com isso, o desempenho do setor acabou ficando abaixo do esperado. Mas ainda assim, houve um bom índice de crescimento, fruto da demanda sempre constante e também da ligação entre gêneros alimentícios para animais e outros setores produtivos.

Galpão em empresa privada de moagem de ração animal.

É interessante notar que, ainda que exista um crescente investimento para reaproveitar resíduos, como matéria-prima, os restos de peixe estão entre as possibilidades. Ao reutilizar este material, é evitado o descarte incorreto. Isso possibilita gerar produtos e derivados que farão parte da alimentação de gatos, cães e dos próprios peixes.

Ademais, muitos insumos, que citamos como base para criar rações e itens similares, também servem à indústria química, o que demonstra não só a importância do mercado de nutrição animal no Brasil, mas também sua diversidade.

Conclusão

Há muitos exemplos nos quais podemos notar a importância do mercado de nutrição animal no Brasil. Este artigo serviu apenas para dar ideia do papel que essas empresas desempenham atualmente. Se você precisa desses e outros insumos para sua produção, acesse o site MF Rural e encontre enorme variedade de produtos em todo Brasil.