Alimentação de alevinos: conheça os principais cuidados

Alimentação de alevinos: conheça os principais cuidados

 

Alevinos são peixes que acabaram de sair de sua fase larval, já estão em contato com alimentação no ambiente externo e passam por um desenvolvimento bem rápido. Por isso, é muito importante saber os principais cuidados com a alimentação dos alevinos.

 

Nessa fase, os animais começam a obter maior locomoção, então, precisam de uma dieta que corresponda a essa necessidade. Esse manejo nutricional é crucial para que o peixe tenha melhora no desempenho no que diz respeito ao crescimento de locomoção e reprodução.

 

O cuidado com a nutrição representa a maior parte dos custos do piscicultor com os peixes, portanto, é preciso implementar estratégias de sucesso, a fim de ter um bom retorno financeiro. Não apenas para que a maior parte chegue à fase adulta, mas que tenham boa qualidade.

 

 

Alevinos precisam de alguma adaptação?

 

Por conta de terem saído recentemente de uma fase larval, os alevinos não estão acostumados a consumir alimentos que estejam inertes.

 

Nos primeiros dias, terão algumas dificuldades, mas logo estarão adaptados e passarão por um bom pico de crescimento.

 

 

Qual o foco da alimentação dos alevinos?

 

O principal nutriente que deve ser incluído na dieta desses animais é a proteína, pois há uma exigência maior nessa fase. Assim, eles obtêm os aminoácidos que ajudam na produção de mais proteína e na eliminação daquelas degradadas, tendo como consequência boa saúde de tecidos e órgãos.

 

 

Qual o alimento nessa fase pós-larval?

 

Na forma vegetal, pode-se servir plânctons, como opção vegetal, ou bentos, para fonte de alimentação animal.

 

Além disso, há opções de ração para melhor desempenho dos peixes e para cumprir a demanda nutricional. O importante é oferecer pequenas doses com grande frequência.

 

 

É possível evitar o canibalismo?

 

Há espécies de peixes com maior tendência ao canibalismo, como o peixe Dourado, porém é possível colocar algumas medidas em prática para evitar isso. Antes de adquirir alevinos, deve-se atentar a esse detalhes.

 

Oferecer espaço para movimentação e uma dieta balanceada por evitar a necessidade dos peixes de praticar canibalismo, por exemplo.

 

 

Qual a influência na dieta dos animais?

 

Os alevinos precisam de alimentação para seu crescimento, porém, há outros fatores nos quais a boa nutrição está ligada. O comportamento, por exemplo, além da a integridades estrutural dos animais, seu organismo como um todo.

 

Combinado a outros fatores de bom cultivo, como transferência no tempo correto pós-larval, espaço limpo e apto para movimentação, são cruciais para o sucesso do piscicultor.

 

bandejas de cultivo de alevinos com água corrente
O espaço para o cultivo de alevinos deve ser limpo e bem adaptado para movimentação

 

É importante aliar a qualidade e a quantidade ideal de alimento para os alevinos encontrarem estruturas para seu crescimento. A fase passa rápido até a aquisição do porte adulto, mas isso não exclui a necessidade de apurar cada passo desses cuidados.

 

Então, a fim de promover uma alimentação favorável aos alevinos, o produtor precisa oferecer alimentos ricos em proteínas, sejam orgânicos ou ração. Além disso, um ambiente suscetível ao desenvolvimento, com espaço para locomoção e que evita canibalismo.

 

Inserir uma ração deficitária na dieta desses animais pode trazer consequências péssimas para o produtor, comprometendo os resultados do cultivo. Dessa forma, estes são os principais cuidados com a alimentação dos alevinos.