Hereford: características e criação dessa raça no Brasil

Hereford: características e criação dessa raça no Brasil

O gado Hereford é uma das raças bovinas mais antigas do mundo e, em virtude do melhoramento genético, foi possível aprimorar a sua rusticidade, fertilidade e também permitir o abate precoce, com um bom ganho de peso.

Neste artigo, iremos destacar um pouco da história, características e também como está a criação dessa raça no Brasil. Confira!

Histórico da raça Hereford

A raça Hereford tem esse nome por causa de seu local de origem: o condado inglês de Herefordshire. Conforme citamos no começo do artigo, é uma das raças mais antigas de que se tem notícia no mundo, com indícios de criação desde 1562.

No Brasil, encontra-se criação da raça Hereford principalmente no Rio Grande do Sul, onde adaptou-se melhor. Isso devido ao clima temperado, formando rebanhos puros e mestiços, resultantes de diversos cruzamentos.

Gado hereford características da raça
O gado Hereford se adapta melhor em países com clima temperado, como é a Inglaterra, onde começou a criação.

O melhoramento genético do Hereford, que era utilizado tanto como gado de corte quanto para tração, iniciou-se com Benjamin Tomkins, fundador da raça, que em 1742 registrou o primeiro animal: a vaca Silver.

Mais tarde, o trabalho teve sequencia através do seu filho, Benjamim Tomkins Jr. Eles utilizaram o método da consanguinidade sucessiva, com o propósito de permitir abates de animais mais precoces e ao mesmo tempo com melhor aproveitamento da carne.

Mas, foi só durante a Revolução Industrial, em meados do século 19, que a raça se expandiu pelo mundo. Isso ocorreu em virtude do aumento na demanda de carne, principalmente porque os britânicos passaram a comercializar esse alimento de forma enlatada.

Atualmente, a Hereford é considerada uma raça verdadeiramente cosmopolita, já que pode ser encontrada em todos os continentes. Os Estados Unidos, por exemplo, tem um dos maiores rebanhos, em virtude de possuir as condições necessárias à sua boa produtividade.

Gado da raça Hereford alimentado a pasto
O gado da raça Hereford que se destaca nos mais variados sistemas de produção, mesmo na alimentação a pasto.

Leia também: Métodos de contenção de bovinos: confira os mais usados.

Criação da raça Hereford no Brasil

O gado Hereford foi introduzido em solo brasileiro no início do século 20, pelo criador Laurindo Teixeira Brasil, residente do município de Bagé/RS. Em 1907, ele registrou o touro “Alfo”, vindo da Argentina, e inaugurou o “Herd Book” da raça no país.

Sabe-se, porém, que mesmo antes dessa data, muitos pecuaristas gaúchos atravessavam as fronteiras com os vizinhos países Argentina e Uruguai (onde representa, aproximadamente, 70% do rebanho) com o fim de buscar animais dessa raça.

Isso fez com que a presença do gado Hereford crescesse significativamente, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, onde as condições climáticas são ideais para adaptação dos rebanhos, já que se assemelham ao país de origem desses animais.

Hoje, existem muitos rebanhos mestiços e puros, resultantes de diversos cruzamentos ao longo do último século, o que garantiu um excelente desempenho à raça, com carne macia e de alta qualidade.

No vídeo abaixo, conheça um pouco mais sobre a criação do gado da raça Hereford numa fazenda no Rio Grande do Sul:

Fonte: Richard Rasmussen.

No Brasil, o registro genealógico dos animais Puros de Origem (PO) é feito pela Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC).

Já as fêmeas Puras por Avaliação e os Puros Controlados ficam a cargo da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), sobre a qual falaremos a seguir.

A Associação Brasileira de Criadores de Hereford

No Brasil, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) é uma instituição que une os criadores da raça Hereford desde 1958, quando foi fundada. Por meio de diversos projetos e programas, ela contribui significativamente à pecuária de corte nacional.

Um dos programas pioneiros da ABHB é o Programa Carne Certificada Pampa, que contribuiu para melhores remunerações dos criadores e para oferta de carne de alta qualidade aos consumidores.

A entidade também foi responsável pela criação do projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford (BHB), uma parceria com a Apex-Brasil, cujo objetivo é difundir ao mundo a qualidade genética dos gados Hereford e Braford selecionados no Brasil.

Melhoramento genético da raça hereford
Por meio da entidade que reúne criadores, um dos objetivos é o melhoramento genético da raça Hereford.

Além disso, a ABHB criou, juntamente com a Embrapa e a Geneplus, um programa oficial de melhoramento genético de ambas as raças no Brasil, e realiza anualmente a Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford, a fim de identificar potenciais reprodutores.

Atualmente, a Associação realiza diversas estratégias para aumentar a visibilidade da raça Hereford tanto no Brasil quanto no exterior, principalmente por meio de palestras em exposições e feiras nacionais e internacionais.

Características dessa raça

O gado Hereford apresenta características bastante específicas. É bem constituído, harmonioso e equilibrado, vigoroso e de bom tamanho, com esqueleto forte e boa massa muscular. Tem como um dos diferenciais que chamam a atenção a sua pelagem avermelhada em boa parte do corpo.

Ademais, outras características importantes são: fertilidade, rusticidade, eficiência alimentar, longevidade e adaptabilidade.

Fêmeas na fase de reprodução
As fêmeas da raça Hereford iniciam a fase reprodutiva aos 14 meses e têm alta longevidade.

Confira mais informações sobre essa raça:

  • Pelos vermelhos com cabeça, ventre, peito, fim da cauda e membros na cor branca, o que marca a pureza dessa raça. Pelos finos, ondulados quando compridos, e pele flexível;
  • Porte médio, forte, rústico e vigoroso;
  • Corpo amplo, compacto e cilíndrico, com cabeça larga e curta, olhos grandes, orelhas médias, nariz rosado, chifres branco-amarelados de tamanho pequeno a médio, peito largo, costelas arqueadas, garupa e nádegas bem desenvolvidas, úbere pequeno e cauda comprida;
  • Peso médio de 850 kg nos touros, 540 kg para vacas e entre 420 e 460 kg nos bezerros;
  • Altura pode variar entre 130 e 140 cm nas fêmeas, e entre 135 e 152 cm nos machos;
  • Temperamento dócil que facilita o manejo e influencia na eficiência reprodutiva e na produtividade;
  • Grande fertilidade, não apenas nas fêmeas como também nos machos, ambos com aptidão de permanecerem produtivos por vários anos. Nas fêmeas, a fase reprodutiva tem início aos 14 meses, pesando em média 280 quilos, com partos fáceis e regulares e alta longevidade produtiva dentro dos rebanhos;
  • Sua carne é saborosa, sem exagero de gordura e tenra, muito bem valorizada;
  • Se mantidos em boas condições alimentares, chegam ao peso ideal de abate entre 20 e 26 meses, na média;
  • Proporcionam altos lucros aos criadores e frigoríficos, com uma carcaça que tem ótimo rendimento.

Conclusão

Portanto, a raça Hereford tem se destacado na produção de carne, de alta qualidade e maciez, tanto a pasto quanto em regime de confinamento. Sendo assim, tornou-se muito importante nos programas de cruzamento industrial.

E então, gostou de saber mais sobre essa raça de gado? Aproveite e acesse também nosso artigo sobre a raça Santa Gertrudis. Boa leitura!

Post Relacionado