Ora-pro-nóbis, a planta que salva. Confira seus benefícios!

Ora-pro-nóbis, a planta que salva. Confira seus benefícios!

Dentre as folhas com potencial de uso na alimentação humana, uma que tem conquistado cada vez mais pessoas é a Pereskia aculeata, popularmente conhecida como Ora-pro-nóbis. Seu nome, que significa “rogai por nós” em latim, reflete a estima atribuída a essa planta. Além disso, ela também é chamada de trepadeira limão e groselha-de-barbados.

É uma trepadeira semi-lenhosa e arbustiva que ocorre naturalmente no Brasil, desde a Bahia até o Rio Grande do Sul, além da região Noroeste do estado do Paraná. Geralmente encontrada na forma de trepadeira em matas secundárias, a planta demonstra uma ampla distribuição em diversas regiões do país.

Suas propriedades são amplamente conhecidas, especialmente entre as pessoas que vivem nas zonas rurais e a cultivam em seus quintais, tanto como remédio quanto como alimento. Foi através desse conhecimento popular que a Ora-pro-nóbis começou a ganhar destaque nas grandes cidades, conquistando espaço não apenas nos campos, mas também nas mesas urbanas.

Em Minas Gerais, na cidade de Sabará, acontece anualmente o Festival da Ora-pro-nóbis, um evento que já reuniu mais de 15 mil pessoas em uma celebração da cultura local e dessa planta tão especial. Profundamente enraizada na culinária mineira, a Ora-pro-nóbis é destaque nesse festival gastronômico, sendo servida de diversas formas, desde acompanhando frango e costelinha de porco até mesmo em combinações inusitadas, como sorvetes.

Neste texto, abordaremos informações sobre o cultivo da planta Ora-pro-nóbis, as principais pragas e doenças que podem afetá-la, e os benefícios que essa planta oferece para nossa saúde. Confira!

Cultivo

É possível cultivar a Ora-pro-nóbis em casa, uma vez que ela se adapta bem a qualquer tipo de solo e não exige cuidados específicos, propagando-se com facilidade. No entanto, é importante escolher um local de plantio que não tenha histórico recente de doenças causadas por patógenos de solo, especialmente nematoides.

Além disso, a planta não tolera encharcamentos, portanto, é essencial garantir uma boa drenagem na área de plantio.

Flores de ora-pro-nóbis com pétalas brancas e miolo laranja
A ora-pro-nóbis se adapta bem em todos os tipos de solo com boa drenagem e livres de patógenos.

Com espinhos, a Ora-pro-nóbis pode ser utilizada em cercasvivas, prosperando tanto à sombra quanto ao sol.

É uma cultura que se adapta bem às condições do clima tropical e subtropical, com precipitações anuais entre 1200 mm e 1800 mm e temperaturas médias anuais variando entre 18ºC e 23ºC.

Recomenda-se que o plantio seja realizado entre os meses de setembro e janeiro nas regiões Sudeste e Centro-oeste.

Em regiões mais frias, recomenda-se que o estabelecimento da cultura seja feito entre os meses de setembro e início de novembro, evitando assim, períodos frios que podem causar redução do crescimento, queima das folhas e interrupção da colheita

No Nordeste, o desenvolvimento da planta é contínuo, desde que haja um suprimento adequado de água durante a época de estiagem.

A Ora-pro-nóbis é propagada por meio de estacas plantadas em solo fértil enriquecido com matéria orgânica. Após enraizadas, as estacas são transplantadas para o local definitivo. Em épocas de chuva, também pode ser plantada diretamente no local definitivo.

O desenvolvimento da planta por meio de estaquia é lento nos primeiros meses, mas após a formação das raízes, seu crescimento se torna bastante acelerado.

Confira também: Preparo do solo: Técnicas para um plantio eficiente

Principais pragas e doenças

A ora-pro-nóbis é pouco atacada por pragas e doenças, porém existem alguns problemas que acometem mais essa cultura como:

  • Lagartas desfolhadoras: ocorre principalmente na fase final do ciclo e os danos podem ser de redução da área foliar até perda da qualidade das folhas. No caso de ocorrência da praga, recomenda-se utilização de produtos biológicos específicos para lagartas;
  • Besouros desfolhadores: ocorrem em baixa intensidade e causam perfurações nas folhas, levando à perda de qualidade do produto colhido;
  • Colchonilhas e pulgões: sugam a seiva da planta, formando colônias nos ramos (colchonilhas) e nas folhas jovens (pulgões). Em caso de ocorrência, recomenda-se uso de inseticidas biológicos;
  • Podridão na base do caule: ocorre principalmente em locais com drenagem ineficente. Causa decomposição do tecidos, podendo levar à morte da planta;
  • Lesões foliares: podem estar associadas à bacterias do gênero Xanthomonas ou a fungos do gênero Cercospora, Septoria e Pucinnia. Podas de colheia normalmente são o suficiente para conter a infestação;
  • Nematoides-das-galhas (Meloidogyne spp.): vermes que vivem no solo e atacam as raízes das plantas, reduzindo seu potencial produtivo. Adubação verde com espécies antagônicas, aporte contínuo de matéria orgânica e utilização de bioinsumos são práticas que desfavorecem o aumento dos nematoides no solo, minimizando seus danos às plantas.

Portanto, convém ficar atento a alguns aspectos para evitar esses problemas:

  • Escolha solos com boa drenagem para evitar encharcamentos;
  • Faça uso de adubação verde;
  • Utilize mudas de qualidade;
  • Forneça nutrição equilibrada por meio do uso de matéria orgânica;
  • Faça as podas de formação e colheita de maneira a propiciar aeração da lavoura;
  • Crie barreiras vegetadas em torno da cultura para evitar a incidência de ventos fortes na lavoura;
  • Faça os tratos culturais com ferramentas desinfetadas;
  • Evite danos ou feridas nas plantas.

