Bonsmara: conheça a raça de gado de corte “do futuro”

Bonsmara: conheça a raça de gado de corte “do futuro”

raça de gado de corte Bonsmara é uma das mais utilizadas, principalmente em países tropicais, com o fim de cruzamento industrial. A sua resistência ao calor, além da boa qualidade da carne, são algumas das vantagens dessa raça que também está atraindo criadores por todo o Brasil.

Trata-se de uma raça desenvolvida por melhoramento genético há pouco mais de 80 anos, na África do Sul, com o propósito de obter um animal resistente ao clima da região, predominado pelo semiárido, com uma grande oscilação de temperatura em diferentes regiões.

Sendo assim, neste artigo vamos apresentar detalhes da origem, características e utilização da raça Bonsmara como gado de corte. Boa leitura!

Bonsmara: uma raça criada para o calor!

Com o intuito de conhecer melhor a raça de gado Bonsmara é preciso saber um pouco mais sobre a sua origem.

Primeiramente é preciso observar que essa espécie surgiu após a constatação do governo da África do Sul de que os animais de outras raças, que vinham da Europa, não se adaptavam bem ao clima tropical do país.

Além disso, a raça Afrikaner, que era predominante no país, não conseguia se reproduzir com muita facilidade, mesmo sendo animais resistentes ao calor e com boa qualidade de carne.

Era preciso aumentar a produtividade. Então, em 1937, o governo sul-africano lançou um desafio à um jovem zootecnista, Jan Bonsma: criar um gado de corte que pudesse ter todas as qualidades necessárias aos padrões daquele país, em sistema extensivo de pastagens.

Exemplar de animais da raça bonsmara na África do Sul
O objetivo foi criar uma raça de gado que se adaptasse ao clima tropical da África do Sul.

Dessa maneira, após inúmeros cruzamentos genéticos, finalmente o pesquisador conseguiu chegar aos animais que pudessem se reproduzir com mais facilidade, sem perder as outras qualidades do gado da raça Afrikaner.

Sendo assim, a raça Bonsmara é composta de animais 5/8 de Afrikaner, e 3/16 de Hereford e Shorthorn (cada), criando o gado perfeito às condições climáticas da África do Sul. Hoje, certamente são animais que se tornaram protagonistas, se tornando a carne mais valorizada daquele país do continente africano.

Aliás, o nome dessa raça derivou de “Bonsma” (zootecnista que desempenhou o papel principal no desenvolvimento desses bovinos) e “Mara“, a fazenda na qual os animais foram produzidos. Em 1963, foi criada a Associação Sul-Africana de Criadores de Bonsmara.

Qualidades da raça Bonsmara

Os esforços de Jan Bonsma foram recompensados. Hoje, o gado Bonsmara é reconhecido mundialmente como um dos melhores em países tropicais.

Aliás, é a única raça criada pela ciência que consegue unir musculatura, boa adaptabilidade e fertilidade no período correto.

Qualidade dos animais da raça bonsmara
As características da raça Bonsmara impressionam pela sua musculatura e produção de carne de qualidade.

Veja a seguir outras características da raça Bonsmara:

  • Fertilidade: em cruzamento com raças zebuínas, produz 100% de heterose, proporcionando 20 a 25% de ganho de peso, precocidade sexual e de acabamento;
  • Precocidade: fêmeas e machos são selecionados para atingir a puberdade o mais cedo possível. Com 18 meses de idade já está em condições de ser usado a campo, com ótimo libido;
  • Intervalo entre partos: característica de grande importância dentro do sistema de avaliação da raça;
  • Qualidade espermática: não há degeneração testicular devido ao calor dos trópicos;
  • Ganho de peso: tem uma genética de ganhar peso rápido, mas proporcional a sua altura e tamanho;
  • Acabamento: deposição de gordura em toda a carcaça, entre 3 e 6 milímetros, a partir de 16 arrobas;
  • Peso ao nascer: o animal nasce pequeno, de forma fácil, sem ajuda do criador.
  • Relação bezerro/vaca: a vaca tem porte médio e a desmama ocorre com o bezerro atingindo 50% do peso da mãe;
  • Conversão alimentar: são animais que consomem a mesma quantidade de alimentos e ganham mais peso;
  • Temperamento: são animais mais calmos e, por isso, ganham mais peso e têm melhor conversão alimentar, com carne de qualidade e fácil manejo.

Cruzamento com outras raças

Por serem animais que se adaptaram muito bem aos climas mais quentes e por possuírem boa resistência à parasitas, essa raça é muito indicada em cruzamentos industriais, principalmente com raças zebuínas, como o Nelore e o Tabapuã, com alto grau de eficiência.

Animais usados em cruzamentos industriais
Esses animais são muito usados em cruzamentos industriais com raças zebuínas.

Esses cruzamentos resultam em animais produtivos a campo, com peso final chegando a 800 kg em fase adulta. Já a fêmeas na F1 apresentam boa habilidade materna, com boa produção de leite, desmamando bezerros pesados. Outra característica importante é que são muito férteis e apresentam bom intervalo entre partos.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a bovinocultura de corte.

Criação dessa raça no Brasil

A chegada da raça Bonsmara ao Brasil ocorreu em 1997, por meio de embriões importados da Argentina, em um projeto de formação de raças compostas.

O resultado agradou tanto aos criadores brasileiros que decidiram trazer a raça, com foco em ter um touro sem sangue de zebu que conseguisse trabalhar bem nessas condições de clima tropical e produzisse animais com muita heterose e com carne de alta qualidade.

Em 2000, foi criada a Associação Brasileira dos Criadores de Bonsmara, com objetivo de difundir essa raça e já conta com criadores nas principais regiões pecuárias do país. Além disso, realiza um trabalho nas áreas de pesquisa, treinamento e tecnologia.

Adaptação de animais da raça bonsmara no Brasil
No Brasil, a raça de gado Bonsmara se adaptou muito bem em diferentes regiões devido ao clima tropical.

A entidade também dispões de um programa que avalia e indica touros à centrais de inseminação com uma classificação de três a cinco estrelas, e estes últimos já terão acurácia suficiente nas DEPs, com diversas progênies avaliadas.

Conclusão

Portanto, neste artigo procuramos apresentar as características da raça de gado de corte Bonsmara que apresenta uma série de características importantes na produção de uma carne de qualidade, considerada mais saborosa e macia.

Em solo brasileiro, se adaptou muito bem ao nosso clima e condições de manejo. Enfim, no vídeo abaixo, confira como é feita a criação dessa raça em diferentes regiões do nosso país:

Fonte: Pecuária em Foco.

Por falar em gado de corte, nossa indicação de leitura complementar sobre a raça Brahman. Boa leitura!

Post Relacionado