Anglo-Nubiana: conheça essa raça de caprinos

Anglo-Nubiana: conheça essa raça de caprinos

A raça de caprinos Anglo-Nubiana está atraindo a atenção de criadores brasileiros pela sua dupla aptidão, isto é, produção de leite e carne, além da boa adaptação ao clima, sendo difundida principalmente na região Nordeste e no norte de Minas Gerais.

Sendo assim, neste artigo vamos trazer todos os detalhes desses caprinos que também são muito utilizados em cruzamentos. Confira!

Características da raça Anglo-Nubiana

A raça Anglo-Nubiana pertence ao tronco das cabras Asiáticas-Africanas, e é originária do cruzamento de cabras Nubianas do vale do Alto Nilo, da região de Núbia (atual Sudão) com cabras comuns da Inglaterra.

São animais de porte médio a grande, com uma estrutura firme e harmoniosa, com olhos grandes, vivos e cabeça leve e bem conformada. Logo chama a atenção também pelas orelhas longas e espalmadas, com formato de uma folha.

Cabra anglo-nubiana produção de leite
A produção de leite de qualidade é uma das características das cabras da raça Anglo-Nubiana.

A raça Anglo-Nubiana caracteriza-se também pelo pescoço alongado. Os machos são musculosos enquanto as fêmeas possuem um corpo suave e delicado. Esses animais possuem pelos curto e brilhantes, com variadas combinações de coloração.

As cabras pesam, em média, 55 kg a 65 kg. Produzem de dois a três litros de leite por dia, em uma lactação que dura sete meses. Apesar de ser uma quantidade menor, se comparada com outras raças leiteiras, o leite é considerado muito saboroso, rico em gordura (cerca de 6%) e confere uma característica diferenciada aos seus derivados.

Outras características

Embora parecida com a Nubiana, essa raça de caprinos é mais alta, elegante e forte. Os cabritos variam de 70 kg a 95 kg. São grandes, robustos, precoces e de carne muito boa. Esses animais são abatidos aos três meses, com um peso que varia de 21 a 22 Kg.

Os animais Anglo-Nubianos têm um focinho fino e estreito, bem como narinas achatadas. O rosto é convexo e a linha posterior do corpo pode ter uma inclinação atrás da cernelha, com uma subida suave aos quadris.

Esses animais eventualmente podem nascer com chifres e apresentam variadas combinações de cores. Aliás, se adaptam rapidamente à convivência com humanos e também possuem facilidade de adaptação ao clima.

Animais adaptação com as pessoas
As cabras Anglo-Nubianas são dóceis. Os animais dessa raça se adaptam muito bem com as pessoas.

Confira também: Criação de caprinos: história e perspectivas para o setor.

Criação da raça Anglo-Nubiana no Brasil

No Brasil, a raça Anglo-Nubiana foi introduzida por volta de 1932, e desde o início adaptou-se muito bem. Assim, com o passar do tempo, através de cruzamentos industriais, foi produzindo mestiços com alta aptidão na produção de leite e de carne, ambos de alta qualidade.

Atualmente, é bem distribuída pelos estados brasileiros e criada com o fim de cruzamentos contínuo ou absorventes, ou seja, quando duas raças diferentes são acasaladas e os mestiços provenientes deste acasalamento são acasalados, nas gerações sucessivas, com animais de uma das raças originárias.

Produção de caprinos da raça anglo-nubiana
Os caprinos da raça Anglo-Nubiana se adaptaram bem ao solo brasileiro, sendo produzidos principalmente no sistema semiconfinamento.

No Nordeste, se destaca em função de suas qualidades de rusticidade e alta produção de carne e leite, sendo usada também em cruzamentos industriais. Em alguns estados, como o Piauí, a raça se tornou importante sob o ponto de vista econômico, pois os rebanhos favorecem a melhoria da produção leiteira.

Ademais, além do nordeste brasileiro, hoje se encontram muitas produções de Anglo-Nubiana no norte de Minas. Graças a sua fácil adaptação a condições de clima seco e quente, como é o caso da zona semiárida, certamente é bem aceita pelos produtores destas regiões, no sistema semiconfinamento.

No vídeo abaixo, confira como ocorre a criação de caprinos da raça Anglo-Nubiana no Nordeste brasileiro:

Fonte: Rede Meio Norte

Conclusão

Ficou interessado em iniciar na criação de caprinos da raça Anglo-Nubiana? Conforme mostramos neste artigo, são animais que fazem muito sucesso no Brasil por suas características, qualidades e ter se adaptado muito bem principalmente ao clima seco e quente de regiões como o Nordeste.

Para continuar por dentro do assunto, acesse também o nosso artigo que traz dicas para selecionar ovinos e caprinos. Boa leitura!

Post Relacionado