Caju: aprenda como plantar e quais seus benefícios

Caju: aprenda como plantar e quais seus benefícios

O caju (Anacardium occidentale L.) é uma espécie nativa da região litorânea do Nordeste brasileiro. O seu nome é originário do tupi e significa “noz que se produz”, fazendo parte da alimentação indígena há séculos.

Muito apreciado pelos brasileiros, o caju fornece sua polpa doce e suculenta e também sua castanha, ambos muito saborosos e nutritivos, que proporcionam vários benefícios à saúde.

Sendo assim, neste artigo vamos ensinar como plantar caju, os cuidados que se deve ter no seu cultivo, além de abordar os benefícios que ele pode proporcionar ao organismo. Confira!

Como plantar o pé de caju

Em virtude de sua origem, é uma planta que se adapta melhor aos climas quentes e secos, sendo muito sensível às baixas temperaturas. Além disso, o cajueiro também não se dá bem em áreas com ventos muito fortes, sendo necessário o uso de quebra-ventos nesses casos.

Quanto ao solo, o ideal é que seja profundo, sem rochas, pouco argiloso e com boa drenagem, para que suas raízes se desenvolvam melhor. Ademais, recomenda-se usar adubo orgânico, como esterco bem curtido, além de uma cobertura morta.

Hoje em dia são cultivados basicamente dois tipos de cajueiro. O primeiro, chamado de cajueiro comum ou gigante, possui uma árvore que pode alcançar até 10 metros de altura, apresenta uma copa larga e galhos que pendem até o solo.

Cajueiro planta típica brasileira
O cajueiro é uma planta típica brasileira cuja maior área de cultivo ocorre no Nordeste, devido às condições de clima.

Esse cajueiro ainda é predominante no país e apresenta menor produtividade quando comparado com o outro tipo de cajueiro cultivado, o anão, desenvolvido pela Embrapa, que atinge no máximo 6 metros de altura.

Além da diferença na estatura, que facilita a colheita, e da maior produtividade, o cajueiro anão também começa a produzir mais precocemente, aos 3 anos de idade, enquanto o cajueiro comum desenvolve os primeiros frutos a partir dos 8 anos.

Aliás, o Brasil, que era o líder de exportações de castanha-de-caju há 20 anos, hoje ocupa apenas a oitava posição nesse ranking, em virtude da ocorrência de longas estiagens e também do cajueiro gigante, menos produtivo, ainda ser predominante no país. Enquanto isso, outros países, como Costa do Marfim, investiram em pomares de cajueiro anão.

Dessa maneira, se você tem interesse em produzir caju comercialmente, o mais interessante é apostar na variedade anã, apresentada no vídeo abaixo:

Fonte: Rio Grande Rural.

Plantio através de mudas e sementes

Se optar por plantar por meio de mudas, prefira as enxertadas que devem ser adquiridas de produtores especializados. No site do MF Rural, você consegue comprar mudas de cajueiro e negociar direto com o produtor. Clique aqui.

Nesse sentido, o preparo do plantio deve começar com antecedência de dois meses, abrindo uma cova de pelo menos 40 centímetros de profundidade. Em seguida coloque adubo orgânico e cubra com terra.

Depois do solo preparado, faça o plantio da muda. Coloque, em seguida, uma estaca para proteger a planta dos ventos e aplique cobertura morta para ajudar a manter a umidade do solo. No caso de plantio comercial, o espaçamento recomendado é de pelo menos 10 metros entre as covas.

Porém, se preferir plantar através das sementes, é preciso retirar a castanha do restante do fruto. Depois, coloque na terra apenas a parte debaixo e deixe a parte mais “gorda” de fora. Nessa etapa, é preciso manter sempre o solo úmido, mas não encharcado.

A previsão é de que dentro de três semanas as sementes irão germinar. Isso ocorre quando a casca, na parte de cima, começa a cair sozinha. Enfim, a partir daí, o cajueiro começa a se desenvolver melhor, bastando apenas deixar muda de caju em pleno sol e mantendo sempre o solo umedecido.

Semente de caju começando a germinar
O cajueiro pode ser plantado a partir das sementes que começam a germinar após três meses.

Como fazer a poda do pé de caju

No primeiro ano após o plantio do cajueiro, é preciso retirar os brotos do cavalo (porta-enxerto) que aparecem perto do local do enxerto. Fique atento em eliminar também plantas invasoras uma vez que poderão concorrer por nutrientes.

Ademais, existem dois tipos de poda: de formação (corte dos ramos laterais da planta, após o segundo ano do plantio) e poda de limpeza (retirada de todos os ramos secos, doentes ou com pragas – deve ocorrer todos os anos). Outro detalhe importante é ficar atento às pragas que podem atingir o cajueiro.

Colheita do cajueiro

Como dissemos anteriormente, o cajueiro comum leva em média oito anos para começar a produzir, e a variedade caju-anão começa a dar os primeiros frutos em três anos.

O tempo de maturação é de 140 a 180 dias, mas em regiões mais frias pode até levar até 210 dias. A colheita ocorre entre janeiro e fevereiro, quando os pseudofrutos estiverem com uma cor intensa, podendo ser amarelos, vermelhos ou apresentar uma cor intermediária. Assim, basta torcer o fruto e, saindo com facilidade, está no ponto ideal.

Frutos do cajueiro já maduros
Você sabia que, tecnicamente, o caju não é um fruto, e sim, um pseudofruto? Assim como o morango, a maçã e a pêra, a parte que comemos é originada do receptáculo floral. O verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha-de-caju.

Leia também: Como plantar maçã: confira as particularidades do cultivo.

Benefícios do caju

O caju é muito apreciado e traz diversos benefícios ao nosso organismo. Então, o consumo moderado da sua polpa e de sua castanha ajudam a compor uma dieta saudável e muito saborosa.

Trata-se de um alimento rico em vitamina C, cinco vezes mais que a própria laranja! Quanto mais maduro o fruto, mais concentração dessa vitamina, sendo um ótimo reforço ao nosso sistema imunológico.

Outros benefícios que têm na polpa desse fruto são:

  • Fonte de sais minerais, como o zinco e ferro;
  • Outros minerais: cálcio (fortalece os ossos do corpo), fósforo (participa do metabolismo de micronutrientes do corpo), e cobre (melhora a saúde da pele e dos cabelos);
  • Ajuda na cicatrização de feridas;
  • Combate a infecções e inflamações;
  • Previne a anemia.
Suco de caju: benefícios à saúde
Além da castanha, a polpa do caju traz uma série de benefícios. Experimente o suco que é rico em vitamina C.

Quanto aos benefícios das castanhas-de-caju, elas são fontes de:

  • Vitamina E: um potente antioxidante do organismo;
  • Ômega 3, que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e inflamações;
  • Selênio: reduz a incidência de câncer e melhora sintomas de enxaqueca;
  • Aminoácido triptofano: auxilia na redução dos sintomas de depressão.

Conclusão

Portanto, o caju é um alimento que traz muitos benefícios ao nosso organismo e o plantio e cultivo são relativamente simples, bastando alguns cuidados que citamos neste artigo.

E então, gostou do artigo? Aproveite e acesse também nosso post onde abordamos os benefícios da physalis e como plantá-la. Boa leitura!

Post Relacionado