Brachiaria: descubra os benefícios do seu cultivo

Brachiaria: descubra os benefícios do seu cultivo

A brachiaria deixou de ser apenas um alimento destinado ao gado. O papel dessa planta forrageira vai muito mais além: estudos apontam que colabora com a melhoria da qualidade do solo e, dessa maneira, contribui com o aumento da produtividade de culturas como milho e café.

Hoje essa espécie de capim é muito usada em consórcio de lavouras, inclusive no sistema de plantio direto. Neste artigo, iremos apresentar todos os benefícios que essa planta pode trazer à sua fazenda. Confira!

O que é brachiaria?

Brachiaria é um gênero de gramínea pertencente à família Poaceae, que conta com cerca de 90 espécies. É originário da África, sendo largamente utilizado nas pastagens da América Tropical.

No Brasil, passou a ser usado como forrageira para alimentação do gado a pasto a partir da década de 1950, principalmente em regiões de climas quentes e secos, como é o caso do Cerrado, que concentra a maior parte da produção pecuária brasileira, com cerca de 60 milhões de hectares de pastagens.

Área de cultivo de brachiaria
A brachiaria ajudou a tornar viáveis para a produção pecuária os solos ácidos da região do Cerrado.

Devido às suas características, a brachiaria logo se expandiu ao restante do país nas variadas condições de solo e clima. Passou a ocupar cada vez mais espaço, com resultados que agradaram os pecuaristas brasileiros, principalmente em regiões que tinham solos com baixa e média fertilidade, inclusive em períodos secos.

Principais espécies de brachiaria

Conheça as principais espécies de brachiaria e as regiões onde são encontradas:

  • Brachiaria brizantha: (marandu ou brachiarão) espécie de forrageira mais vendida no país, por se adaptar aos diferentes climas e níveis de fertilidade do solo, principalmente de média a alta fertilidade. Mas, não tolera solo mal drenado. Época ideal de semeadura: outubro a fevereiro;
  • Brachiaria decumbens: muito utilizada em solos ácidos e com baixa fertilidade, como é o caso do Cerrado. Época ideal de semeadura: outubro a fevereiro;
  • Brachiaria humidicola: tolerante a solos encharcados, mal drenados ou alagados, como os presentes no Pantanal e na região Norte. Época ideal de semeadura: novembro a janeiro;
  • Brachiaria ruziziensis: precisa de solo com média e alta fertilidade para se desenvolver. Não tolera solos ácidos. Esse é o tipo de capim indicado para a engorda ou a recria de animais. Época ideal de semeadura: novembro a fevereiro.
Brachiaria como pastagem para bovinos
A brachiaria é muito usada na alimentação dos bovinos em diversas regiões, com custo inferior à outras forrageiras.

Leia também: Adubação verde: o que é, espécies usadas e benefícios.

Como a brachiaria passou a ser aliada também nas lavouras?

A partir de 1986, técnicos da Embrapa começaram a realizar estudos sobre o uso da brachiaria na agricultura, ou seja, ir muito além do seu propósito inicial de alimentar o gado. O objetivo, na época, era de encontrar a melhor planta que pudesse proporcionar maior cobertura de solo.

Então, a brachiaria acabou sendo escolhida, sendo utilizada no consórcio milho e sorgo que, em 2001, levou a criação do sistema Santa Fé (uma das formas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta).

Hoje, a brachiaria é uma espécie de capim importante com o intuito de ajudar na estruturação do solo e no consórcio com culturas agrícolas como milho e café, aumentando suas produtividades.

Segundo o pesquisador da Embrapa, João Kluthcouski, o plantio dessa espécie forrageira, juntamente com outras culturas, pode aumentar a sua produtividade dessas lavouras de 5 a 10 sacos de grãos por hectare.

Ademais, as recentes pesquisas feitas pela Embrapa indicam que o plantio da brachiaria pode ser feito também entre as linhas dos pés de café, como planta de cobertura, permitindo um aumento de 18% no conteúdo físico disponível ao solo.

Braquiária plantada em lavoura de milho
A brachiaria é utilizada em todo o Brasil como uma planta forrageira, utilizada na alimentação dos bovinos e melhora na qualidade do solo e desenvolvimento de culturas, como é o caso do milho.

Por ser facilmente encontrada, muitos produtores rurais plantam a brachiaria após a colheita da safra, com o propósito de deixar o solo descansar e repor nutrientes. Assim, ficará em condições de receber novas sementes e mudas, fazendo com que as lavouras cresçam de novo, com qualidade.

Outras vantagens

Além da sua utilidade na pecuária, a brachiaria proporciona outras vantagens à área onde é cultivada. Veja a seguir:

  • melhora propriedades do solo: uma vantagem de plantar brachiaria é que ela atua como condicionador de solos, isto é, ela melhora as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Ela consegue fazer com que a terra se torne novamente fértil, principalmente em suas camadas iniciais, que é um local bastante importante na coleta de nutrientes das plantas cultivadas;
  • controla a temperatura do solo: além disso, por ser um capim com bastante produção de biomassa, age como cobertura de solo. Isso impede a incidência direta do sol, diminuindo a temperatura e, consequentemente, evitando a perda de água do solo;
  • reduz a ocorrência de outras espécies invasoras: a brachiaria, usada como cobertura viva ou morta, consegue reduzir a densidade de ervas daninhas;
  • diminui o aparecimento de mofo branco: o uso da brachiaria permite a formação de uma barreira física que impede a formação mofo branco, uma doença que ataca as lavouras, legumes e flores, fazendo com que as plantas infectadas apodreçam.

No vídeo abaixo, confira como é possível realizar consórcios de forrageiras, entre elas a brachiaria, com a finalidade de incrementar a produtividade das lavouras e o desempenho dos rebanhos com sustentabilidade:

Fonte: Rio Grande Rural.

Conclusão

Portanto, neste artigo procuramos apresentar os benefícios da brachiaria à agropecuária brasileira, proporcionando um alimento considerado barato à engorda do gado, além de melhorar a produtividade e auxiliar na recuperação do solo por meio do cultivo consorciado.

Aproveite e acesse também o nosso post sobre solo arenoso. Boa leitura!

Post Relacionado