Abelhas: suas características e funções na natureza

Abelhas: suas características e funções na natureza

As abelhas, conhecidas por diferentes funções, entre elas a de realizar a polinização, bem como a produção de mel, possuem características interessantes.

Por falar em polinização, você sabia que apenas 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais? Isso mesmo. Então, sem elas não haveriam certos tipos de frutos silvestres, vegetais, hortaliças, entre muitos outros alimentos.

Portanto, as abelhas são muito importantes para a nossa sobrevivência. Sendo assim, neste artigo falaremos das suas características e funções na natureza. Boa leitura!

A sociedade das abelhas, funções na natureza e características

Primeiramente, precisamos citar que as abelhas são insetos (animais invertebrados) que vivem em uma espécie de sociedade, onde existe uma divisão de tarefas para cada tipo de abelha.

Atualmente existem mais de 20 mil espécies. A diferença de funções impacta também na morfologia dos animais, em sua aparência, bem como no heteromorfismo (ter diversas formas dentro da mesma espécie).

A divisão consiste em: rainha, zangão e operárias. Uma única colmeia pode ter cerca de 60 mil abelhas, sendo que essa colônia é constituída por uma única rainha, dezenas de zangões e certamente milhares de operárias.

Abelha rainha com suas características e funções
A abelha rainha possui funções e características diferentes das demais dentro da colmeia: gerar novas abelhas e manter a ordem social.

A abelha rainha tem como funções a postura de ovos e a manutenção da ordem social na colmeia, liberando uma substância química chamada de feromônio. Dessa maneira, transmite aos demais membros da colmeia em que está presente e em atividade, evitando inclusive que surjam outras rainhas, e ao mesmo tempo consegue atrair os zangões para o acasalamento.

As abelhas operárias são responsáveis pela manutenção da colmeia, desde a faxina até a defesa contra invasores. Elas coletam néctar e pólen das flores, produzem cera, visando a produção dos favos, o próprio mel, através da desidratação do néctar; e a geleia real, que serve para alimentar a abelha rainha.

Os zangões, únicos machos da colmeia, têm como única função fecundar a rainha durante o voo nupcial. Mas, quem pensa que eles têm uma vida “boa” na colmeia, uma vez que não trabalham, está enganado: durante o acasalamento, o órgão genital do zangão fica preso no corpo da rainha e ele acaba morrendo.

O que as abelhas produzem?

A partir do pólen colhido das flores, as abelhas conseguem matéria-prima com o propósito de produzir mel, a geleia real, cera e própolis. O mel pode variar em quantidade e sabor de acordo com a espécie de flor em que foi extraído o pólen. Exemplo: o mel de eucalipto vem do néctar colhido nas flores dessa árvore.

Abelhas com uma de suas funções: produzir mel
Entre as funções, as abelhas produzem o mel que tem diferentes finalidades, inclusive na construção da colmeia.

Em geral, o mel é produzido com o fim de alimentar as abelhas operárias, pelo seu alto teor de açúcar, sendo energético. Já a geleia real é produzida para alimentar a rainha. Elas também usam a mistura de pólen ou mel com o néctar na construção da colmeia.

Por fim, o própolis é produzido pelas operárias, por meio de resinas e cera, que gera uma espécie de desinfetante na entrada da colmeia, para evitar entrada de bactérias e outros invasores.

Confira também: Abelhas x formigas: aprenda como proteger seu apiário.

As abelhas e suas funções na natureza

A polinização é o grande destaque quando se fala sobre a ação das abelhas na natureza. O interessante é que durante a viagem de coleta de pólen há um transporte entre as flores. Assim, a abelha traz, sem intenção, o pólen de um órgão masculino da planta (antera) ao feminino dela (estigma), que resulta nas flores que conhecemos.

Abelhas coletando o pólen das flores
Com o fim de fabricar o mel e demais produtos, as abelhas realizam a polinização, importante papel à natureza.

O resultado é a fecundação de diversas espécies que sobrevivem apenas por conta desse trabalho desses insetos. Dessa maneira, o risco da extinção das abelhas seria uma ameaça real à biodiversidade e ao homem.

A comunicação das abelhas

Na realização eficaz de todo esse trabalho, as abelhas contam com uma comunicação entre si. Isso ocorre através de toques, movimentos, sons e cheiros.

Exemplo: quando uma abelha quer informar às suas companheiras sobre uma fonte rica em néctar ou pólen, encontrada nas proximidades da colmeia, ela inicia uma dança circular. Essa dança muda quando essa fonte de alimento está mais distante.

Abelhas com funções e características na colmeia
A comunicação entre as abelhas é feita de diferentes maneiras.

Outro tipo de comunicação acontece quando ocorre a liberação do feromônio. Essa substância não serve apenas para a rainha indicar sua presença na colmeia ou acasalamento, conforme citamos acima.

Ele também tem outras finalidades: serve de alerta em caso de algum perigo à colmeia ou mesmo para indicar a localização de água ou a rota até o néctar das flores e volta à colmeia, sem se perder no caminho.

Ademais, é preciso observar que essa substância não é exclusiva das abelhas, mas de diversos outros animais e serve de comunicação entre aqueles da mesma espécie.

Por falar na importância das abelhas para a natureza, confira, no vídeo, mais detalhes sobre papel imprescindível na atividade de polinização e geração de alimentos:

Fonte: Bee Or Not To Be?

Conclusão

Portanto, as abelhas têm grande importância ecológica, com diferentes funções e características que citamos neste artigo, ou seja, vivem organizadas em uma sociedade complexa e que contribui para a natureza. Isso sem falar na questão econômica, graças aos produtos que elas fabricam.

Nossa sugestão de leitura complementar é um post especial que trata exclusivamente de uma espécie de abelha: a jataí. Confira!

Post Relacionado