Capim-gordura: principais características e importância para a pecuária

Capim-gordura: principais características e importância para a pecuária

O capim-gordura é uma gramínea perene que apresenta diversas características positivas, constituindo uma ótima opção para os pecuaristas brasileiros, especialmente em termos de qualidade de pastagem.

Sua rusticidade permite adaptação mesmo em solos de baixa qualidade, demonstrando resistência tanto à seca quanto ao pisoteio dos animais. Além disso, sua capacidade de produzir grande quantidade de sementes facilita sua disseminação, apresentando ainda fácil manejo e pouco trato.

Neste artigo abordaremos as principais características do capim-gordura, suas variedades, vantagens de seu uso e orientações sobre como plantá-lo. Boa leitura!

Leia também: A importância de oferecer pastagem de qualidade para o rebanho

Histórico do capim-gordura no Brasil

O capim-gordura (Melinis minutiflora) é uma gramínea perene de origem africana, também conhecido como capim-meloso, capim-catingueiro, capim-melado, capim-gordo, capim-de-frei-luiz.

Existem três teorias de como essa gramínea chegou no Brasil. A primeira delas sugere que o capim-gordura chegou ao Brasil no século XVIII por meio dos navios, que o utilizavam nas camas durante o transporte de escravos.

Outros afirmam que a sua introdução teria sido fruto de programas agropecuários de substituição de pastagens em meados de 1940. Na época, entre as pastagens naturais e artificiais que compunham os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, o capim-gordura era o mais conhecido e utilizado.

Já a última das teorias afirma que a gramínea foi introduzida no Brasil acidentalmente ou ainda para fins comerciais.

Independente de como chegou ao Brasil, a gramínea rapidamente propagou-se por vastas extensões de ecossistemas brasileiros, sendo, inclusive, considerada como planta invasora devido à sua agressividade e competitividade.

O que é o capim-gordura?

Trata-se de uma planta rústica e perene, introduzida em muitos países como uma forrageira tropical, mas considerada como invasora em diversos ecossistemas, especialmente em Unidades de Conservação na região Central do Brasil.

O capim-gordura é uma espécie naturalizada no país, sendo a mais conhecida e utilizada em pastagens naturais e artificiais nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Entre as suas qualidades, destaca-se a sua significativa importância na pecuária, tendo em vista que representa uma ótima fonte nutricional para o gado.

Gramínea denominada capim-gordura, com colmos finos e longos, e extremidades roxas
O capim-gordura é uma planta perene que se tornou uma excelente opção à pecuária.

O nome capim-gordura foi inspirado na grande quantidade de pelos secretores apresentados pela gramínea. Esses pelos secretam um óleo essencial de cheiro característico, conferindo um aspecto viscoso à planta e ocorrem de maneira mais abundante em épocas de floração e frutificação, especialmente por plantas bem desenvolvidas.

Apresenta aglomerados densos, com altura de 0,70 a 0,80 metros quando totalmente desenvolvidos. Sua estrutura é deitada, com colmos finos e longos que se curvam, emitindo raízes na região dos nós em contato com o solo. Os colmos, inicialmente verdes, adquirem um tom roxo-escuro nas partes expostas à luz.

Possui uma superfície lisa ou coberta por uma pilosidade fina e macia nos entrenós, e na região dos nós, apresenta pelos brancos, sedosos, eretos e densos. Já as folhas variam de tamanho de acordo com as diferentes variedades.

O capim-gordura se adapta bem aos solos secos, ácidos e com baixa fertilidade natural, típicos do Cerrado. No entanto, teme o excesso de umidade e temperaturas extremas, sendo moderadamente tolerante às secas.

Características do capim-gordura

As principais características do capim-gordura são:

  • Crescimento rápido;
  • Boa germinação e baixíssima dormência;
  • Alta resistência, combatendo, inclusive, ervas daninhas;
  • Moderada resistência às secas;
  • Alta adaptação a solos com baixa fertilidade natural;
  • Resistente à pragas e doenças;
  • Sementes não são consumidas por pássaros, facilitando a colheita;
  • Alto valor nutricional para o gado;
  • Produz secreção com propriedades carrapaticidas.

