Criação de caprinos: história e perspectivas para o setor

Criação de caprinos: história e perspectivas para o setor

A criação de caprinos é uma atividade econômica desenvolvida amplamente em todo o mundo, seja para corte ou para produção de leite.

Esses animais podem trazer uma boa lucratividade aos seus criadores, além de diversificar as suas produções e atender a uma parcela diferente do mercado, conseguindo variar as fontes de renda.

Neste artigo, vamos trazer as principais informações sobre a criação de caprinos, falando um pouco sobre a sua história, os números sobre o setor, e também quais são os incentivos nacionais voltados à essa atividade. Confira!

História da criação de caprinos

Chamada de caprinocultura, a criação de caprinos é uma atividade que se refere ao estudo e criação das cabras. Elas foram a primeira espécie de animal (que produz alimentos) a ser domesticado pelo homem, há cerca de 7.000 anos, fornecendo insumos como leite e carne.

A espécie em questão, que permitiu essa domesticação, foi a Capra hircus, derivada de outras raças. Atualmente, ela é encontrada principalmente nas regiões da Pérsia e da Ásia Menor.

Os caprinos desempenham um papel social importante principalmente nas regiões mais pobres, já que muitas vezes é o único meio de subsistência das famílias.

Raças de caprinos
Existem ainda outras raças de caprinos, como a Boer, a Canindé, a Romanov, a Saanen, a Savanna, entre outras.

A liderança mundial na criação de caprinos é da China, com 148,4 milhões de cabeças, representando 20% da produção, seguida da Índia e do Paquistão.

O leite de cabra é um dos mais consumidos no mundo, ficando atrás apenas do leite de vaca e de búfalas. Existem algumas raças que se destacam nesse mercado, como as alpinas e a anglo-nubiana.

Criação de caprinos no Brasil

A criação de caprinos no Brasil começou com a colonização portuguesa, quando os primeiros animais foram trazidos ao território nacional, destinados à subsistência dos colonizadores.

Atualmente, com cerca de 10 milhões de cabras, o Brasil ocupa a décima posição entre os maiores criadores desses animais, com cerca de 2% de todo o rebanho mundial.

Vantagens na alimentação de caprinos
Na alimentação, os caprinos levam vantagem, uma vez que consumem bem menos do que animais de grande porte, como bovinos.

Pela sua alta adaptabilidade a adversidades no clima, a criação de caprinos se fixou bem na região Nordeste de tal forma que atualmente concentra cerca de 90% dos rebanhos, de acordo com a Embrapa.

A produção dos caprinos nesses estados é mista, ou seja, há uma boa divisão dos animais destinados ao corte e à produção de leite, com potencial de expansão.

O couro também pode ser aproveitado, principalmente pelo segmento de vestuário e calçado, que está em busca de insumos regionais, conforme mostraremos ainda neste artigo.

Vantagens da criação desses animais

Agora que você sabe um pouco mais sobre como é a criação de caprinos e como foi a sua história de domesticação e chegada ao Brasil, está na hora de conferir algumas das vantagens de investir na produção deste animal, seja destinada a corte, criação de leite ou ambos. Vamos lá?

O primeiro ponto positivo é que se trata de um animal de pequeno porte. Sendo assim, é possível ter uma melhor lida, além de precisar de um espaço menor tanto em confinamento como na criação a pasto, quando comparados com bovinos.

Filhotes de caprinos vantagens na produção
Outra vantagem na criação de caprinos é que enquanto uma vaca leva três anos para a primeira cria e normalmente só tem um bezerro, a cabra está pronta para cobertura a partir dos oito meses e é comum nascerem dois filhotes.

A alimentação é uma outra vantagem da criação de caprinos. Estima-se que oito cabras consomem o equivalente à alimentação de apenas uma vaca. Dessa maneira, haverá uma economia quando se trata da nutrição desses animais.

