Tipos de poda: quais são e para que servem

Tipos de poda: quais são e para que servem

A poda é uma das atividades mais importantes no manejo de plantas. Através dela é possível induzir novas brotações, melhorar a quantidade e qualidade de flores e frutos, dar o formato desejado e até controlar pragas e doenças. Por isso, é essencial conhecer quais são os tipos de poda e quais as suas funções.

Neste artigo, vamos explicar quais são os tipos de poda, quando são necessários, as ferramentas mais utilizadas e os cuidados que elas requerem. Confira!

Poda de formação

A poda de formação tem o intuito de conduzir o crescimento da planta da maneira desejada. Pode ser feita com objetivos estéticos, para controlar o crescimento, dar o formato desejado, e também com fins práticos, para facilitar o cultivo e colheita, ou até mesmo possibilitar a circulação ao redor da planta, eliminando galhos mal posicionados e elevando a copa.

Jardineiro realizando poda de formação
A poda de formação é comumente realizada em árvores e arbustos.

Poda de floração e frutificação

As podas de floração e de frutificação são feitas para estimular a produção de flores e frutos. Visam reduzir a fase improdutiva das plantas, induzir frutificações regulares e de qualidade.

No geral, não devem ser realizadas enquanto a planta está florindo ou frutificando, pois nesse momento sua atividade está intensa.

Aconselha-se realizar essa poda no fim do outono e começo do inverno, quando boa parte das plantas entra em período de recesso vegetativo, o que facilita sua recuperação após a poda.

Mulher realizando poda de frutificação em árvore de maçã
É importante saber diferenciar os galhos comuns dos galhos fundamentais, mantendo os que têm maior potencial de produção.

Leia também: Como podar parreira de uva. Veja dicas técnicas!

Poda de limpeza

A poda de limpeza é aquela feita, muitas vezes naturalmente, para retirada de folhas e galhos secos e mortos, quebrados, ou que estejam doentes ou infestados por pragas. Folhas secas e flores murchas também são retirados.

Esse tipo de poda faz com que a planta renove suas energias para continuar crescendo, aumenta a longevidade e melhora a sanidade, sendo bastante utilizada em cultivos orgânicos, pois apresenta resultados duradouros. Além disso, também melhoram a entrada de luz e a circulação de ar no interior da copa.

Poda de limpeza, também chamada de poda de renovação
A poda de limpeza também pode ser chamada de poda de renovação ou de manutenção.

Poda de raízes

Mais rara, a poda das raízes é necessária em situações em que as árvores apresentam um grande crescimento, chegando a prejudicar o solo onde está plantada. Também é realizada em bonsais, para limitar o crescimento da planta.

Homem manejando um bonsai
Através da poda das raízes, tem-se uma diminuição do fluxo de nutrientes, o que limita o crescimento da planta.

Topiaria

A topiaria é um método de poda que visa dar às plantas formatos esculturais. Antigamente, era utilizada como forma de demonstrar poder, mostrando a habilidade de moldar a natureza.

Muito utilizada em jardins, é comum utilizar a técnica para fazer labirintos de plantas.

Plantas podadas com a técnica da topiaria
As plantas adquirem os mais diversos formatos, podendo até imitar animais.

Ferramentas para diferentes tipos de poda

Algumas ferramentas de jardinagem são indispensáveis para a realização de podas. Itens como faca de poda, tesoura de corte, tesoura de poda (ou podão), facão e serrote são os mais utilizados.

Além deles, pode ser necessário uma tesoura comum, para podas de alguns temperos, por exemplo, ou até motosserra, para podas de árvores mais antigas e grossas. Nesse caso, é indicado chamar um profissional capacitado.

Ferramentas utilizadas para podas em uma mesa de madeira
Existe uma variedade de ferramentas para poda, cada uma adequada a um tipo de planta.

Ademais, sempre que for podar suas plantas, é indicado utilizar alguns equipamentos de proteção, como luvas e óculos.

Cuidados com as ferramentas

Alguns cuidados devem ser tomados com as ferramentas de poda:

  • devem estar sempre muito bem afiadas, para não machucar a planta na hora de podá-las;
  • sempre higienize muito bem suas ferramentas, depois de tirar a sujeira superficial, lave e seque bem, e passe álcool ou produto à base de cloro;
  • esterilize suas ferramentas antes de podar outra planta, caso contrário pode haver proliferação de doenças e pragas. Pode-se utilizar fogo para esterilizá-las, desde que aguarde a ferramenta esfriar;
  • eventualmente lubrifique suas ferramentas com óleo;
  • guarde-as em local adequado, longe da umidade.

E então, gostou do texto? Aproveite e acesse também o nosso post com 26 dicas para escolher uma boa muda. Boa leitura!

Post Relacionado