Abelha rainha: qual a função dela nas colmeias?

Abelha rainha: qual a função dela nas colmeias?

A abelha rainha, como o próprio nome já diz, é a personagem principal das colmeias. Ela é responsável pela reprodução e, dessa maneira, a própria sobrevivência das abelhas.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre as abelhas rainhas, sua função, importância e tratamento por parte das outras componentes dessa rica sociedade.

Mas, antes é importante citar um pouco sobre a importância das abelhas para a sobrevivência do ser humano e próprio planeta. Confira a seguir:

Importância das abelhas para o planeta

As abelhas possuem uma importante função da natureza: levar pólen visando a produção de novas plantas. Para o ser humano, produzem alimentos importantes. Além do mel, o própolis, pólen, geleia real, cera de abelha entre outros produtos.

Além disso, possuem um modelo de organização social fascinante. Dentro da colônia, cada uma das abelhas tem sua função específica, que é executada sempre em benefício do bem-estar da coletividade. São três classes: as abelhas rainhas, os zangões e as operárias.

Abelhas polinização
Na natureza, as abelhas são responsáveis pela polinização, garantindo o sucesso de inúmeras plantações.

Este inseto acabou se tornando, ao longo dos anos, parte essencial da vida humana. Afinal, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 90% das plantações de flores silvestres dependem da polinização feita pelas abelhas, assim como 75% das plantações de alimentos consumidos pelas pessoas e 35% das terras aráveis do mundo. 

Aliás, a própria ONU decidiu homenagear as abelhas: proclamou o dia 20 de maio o Dia Mundial das Abelhas!

A vida das abelhas é como um poço mágico. Quanto mais se tira, mais há para tirar”, afirmou o austríaco Karl von Frisch (1886-1982), que decifrou a comunicação entre as abelhas.

Por isso, dividiu com dois colegas o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, em 1973, e o título de pai da etologia, o estudo do comportamento animal. 

Inegavelmente, como mostramos acima, as abelhas são fundamentais à nossa vida. Agora, vamos tratar da figura principal nas colmeias: as abelhas rainhas.

Confira, no vídeo, algumas curiosidades e as funções das abelhas:

Fonte: Danny Pink.

Quem são as abelhas rainhas?

As abelhas rainhas possuem função específica dentro das colmeias, como todas as outras abelhas.

As abelhas vivem em uma sociedade super inteligente, então cada uma delas possui suas funções e as desempenham durante seu ciclo de vida.

No caso das abelhas rainhas não é diferente disso. São aquelas de maior porte em relação as outras e têm função específica dentro das colmeias.

A sua função nas colmeias

A função única das abelhas rainhas é a produção de ovos, os quais vão se tornar novas operárias, zangões e rainhas.

Toda a colmeia depende disso, já que o ciclo de vida das abelhas é curto e o trabalho precisa se manter.

Abelha rainha na colmeia
As funções exercidas pela abelha rainha são a postura de ovos e a manutenção da ordem social nas colmeias.

As operárias, em condições normais, vivem de 20 a 40 dias. Os zangões, que não acasalam, podem viver até 80 dias, se houver alimento na colmeia.

Então, todos trabalham em prol da sobrevivência, inclusive na criação de novas larvas, que ocorre graças a existência da abelha rainha em cada colmeia.

O tratamento que as rainhas recebem

As rainhas tem um tratamento diferenciado, já que é a única com fertilidade nas colmeias e pode desempenhar essa função reprodutora.

Então, as abelhas produzem uma geleia real, substância rica em minerais, vitaminas, antioxidantes e aminoácidos, composta das secreções das glândulas localizadas na cabeça de operárias, com adição de açúcares provenientes do papo.

Esse produto compõe, assim sendo, a dieta ideal para que a abelha rainha consiga exercer suas atividades na colmeia. O interessante é que essa geleia é produzida apenas às abelhas rainhas, sendo que as abelhas operárias se alimentam do mel produzido.

A divisão de funções também tem relação com os alimentos ingeridos por esses insetos.

Veja como é feito o trabalho de seleção genética de novas abelhas rainhas:

Fonte: Epagri Vídeos.

As fases do ciclo da abelha rainha

O ciclo das abelhas é composto por fases: ovo, larva, pupa e adulta. Enfim, os ovos são colocados exclusivamente pela rainha, após o terceiro dia da fecundação, aproximadamente.

O ovo é colocado em um alvéolo de cera, dentro da colmeia. Posteriormente, as operárias acompanham o crescimento dessa larva, alimentando e depois cobrindo para saírem da fase de larva em um casulo.

A expectativa de vida da rainha

A vida reprodutiva da abelha rainha começa 12 dias após seu nascimento. Ela, então, realiza seu primeiro voo nupcial em busca de zangões que irão fecundá-la.

Após o acasalamento, a abelha rainha armazena o esperma do macho em seu abdômen e o libera aos poucos durante os anos. Três dias após ser fecundada, dá início à desova, botando um ovo em cada alvéolo. Uma rainha é capaz de botar três mil ovos diariamente.

O ciclo das abelhas rainhas costuma durar cerca de 60 dias, podendo variar de acordo com a espécie. Dessa forma, quando essa abelha morre, as operárias têm apenas três dias para encontrar outra rainha, pois a sobrevivência das colmeias depende disso.

Diferenças entre abelhas rainha e operária
Nas colmeias é possível identificar facilmente as abelhas rainhas. Veja a diferença de uma delas em relação às demais abelhas.

É muito interessante saber sobre as abelhas rainhas e a função delas nas colmeias. Aliás, a sociedade das abelhas é alvo de estudos desses insetos, seja na coordenação de suas atividades ou dos diferentes produtos que geram: própolis, mel, geleia real e cera.

Portanto, as funções são específicas e esses materiais também, podem servir desde a construção até a alimentação da rainha, como é o caso da geleia real. Cada passo é crucial no sentido da sobrevivência das colmeias.

Neste artigo nós destacamos a função principal das abelhas rainhas. Mas, afinal, você sabe como as abelhas produzem o mel? É a nossa outra dica de leitura!

Post Relacionado