Veja também: Boas práticas na produção pecuária: como aplicar em todo o ciclo

Variedades do capim-gordura

Dentre as variedades mais conhecidas do capim-gordura, podemos destacar:

  • Capim-gordura roxo: devido ao seu vigoroso e belo desenvolvimento, é o mais difundido e cultivado entre as variedades. Possui grandes inflorescências arroxeadas, com 17 cm de comprimento, em média, e 6 cm de diâmetro. As espículas ou espiguetas que compõem a inflorescência são providas de longas aristas;
  • Capim-gordura branco: possui touceiras de porte semelhante à variedade roxa, porém com inflorescências e folhas de coloração verde mais clara. As suas folhas são mais longas, os colmos eretos e robustos, e apresenta menor exsudação de secreção e cheiro menos ativo. Além disso, é uma variedade menos vigorosa e menos resistente às baixas temperaturas, fornecendo forragem de qualidade inferior em relação às demais. Em contrapartida, vegeta melhor em terras férteis se comparada às outras cultivares;
  • Capim-cabelo-de-negro: é uma variedade característica, sendo facilmente identificada. Apresenta touceiras baixas, folhas curtas, estreitas e verde-escuras, com muitas penugens. Com entrenós mais curtos e folhas mais aproximadas, forma uma vegetação mais densa como uma espécie de tapete que cobre o solo. É mais resistente ao pisoteio do gado, sendo indicada para a formação de pastagens em locais altos, secos e ligeiramente frios;
  • Capim-gordura francano: é muito semelhante ao capim-gordura roxo, embora apresente maior vigor e desenvolvimento. Suas inflorescências são panículas grandes, arroxeadas, com espículas providas de longas aristas. Tem origem na região de Franca, no interior de São Paulo.

Vantagens do capim-gordura

Conforme já citamos anteriormente, o capim-gordura é uma gramínea rústica, com pouca exigência em relação à qualidade de solos, sendo resistente à seca, ao pisoteio, bem como à pragas e doenças. Além disso, suas sementes são acessíveis e podem ser utilizadas tanto para pasto, como para feno, forragem verde e silagem, apresentando fácil manejo e pouco trato.

Plantação de capim-gordura, com destaque para suas extremidades arroxeadas
O capim-gordura apresenta alto valor nutricional quando ainda novo e tenro, especialmente nos primeiros 30 dias de crescimento.

De acordo com estudos, também foram identificadas propriedades medicinais e aromáticas no capim-gordura, sendo utilizado tanto na indústria e estabelecimentos farmacêuticos quanto de bem-estar.

Além dessas vantagens, podemos elencar ainda o seu valor nutricional para os bovinos, a sua utilização no controle de carrapatos e sua alta resistência. Vejamos cada uma delas a seguir.

Alto valor nutricional para gado

O capim-gordura apresenta alto valor nutricional quando ainda novo e tenro. Com o manejo correto e condições ambientais favoráveis, essa gramínea pode alcançar 13,32% de proteína bruta e cerca de 61% de digestibilidade nos primeiros 30 dias de crescimento. Em flor, o capim-gordura apresenta um valor nutritivo médio e, durante a frutificação, esse valor diminui ainda mais, resultando em uma textura muito lenhosa.

No Centro-Sul, registrou-se um ganho de peso dos animais em pastagens de capim-gordura de 400 g/animal/dia durante a época chuvosa e consorciado com leguminosas. No entanto, é importante ressaltar que o consórcio dessa gramínea com leguminosas é um desafio, tendo em vista o seu rápido desenvolvimento, abafando outras plantas. Por isso, é necessário um manejo adequado para a manutenção de leguminosas na mistura.

Quanto à palatabilidade, no início, os animais são quase que repelidos pelo aroma ativo da gramínea, porém, em pouco tempo habituam-se a consumi-lo, preferindo-o às demais forrageiras. Dessa forma, o capim-gordura presta tanto para a engorda quanto para alimentação do gado leiteiro.

Controle eficiente de carrapatos

Conforme explicamos no início do texto, o capim-gordura possui folhas e talos revestidos por pelos que produzem uma secreção viscosa com odor característico, constituindo um obstáculo à infestação de bovinos por carrapatos.

O óleo secretado pela planta causa a repelência e/ou a morte das larvas durante sua fase de vida livre. Estudos de campo apresentam dois efeitos dos compostos liberados pela gramínea: efeito físico e efeito químico. O efeito químico é a ação repelente da substância secretada, enquanto o efeito físico é o que ocasiona a morte das larvas, seja pelo aprisionamento e exaustão devido à viscosidade do óleo, ou mesmo por asfixia, cobrindo toda a superfície da larva.

