Como funciona a engorda a pasto? Tire suas dúvidas

Como funciona a engorda a pasto? Tire suas dúvidas

A pecuária de corte, no Brasil, tem alcançado números bastante significativos. Tanto que o país se consolidou como o maior exportador de proteína animal do mundo. Grande parte do sucesso desse mercado se deve ao sistema de engorda a pasto, um dos mais utilizados no país.

Se você deseja investir nessa atividade, é importante saber que a engorda a pasto requer alguns conhecimentos específicos. Neste artigo, você encontrará as principais características desse sistema e poderá tirar suas dúvidas sobre ele.

Engorda a pasto: o que é?

A engorda também pode ser chamada de fase de terminação. Ao longo desse período, o gado deve atingir o peso ideal para adequar-se à comercialização no frigorífico.

Para se ter uma ideia, o ganho de peso numa pastagem (sem suplementação) é ao redor de 600 gramas por dia no verão e de até 150 gramas no inverno, em sistemas bem manejados.

Veja, no vídeo abaixo, um exemplo manejo do gado que um pecuarista está usando com bons resultados: o pastoreio rotativo, ou seja, a pastagem ocorre por piquetes:

Fonte: Samuel Silva dos Santos.

O peso recomendado para abate do gado é entre 450 a 500 kg, variando conforme a raça ou cruzamento realizado. Em virtude disto, o novilho a ser terminado deve pesar cerca de 330 kg se for Nelore puro e 380 kg ou mais, se for mestiço meio sangue, por exemplo.

A definição do peso mínimo é imprescindível para que o animal obtenha o peso de abate dentro do prazo programado para a engorda a pasto que pode acontecer em 18 meses.

Existem vários métodos para alcançar os resultados desejados. No entanto, a maioria dos produtores brasileiros, principalmente os pequenos, aposta na engorda a pasto, que pode ser implementado em propriedades de qualquer tamanho.

De acordo com Valéria Pacheco Batista Euclides, pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, a engorda a pasto é uma das responsáveis pela competitividade do Brasil no setor da pecuária, à medida que torna o custo produtivo mais barato, quando comparado ao confinamento, por exemplo, possibilitando uma lucratividade mais alta.

Gado de corte em área de pastagem.
A engorda a pasto ainda é a mais utilizada principalmente na pecuária de corte.

Veja ofertas de cerca viva em nosso site, ideais para sua fazenda. São diversos anunciantes de várias partes do Brasil.

Fatores que influenciam na engorda a pasto

Para o sucesso da engorda a pasto, é importante que o produtor esteja atento aos diversos aspectos que podem interferir no sistema. A seguir, você encontra alguns dos principais fatores a serem considerados:

Melhor período para iniciar a engorda a pasto: O melhor período para iniciar a engorda a pasto é o começo da época das águas, período que se inicia entre setembro e outubro e vai até março. Dessa maneira, nos demais meses os animais vão enfrentar um período maior de seca, no qual a qualidade da pastagem é menor.

Raça ideal: Outro fator que influencia na engorda a pasto é a escolha da raça de gado ideal. Ao selecioná-la, é preciso considerar a resistência dos animais às condições da pastagem: altas temperaturas, umidade elevada e presença de parasitas.

As raças zebuínas se desenvolvem bem no sistema engorda a pasto, principalmente o Nelore, que é a raça mais difundida em todo país. Já as raças europeias não se adaptam bem ao sistema de pastagem.

Gado Nelore no pasto
O gado Nelore é uma das raças que mais se adaptaram ao sistema engorda a pasto.

Cuidados com a pastagem: Para que a qualidade do pasto seja ideal, é preciso tomar certos cuidados, como a reposição de nutrientes e o crescimento da planta. Além disso, deve-se respeitar a capacidade de suporte do pasto, relacionada ao tamanho do lote adequado para implementar a engorda a pasto.

Sanidade e suplementação: Fato conhecido entre a maioria dos produtores é que as pastagens não são capazes de suprir totalmente as exigências do gado. Por isso, uma suplementação adaptada às necessidades dos animais é fundamental para o sucesso da engorda a pasto.

Além disso, o planejamento sanitário deve ser bem definido para garantir a sanidade dos bovinos e evitar parasitas que possam consumir a energia e os nutrientes do gado, prejudicando o ganho de peso.

Foto aérea de gado de corte no pasto
A engorda a pasto só terá um bom resultado se o pecuarista ficar atento ao crescimento da forrageira.

O pecuarista deve ficar atento também a alguns aspectos importantes, como respeitar o crescimento da forrageira para que a mesma possa se desenvolver adequadamente e, assim, possibilitar ganho de peso desejado ao gado. Além disso, é importante fazer uma análise de solo que vai indicar a quantidade ideal de calagem e adubação das forrageiras, visando a reposição dos nutrientes do solo.

A quantidade de animais na engorda a pasto também é um aspecto muito importante a ser considerado. Isso porque os bovinos possuem hierarquias definidas. Normalmente, 20% dos animais são mais fortes, 70% normais e 10% são mais fracos. Assim, respeitar o tamanho dos lotes por categoria, minimiza disputas. Um lote harmônico expressa melhor o potencial de ganho de peso em toda a fazenda.

Portanto, como citamos neste artigo, a engorda a pasto pode trazer ao produtor diversas vantagens, com tendência à alta lucratividade. Para isso, é necessário atenção, cuidado e conhecimento!

Se gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Post Relacionado