Adoção de práticas e tecnologias de agricultura de precisão em pequenas propriedades rurais

Adoção de práticas e tecnologias de agricultura de precisão em pequenas propriedades rurais

A agricultura de precisão refere-se à gestão da variabilidade espacial e temporal, por meio de práticas e tecnologias projetadas para incrementar a produtividade com o uso otimizado de insumos, resultando na redução do impacto ambiental e na maximização dos lucros.

Nesse sentido, as práticas de AP têm ganhado cada vez mais espaço no campo. Não só as grandes, mas as pequenas propriedades rurais têm adotado um manejo mais tecnológico, a fim de aumentar a produtividade, reduzir custos e aumentar a competitividade no mercado.

Ainda se acredita que as tecnologias são apenas para grandes propriedades, porém a adoção de algumas ferramentas no campo em propriedades menores são essenciais para alavancar a produtividade e reduzir custos.

Neste artigo, falaremos sobre algumas tecnologias disponíveis e como elas podem ajudar o produtor rural a produzir mais com menos. Confira!

Agricultura de precisão: tecnologias e práticas

A agricultura de precisão conta com várias práticas e tecnologias que visam reduzir custos e aumentar a produtividade. As mais utilizadas que podem trazer grandes benefícios inclusive para o produtor rural em pequenas propriedades são:

Sensores de solo

Os sensores de solo auxiliam o produtor a entender melhor as características da sua área de maneira mais rápida e precisa. Essas ferramentas podem, por exemplo, identificar os níveis de umidade do solo, possibilitando ao produtor melhor uso de irrigação da cultura.

Mão masculina segurando smartphone ao lado de sensor inserido em solo com plantação e irrigação
Uma das tecnologias que pode beneficiar o pequeno produtor é o sensor de solo que pode ser óptico, eletroquímico, mecânico ou capacitivo.

Além disso, alguns sensores podem detectar também aspectos como temperatura, condutividade elétrica, pH e nutrientes do solo.

Sistemas de irrigação inteligentes

A incorporação de sensores viabiliza a implementação de sistemas de irrigação inteligentes, os quais ativam-se precisamente no momento necessário, proporcionando a quantidade adequada nos locais que demandam irrigação.

Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS)

Conhecido por GPS (sistema americano de satélites), o GNSS pode ser muito útil ao pequeno produtor rural. Os agricultores podem usar os sistemas GNSS para mapear sua área, planejar rotas mais eficientes para os maquinários e monitorar o desenvolvimento das culturas

Monitoramento de pragas e doenças

O monitoramento de pragas e doenças na agricultura de precisão pode ser feito por meio de drones, por imagens de satélite, por sensores de campo e até mesmo em sensores acoplados em máquinas agrícolas.

Homem segurando controlador de um drone que está sobrevoando uma área observando colheita feira por trator
O monitoramento de pragas e doenças pode ser facilitado com a utilização de drones.

Essas ferramentas digitais podem ser muito úteis ao homem do campo, mesmo em pequenas propriedades rurais, já que pode aumentar a eficiência no monitoramento de pragas e doenças, facilitando assim a tomada de decisão do produtor.

Veja também: Sensoriamento remoto no monitoramento de doenças na agricultura.

Benefícios da agricultura de precisão ao pequeno produtor rural

A utilização de tecnologias e práticas de agricultura de precisão trazem grandes benefícios ao pequeno produtor rural. Alguns deles são:

Acesso às informações em tempo real

Uma das vantagens competitivas das tecnologias de agricultura de precisão em pequenas propriedades rurais é o acesso às informações da sua área em tempo real, o que melhora a agilidade na tomada de decisão, com base em dados atualizados, otimizando a eficiência operacional.

Otimização de pequenas áreas cultivadas

A aplicação precisa de insumos e o monitoramento detalhado do solo possibilitam a otimização de pequenas áreas cultivadas. Isso é particularmente relevante para pequenos agricultores, pois maximiza a eficiência da produção, reduzindo custos.

Redução de custos

A utilização das práticas e tecnologias de AP visam, entre outros pontos, reduzir os custos na propriedade. Como as ações são voltadas para aplicação de insumos de maneira precisa, como fertilizantes, defensivos e até mesmo a água, pode haver uma redução nos custos das operações agrícolas.

Mão depositando fertilizante químico em solo com planta emergente
A utilização de práticas de agricultura de precisão pode reduzir a necessidade de insumos na lavoura.

Estudos mostram que a prática da AP pode levar a uma redução de cerca de 10% no custo de fertilizantes, por exemplo.

Leia também: Tecnologia de aplicação: mistura de produtos em tanque de pulverização.

Aumento da produtividade

A aplicação precisa de insumos permite que o produtor aja com rapidez e precisão. Ao abordar a variabilidade espacial da lavoura, o agricultor pode conquistar uma maior produtividade, concentrando seus esforços em áreas específicas que demandam atenção e otimização.

Esse enfoque resulta em uma utilização mais eficiente dos recursos disponíveis, proporcionando um aumento significativo na produtividade, mesmo em espaços limitados.

Desafios e soluções

A implementação de tecnologias por pequenos produtores pode enfrentar alguns desafios como:

Investimento inicial

A implementação da Agricultura de Precisão geralmente requer um investimento inicial considerável. No entanto, soluções modulares permitem que agricultores de pequenas propriedades iniciem com investimentos mais modestos, expandindo gradualmente conforme a necessidade e disponibilidade financeira.

Capacitação técnica

A complexidade das tecnologias envolvidas pode representar um desafio ao prod. Treinamentos especializados e parcerias com empresas do setor ajudam os agricultores a superar barreiras técnicas, capacitando-os a utilizar plenamente as ferramentas de Agricultura de Precisão.

Homem agachado segurando celular com sinal de conectividade em meio a plantação de milho sendo monitorada por sensor de solo e imagem ilustrativa de medição de nutrientes, umidade, luz e pH do solo
Apesar dos desafios, a utilização de ferramentas e práticas de AP é uma grande aliada do produtor na redução de custos e no aumento da produtividade

Conclusão

A tecnologia tem causado um grande impacto no meio rural, beneficiando inclusive os pequenos produtores. Durante muito tempo, as ferramentas e práticas da Agricultura de Precisão pareciam estar fora do alcance das pequenas propriedades rurais.

Contudo, nos dias atuais, a Agricultura de Precisão se tornou uma aliada essencial para os produtores competirem no mercado, promovendo o aumento tanto da produtividade quanto da qualidade dos produtos. Além disso, essa abordagem contribui significativamente para a redução de custos e para a minimização do impacto ambiental.

Ao adaptarem as tecnologias disponíveis para espaços menores, os agricultores podem colher vários e significativos benefícios.

Investir em práticas e ferramentas de Agricultura de Precisão pode ser o ponto-chave para aumentar a produtividade e ganhar mais destaque no mercado. Essa abordagem não apenas impulsiona o crescimento econômico dos produtores, mas também fortalece a base para um futuro agrícola mais promissor e equilibrado.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite e leia também nosso artigo sobre produção de sementes: multiplicação, cuidados, certificação e comércio. Boa leitura!

Post Relacionado