Benefícios

A Ora-pro-nóbis é verdadeiramente uma maravilha da medicina alimentar, pois contém uma ampla gama de compostos que estão sendo cada vez mais reconhecidos como essenciais para a saúde humana.

Ora-pro-nóbis é conhecida como “carne verde” ou “carne vegetal” devido ao seu alto teor de proteínas e minerais, especialmente cálcio e ferro. Além disso, apresenta quantidades significativas de fibras, vitaminas A, B, C, magnésio, manganês, potássio e cobre. Seus compostos antioxidantes poderosos, como os carotenoides, completam este arsenal de fitonutrientes e compostos orgânicos benéficos.

folhas de ora-pro-nóbis colocadas em uma peneira
São muitos os benefícios da ora-pro-nóbis, pois contém proteínas, minerais e vitaminas

Segundo pesquisas, cerca de 100 g de extrato seco das folhas de Ora-pro-nóbis fornecem em média 50% da necessidade diária de proteínas para um adulto, com base na quantidade total diária de proteínas determinada pela Food and Agriculture Organization (FAO).

A abundância de proteínas essenciais faz da Ora-pro-nóbis uma grande aliada no combate à desnutrição em seres humanos. Destaca-se, assim, a possibilidade de seu uso como fonte de proteína foliar na alimentação humana.

O valor proteico de um alimento é determinado pela sua composição em aminoácidos essenciais. Além disso, o aproveitamento biológico desses aminoácidos (biodisponibilidade) depende da digestibilidade da proteína.

Sendo assim, o perfil aminoacídico fornece uma boa indicação da qualidade das proteínas alimentares. Além de participar da construção e manutenção dos tecidos, os aminoácidos têm funções importantes na formação de enzimas, hormônios e anticorpos, no fornecimento de energia e na regulação de processos metabólicos. Além do nitrogênio, os aminoácidos também fornecem compostos sulfurados ao organismo.

As folhas de Pereskia aculeata já foram amplamente utilizadas pela Pastoral da Criança na produção da multi-mistura, empregada no tratamento preventivo e curativo da desnutrição infantil em comunidades carentes.

As folhas de Pereskia aculeata podem ser consumidas de várias maneiras, incluindo refogados e sopas. Além disso, podem ser transformadas em farinha para preparar tortas, macarrão, biscoitos, pães e bolos de alto teor proteico.

Leia também: Tipos de manjericão: veja os principais e seus benefícios

Assista no vídeo a seguir, alguns benefícios da ora-pro-nóbis à saúde:

Fonte: Vale Agrícola.

Os pesquisadores encontraram evidências de que o consumo da hortaliça reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol, além de tornar o sangue menos propenso a formar coágulos. Além disso, a ora-pro-nóbis tem efeito depurativo, ou seja, atua na limpeza do organismo.

Alguns dos benefícios para a saúde da ora-pro-nóbis incluem sua capacidade para ajudar na perda de peso, pois promove saciedade. Além disso, é conhecida por aumentar a saúde do coração, auxiliar no desenvolvimento das crianças, tratar certas doenças gastrointestinais, prevenir certos tipos de câncer, proteger a pele, melhorar a visão, fortalecer o sistema imunológico, promover a formação de ossos fortes e aumentar a circulação.

Suas folhas são empregadas como emoliente e consumidas como fonte alimentar, sem apresentar índice de toxicidade.

Ora-pro-nóbis arbórea

Também conhecida como “cacto-rosa” ou “rosa-madeira”, a ora-pro-nóbis arbórea (Pereskia grandifolia) apresenta flores na cor roxa ou rosa. Esta espécie é comumente encontrada nos jardins de residências em vários estados do Brasil, especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste.

A ora-pro-nóbis é uma planta de porte médio, podendo atingir até 10 metros de altura. Devido aos seus espinhos, não é recomendado o seu plantio em calçadas, mas pode ser utilizada como cerca viva.

Flor aberta e flores em botão da planta ora-pro-nóbis entre folhas verdes
As folhas da ora-pro-nóbis arbórea possuem alto teor de proteínas e outras qualidades nutritivas.

A ora-pro-nóbis produz belas flores grandes de cor rosa. Seus frutos são comestíveis e assemelham-se ao figo, ficando amarelados quando maduros.

As folhas da ora-pro-nóbis possuem alto teor de proteínas, vitaminas e minerais. São consumidas refogadas ou no preparo de saladas, omeletes, cozidos e tortas. Além disso, podem ser utilizadas no tratamento de várias condições de saúde, como hipertensão arterial, diabetes melitus, dores de estômago e de cabeça, dermatites atópicas, hemorroidas, úlceras e até mesmo na prevenção do câncer.

Conclusão

Como vimos, tanto a ora-pro-nóbis quanto a ora-pro-nóbis arbórea são plantas de fácil cultivo, sendo adaptáveis em todo território brasileiro, exigindo apenas alguns poucos cuidados. Com alto teor nutritivo, proporcionam diversos benefícios à saúde humana.

E então? Gostou desse conteúdo? Aproveite e veja também nosso artigo sobre a salsinha.

Caso queira comprar mudas ou ramas de ora-pro-nóbis, veja em nosso marketplace. Lá você pode encontrar produtores com plantas selecionadas.

Post Relacionado

Oídio: saiba tudo sobre essa doença

Oídio: saiba tudo sobre essa doença

A prática agrícola, por sua natureza, requer um comprometimento excepcional, uma dedicação incansável e investimentos consideráveis para alcançar níveis de…