Brahman: conheça essa raça de gado de corte

Brahman: conheça essa raça de gado de corte

De origem norte-americana e criado em mais de 70 países, o gado de corte Brahman, cuja criação ocorre praticamente de Norte a Sul do país, tem diversas qualidades que chamam a atenção dos pecuaristas brasileiros.

Rústico, se adaptou muito bem à diversas condições climáticas e também é precoce, o que garante uma boa rentabilidade entre as raças zebuínas. Além disso, oferece carne de qualidade.

Está presente em diversos países também como opção de cruzamentos industriais. Aliás, além de ser gado de corte, esses animais são usados até em cruzamentos de gado de leite, visando aumentar a rusticidade desses plantéis.

Neste artigo, vamos apresentar um pouco da história da raça Brahman, suas características e como está a sua criação no Brasil. Confira!

A história do gado Brahman

O gado da raça Brahman surgiu nos Estados Unidos, em 1915, principalmente nos estados próximos ao Golfo do México, como a Louisiana e o Texas. Na época, o americano W. J. Hudgins comprou 40 fêmeas aneloradas, descendentes de animais importados da Índia.

O objetivo era criar uma raça rústica de gado de corte, ou seja, que pudesse suportar bem calor, umidade, insetos, parasitas e doenças típicas daquela região dos EUA, a exemplo do seu país de origem.

Origem da raça de gado brahman
A raça de gado de corte Brahman foi criada com o objetivo de melhorar a qualidade dos animais em solo americano e se expandiu para todo o mundo.

O impulso maior do Brahman ocorreu a partir do momento em que foram importados animais zebuínos do Brasil, entre 1923 e 1924. Os animais brasileiros foram reconhecidos pela sua ótima qualidade e características robustas.

Com o propósito de aprimorar a sua genética, ocorreram vários cruzamentos, sendo que entre as principais raças utilizadas, podemos citar: Guzerá, Khrisna Valley e Nelore. Os produtores almejavam criar um animal que fosse excelente para a produção de carne.

A partir dessa otimização, o animal começou a ser visto como uma ótima opção aos pecuaristas americanos, pois apresentava características que o fizeram ser muito produtivo como gado de corte.

Assim, com o Brahman, foi possível ter uma pecuária de corte rentável, sendo utilizado tanto como grupo étnico ou em cruzamentos com as raças europeias especializadas. Não demorou muito para ser “descoberto”, tornando-se o zebu mais criado no mundo.

Chegada dessa raça ao Brasil

Oficialmente, a raça Brahman chegou ao Brasil em 1994, com a primeira importação vinda dos Estados Unidos autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Gado brahman em pastagem
A raça Brahman se adaptou bem ao solo brasileiro devido a sua rusticidade, com boa produção de carne mesmo em pastos considerados de baixa qualidade.

Isso foi possível inclusive com a criação, um ano antes, da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) que fez o registro dos dois primeiros animais que deram início a formação do plantel nacional: o touro americano Macho JJ Ring Didor e a matriz Remansada 222, de origem paraguaia.

Após cerca de 100 anos de melhoramento genético voltado ao ganho de produtividade, existem rebanhos de gado de corte Brahman espalhados por todo o Brasil.

Um exemplo de criação dessa raça em solo brasileiro é a fazenda Terra Verde, localizada em Marília. Há 20 anos realiza um intenso trabalho de melhoramento genético, que inclui importação de sêmen 100% americano, com o intuito de criar animais Red Brahman e Nelore de excelente qualidade. Confira no vídeo abaixo:

Fonte: ACBBTV.

Leia também: Pardo-Suíço: conheça essa raça de dupla aptidão.

Características da raça Brahman

Melhorado com o propósito de ser altamente produtivo e referência como animal de corte, o gado Brahman apresenta uma morfologia que favorece esses aspectos.

Possui tórax profundo, costelas bem espaçadas e uma extensão gastrointestinal que garante bom aproveitamento da ingestão dos alimentos. Chama a atenção também sua corcova que é extremamente avantajada em seus ombros e pescoço.

Esse bovino tem um tamanho considerado intermediário entre as raças de corte. Os touros Brahman pesam, em média, entre 720 e 1000 quilos, e as fêmeas de 450 a 630 quilos, em média.

Os bezerros são pequenos no nascimento, pesando de 30 a 40 quilos, mas crescem muito rapidamente. As cores variam do cinza claro/escuro, vermelha e quase preta.

Bezerro da raça brahman crescimento rápido
Entre as características, está a facilidade no parto, gerando bezerros que crescem e ganham peso rapidamente.

São animais considerados dóceis e de fácil manejo, o que contribui para que se alimentem melhor e haja uma melhor conversão. O rendimento de carcaça ultrapassa os 55% na média, proporcionando carne de qualidade, bem classificada nas tabelas comerciais.

Outra característica da raça de gado de corte Brahman é a sua habilidade materna. Com uma boa anatomia, que facilita o parto, produzem quantidade de leite suficiente para criar e desmamar bezerros bem pesados. Além disso, são considerados animais inteligentes, tímidos e inquisitivos, oferecendo bastante proteção às crias.

Genética e cruzamentos

Os investimentos na área da genética foram essenciais para criar um animal mais vantajoso economicamente, realizando diversos cruzamentos que visavam melhorar o animal. Entre eles, podemos citar:

  • Braford (Brahman + Hereford);
  • Brangus (Brahman + Angus);
  • Branor (Brahman + Normando).

Pode-se observar que a utilização da raça Brahman faz com que haja um crescimento precoce e aproveitamento da carcaça, resultando em uma carne de qualidade, o que é um aspecto muito apreciado nesse bovino. Com ganho de peso, acabamento de gordura e reprodução mais rápidos, o abate ocorre mais cedo, ou seja, dá retorno rapidamente ao pecuarista.

Animais usados em cruzamentos industriais
Melhorada geneticamente e usada em cruzamentos industriais, a raça Brahman ganhou destaque praticamente em todas as regiões do Brasil.

No caso do Brahman PO (Puro de Origem), o abate é antecipado em, no mínimo, nove meses, com possibilidade de agregar 128,76 kg a mais no peso final dos animais. No caso de cruzamentos, é possível antecipar o tempo médio de abate em no mínimo 10 meses e agregar 87,76 kg a mais no peso final dos animais.

Ademais, o gado de corte Brahman consegue se adaptar a ambientes rústicos e consegue se alimentar com um pasto que não seja de alta qualidade, sem que haja perda da qualidade da carne. Isso, adicionado ao fato de que possui boa resistência a doenças, gera uma economia com alimentação e medicamentos.

Conclusão

Portanto, o gado Brahman se tornou uma raça que atrai a atenção de pecuaristas brasileiros e de todo o mundo. Graças às suas características, possibilita a produção de animais precoces, rústicos e ao mesmo tempo oferecem uma carne de qualidade, o que o torna muito lucrativo.

Inegavelmente, a criação de gado de corte é uma das atividades mais importantes dentro do agronegócio e que impulsiona a economia brasileira. Entretanto, exige um bom conhecimento porque só assim o criador vai atingir o tão almejado lucro.

Nesse sentido, sugerimos acessar nosso artigo sobre tudo o que você precisa saber sobre a bovinocultura de corte. Boa leitura!

Post Relacionado