Carne e leite

Atualmente, a carne de caprinos é, em grande parte, destinada à exportação. Mas, existe uma grande demanda interna por esse tipo de insumo, principalmente pela alta gastronomia.

Isso porque pode ser utilizada no preparo de pratos mais elaborados e exóticos, atraindo um público mais exigente e que aprecia alimentos diferenciados.

O leite de caprinos é um outro insumo bastante comercializado por ser uma bebida rica em cálcio e proteínas de alto valor biológico.

De acordo com uma pesquisa feita por 12 universidades brasileiras, o leite ocupa o terceiro lugar no ranking de alimentos nutritivos, sendo o de cabra é considerado o melhor de todos.

Produção de leite de cabra
Quando se considera o peso dos animais e os custos de criação, é possível obter maior lucratividade com a produção de leite de cabra do que de vaca.

Isso porque tem 20% menos colesterol (comparado com o de vaca), além de ser rico em ácidos graxos da cadeia média, que aceleram o metabolismo e queimam a gordura armazenada, ajudando a manter o colesterol sob controle e aumentando os níveis do colesterol bom. Um verdadeiro aliado à saúde do coração.

Couro de cabra

O couro dos caprinos também é muito procurado pela indústria têxtil, por ser macio e resistente, sendo ótimo na confecção de bolsas e sapatos.

Além disso, pode ser adaptado ao vestuário, para o efeito de camurça e couro pelica, além de poder ser usado para encadernação.

Entretanto, uma questão que deve ser levada em conta na criação de caprinos, diz respeito à saúde desses animais. Nesse sentido, a Emater-Ascar está treinamento os seus extensionistas, para que divulguem o conhecimento sobre o tratamento de doenças usando homeopatia.

Confira no vídeo abaixo:

Fonte: Rio Grande Rural.

Incentivo nacional para a produção de caprinos

Com o objetivo de promover a regularização e ao mesmo tempo incentivar a criação de caprinos no Brasil, com entrega de produtos de melhor qualidade, foi criada em 2019 a Política Nacional de Incentivo à Ovinocaprinocultura.

As medidas estão voltadas aos mercados nacional e internacional, mostrando que o Brasil também pode ter um bom espaço para aumentar a produção.

Essa política também visa incentivar a produção familiar, industrial e artesanal dos produtos caprinos e ovinos, com uma organização e produtividade maior em suas fazendas.

Mas, não apenas isso: também busca incentivar pesquisas na área, como o melhoramento genético, com o propósito de ajudar os criadores a investir em novas tecnologias e estratégias de criação, resultando em produtos de maior qualidade.

Isso permite, por exemplo, a criação de raças mais resistentes e que oferecem uma carne melhor qualidade, atraindo interesse maior do mercado, inclusive visando a exportação.

Incentivo na criação de caprinos em pequenas propriedades
A legislação criada tem por objetivo incentivar a criação de caprinos, principalmente em pequenas propriedades.

Além disso, algumas das ferramentas previstas nessa legislação, são de incentivo ao cooperativismo, associativismo, contratos de parceria na produção integrada e arranjos produtivos locais.

Outro ponto importante é que também permite que sejam feitas e emitidas certificações de origem, de qualidade dos produtos e sociais, bem como o oferecimento de um seguro rural.

Afinal, vale a pena investir nessa criação?

Com toda essa análise sobre a criação de caprinos, suas vantagens e perspectivas, outra dica importante à quem pensa em iniciar ou ampliar essa atividade, é que faça uma análise do mercado da sua região.

Assim, terá condições de entender qual a maior demanda relacionada aos produtos produzidos pela cabra, no sentido de focar na atividade mais rentável. No caso de ter uma propriedade com melhor estrutura, poderá inclusive investir na exportação desses produtos.

Aliás, nossa última dica é acessar nosso artigo que trata sobre como selecionar os melhores ovinos e caprinos, principalmente se tratando de reprodutores. Vale a pena conferir!

Post Relacionado