Trata-se de uma importante ferramenta para o combate dos carrapatos, tendo em vista a crescente resistência desses parasitas em relação aos produtos químicos. O cultivo do capim-gordura, com suas propriedades acaricidas e valor nutricional, torna-se uma excelente opção para o criador.

Alta resistência

Outra vantagem do capim-gordura é a sua não suscetibilidade à moléstias criptogâmicas, à ataque de insetos e de formigas saúvas. Além disso, suas sementes não são consumidas por pássaros, facilitando a sua colheita.

Ademais, é resistente ao pisoteio e desenvolve-se rapidamente, combatendo plantas daninhas. A “tiririca” e a “grama seda”, por exemplo, são algumas das espécies controladas de maneira eficaz pelo capim-gordura.

Confira um resumo das vantagens do capim-gordura no infográfico abaixo:

Quadro contendo as vantagens de plantio do capim-gordura, dividido em três tópicos: alto valor nutricional para o gado, controle de carrapatos e alta resistência
O plantio de capim-gordura apresenta algumas vantagens, tais como: alto valor nutricional ao gado, controle eficiente de carrapatos em bovinos, além de constituir uma gramínea de alta resistência

Como plantar capim-gordura?

O capim-gordura vegeta primordialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Por produzir grande quantidade de sementes, o capim-gordura dissemina-se espontaneamente, ocupando grande área, mesmo sem a intervenção direta do homem.

É importante destacar que alguns fatores devem observados para que o cultivo do capim-gordura se estabeleça mais rápido, como a utilização de sementes de boa qualidade, manejo e taxa de lotação adequada.

Plantio de capim-gordura

O primeiro passo, antes de realizar o plantio, é preparar o terreno. Apesar de o capim-gordura poder ser estabelecido sem adubação prévia, recomenda-se que se faça uma adubação leve na época de implantação da pastagem.

Em seguida, deverá ser feita a semeadura, que pode ser a lanço ou em linhas. Para a semeadura a lanço, considerando uma semeadura normal, utilizam-se 15 kg de sementes por hectare. Pode ser realizada tanto manualmente quanto de maneira mecânica.

Já em linhas, a semeadura requer menor quantidade de sementes, cerca de 8 a 10 kg para semear um hectare. Além disso, outra vantagem da plantação em linhas é que permite fazer, caso haja necessidade, capinas ou carpas, que são muito úteis no início do cultivo, especialmente se o terreno tiver infestação de plantas daninhas.

Outra variante da semeadura em linhas é a semeadura em covas, que utiliza linhas interrompidas, devendo apresentar uma distância mínima de 0,6 m x 0,6 m entre covas.

Destaque para as sementes do capim-gordura
Com objetivo de atingir uma boa produtividade do capim-gordura, é preciso conseguir sementes de boa qualidade.

Também é possível multiplicar o capim-gordura por meio de mudas. As touceiras são cortadas a 10 cm do solo, arrancadas as raízes e divididas em mudas. Em seguida, abrem-se as covas com o distanciamento de 0,7 m x 0,7 m, e nelas são plantadas as mudas, atentando-se para não enterrá-las profundamente, mas apenas o suficiente para cobrir as raízes e a sua zona de ligação com os colmos.

Recomenda-se que o plantio seja realizado no início do período de chuvas, geralmente entre janeiro e fevereiro.

Confira também: Produção de sementes: multiplicação, cuidados, certificação e comércio

Utilização do capim-gordura

Mesmo com sua rusticidade e fácil adaptação em solos considerados de baixa produtividade, no primeiro ano de sua implantação, a pastagem com capim-gordura deverá ser utilizada com uma baixa taxa de ocupação de animais, que deverão ser retirados cerca de um mês antes da floração.

O rebanho só deve retornar à área quando as sementes caírem, assegurando que nasçam na área. Nos anos seguintes, é preciso manter as pastagens em boas condições, reduzindo a ocupação durante o período de seca ou de descanso, dependendo das condições da área.

Conclusão

Neste artigo, você teve acesso às principais informações sobre o capim-gordura, compreendendo seus benefícios e utilização na pecuária. Se o seu interesse é explorar alternativas para alimentar o seu rebanho, não deixe de conferir nosso artigo sobre o feijão guandu, uma valiosa ferramenta tanto para a pecuária quanto para a agricultura.

Post Relacionado