Tipos de manjericão: veja os principais e seus benefícios

Tipos de manjericão: veja os principais e seus benefícios

Você já reparou que existem diversos tipos de manjericão? Essa erva aromática é amplamente usada para fins culinários e medicinais, oferecendo vários benefícios à saúde.

Também comumente chamado de alfavaca, o manjericão é uma planta herbácea pertencente à família Lamiaceae, gênero Ocimum. Esse gênero é conhecido no mundo inteiro por suas espécies ricas em óleos essenciais utilizados na medicina natural.

As fontes divergem sobre a quantidade de espécies e variedades existentes de manjericão, pois, devido a ocorrência de polinização cruzada, há formação de vários híbridos que resultam em subespécies, dificultando a classificação.

A seguir, vamos te apresentar alguns tipos de manjericão mais utilizados e os benefícios que eles trazem à nossa saúde. Aproveite a leitura!

Tipos de manjericão

Existem dezenas de tipos de manjericão que diferem em tamanhos, cores e até aromas. A espécie mais tipicamente utilizada é a Ocimum basilicum, que possui diversas variedades. Conheça algumas delas:

Manjericão comum

Também chamado de manjericão doce e manjericão branco, é o tipo mais comumente utilizado e cultivado no Brasil. Botanicamente, é um subarbusto ereto e ramificado, com altura de 30 a 60 cm, com folhas verde-claras de aroma forte e flores brancas.

Manjericão comum, também chamado de manjericão doce ou branco
Esse tipo de manjericão é muito utilizado em massas, molhos à base de tomate, pesto, saladas e carnes.

Manjericão anão

Conhecido também como manjericão miúdo, ou manjericão francês. Cientificamente, seu nome é Ocimum basilicum variedade minimum. Trata-se de uma planta com porte e folhas menores do que o manjericão comum, além de ter sabor mais suave.

Manjericão tipo anão, miúdo ou francês
Por ser pequeno, esse tipo de manjericão é perfeito para plantar em vasos.

Manjericão italiano

Manjericão italiano, manjericão-de-folha-larga, manjericão genovês, basílico, basilicão e, por ser internacionalmente conhecido como sweet basil, também pode ser encontrado como manjericão doce.

Essa planta que atende por todos esses nomes, é o tipo de manjericão mais usado no mundo. Suas folhas são grandes, levemente rugosas, brilhantes e exalam um aroma intenso.

Plantas de manjericão do tipo italiano
Esse é tipo de manjericão mais indicado para preparação de molho pesto. Além disso, não recomenda-se seu uso no preparo de pratos quentes.

Manjericão roxo

De nome científico Ocimum basilicum variedade pupuraceus ou purpurascens, esse tipo de manjericão chama atenção por suas folhas de cor roxa bem forte. Dependendo da variedade, as folhas podem se tornar um pouco verdes se muito expostas ao sol. Tem sabor mais suave, porém delicioso.

Folhagem do manjericão roxo
O manjericão roxo vai bem em molhos e assados, além de servir para decorar diversos pratos.

Manjericão tailandês

Esse tipo de manjericão se parece com o manjericão comum, porém seus ramos são um pouco arroxeados. Também chamado de manjericão thai, seu nome científico é Ocimum basilicum variedade Horapha. Ele é bem difícil de encontrar no Brasil, tem sabor com tons de anis e é picante.

Folhas de manjericão tailandês, thai ou horapha;
Esse tipo de manjericão é amplamente usado na culinária asiática.

Veja também: Tomate sweet grape: conheça mais sobre essa hortaliça.

Benefícios do manjericão

O manjericão é rico em óleos essenciais que trazem inúmeros benefícios à nossa saúde. O linalol, geraniol e o eugenol estão presentes em maiores quantidades. Além disso, também contém flavonóides, taninos e saponinas.

O eugenol auxilia no tratamento da pressão alta, por meio do relaxamento dos vasos sanguíneos. Ela também se beneficia da ação dos taninos, saponinas e flavonóides, que são antioxidantes e combatem os radicais livres que prejudicam as artérias, além de ajudarem a diminuir o colesterol ruim.

O geraniol e o linalol atuam no sistema nervoso central, e podem ser benéficos para quadros de depressão, ansiedade e insônia. Além disso, juntamente com o mentol, também apresentam propriedades relaxantes e anestésicas.

O manjericão também apresenta alta quantidade de ácido ursólico, que ajuda na digestão por conta de seus efeitos antioxidante e anti inflamatório que protegem o fígado.

Ademais, o manjericão conta com propriedades antimicrobianas, auxiliando no tratamento de aftas, gengivites e amigdalites. Também contribui no tratamento de gripes e resfriados por conta de suas funções antioxidantes, que ajudam no relaxamento dos pulmões, aliviando a tosse e melhorando a respiração.

Por fim, possui também propriedades anti espasmódicas e carminativas, ajudando no alívio de cólicas e excesso de gases.

E então, ficou interessado em consumir mais dessa erva aromática? Acesse no post sobre como plantar manjericão e aprenda o passo-a-passo para ter sempre esse tempero fresco à sua disposição!

Post Relacionado