Physalis: veja como plantar e seus benefícios

Physalis: veja como plantar e seus benefícios

A physalis é uma fruta muito usada como decoração em doces finos de festa, por conta da sua bela aparência: fica envolta em uma fina casca transparente das suas folhas.

Entretanto, sua utilidade vai além da aparência, essa fruta traz vários benefícios à nossa saúde. Ela ajuda nas funções gastrointestinais, no equilíbrio do colesterol, tem alto valor nutricional e pode ser consumida por pessoas diabéticas, pois favorece o equilíbrio da glicemia no sangue.

Se ficou interessado em conhecer mais sobre a physalis e seus benefícios, confira este artigo. Também vamos ensinar como plantar essa frutífera! Boa leitura!

Conheça mais sobre a physalis

Originária das regiões Amazônica e dos Andes, a physalis (Physalis angulata) é uma fruta exótica e ainda pouco conhecida. Aliás, pode receber outros nomes: fisális, tomate-capucho, camaru, e até golden berry.

Nas regiões Norte e Nordeste, onde essa fruta é comumente encontrada nos quintais das casas, é conhecida como camapu, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome.

Muito delicada, com um formato pequeno e redondo, a physalis tem cor amarela e vem embrulhada na sua própria folha, ganhando o formato de um balão. Seu sabor é doce, com um leve azedinho.

Características da fruta
O que chama a atenção dessa fruta é que ela fica envolta em uma casca fina das folhas transparentes.

A physalis logo se espalhou à outras regiões do planeta. Na América do Sul, a principal produtora é a Colômbia, onde é chamada de uchuva. Outros locais de cultivo são na Europa e na Ásia.

Com muitas propriedades medicinais, a physalis pode ser consumida in natura, em forma de doces diversos, geleia, compota e até mesmo em drinques.

Veja também: Flores comestíveis: 21 espécies para você experimentar.

Benefícios da physalis à saúde

Como adiantamos no início desse artigo, a physalis proporciona diversos benefícios ao organismo. A seguir, vamos detalhá-los:

Alto valor nutricional e combate a anemia

A physalis apresenta um alto valor nutricional, com elementos como: ferro, cálcio, carboidratos, proteínas, lipídeos e flavonoides, além das vitaminas A e C que são elementos essenciais na manutenção diária do nosso corpo.

Ela também é rica em ferro, o que ajuda a evitar problemas como anemia. Para se ter uma ideia, 100 gramas da fruta equivalem a quantidade de ferro que encontramos no feijão.

Benefícios da physalis ao organismo
Consumir periodicamente essa fruta traz uma série de benefícios ao nosso organismo.

Ajuda a manter o intestino regulado

Por conter um bom teor de fibras, vitaminas, minerais e ter caráter suculento, a physalis auxilia nas funções gastrointestinais. O recomendável é que a fruta seja consumida em seu estado natural, a fim de que todo o conteúdo fibroso chegue ao estômago.

Propriedades antioxidantes

As propriedades antioxidantes presentes na physalis são de extrema importância na manutenção e proteção das células do nosso corpo, acima de tudo combatendo os radicais livres, sendo capaz de prevenir uma série de inflamações e doenças, como hepatites.

Além disso, é atribuído certo efeito de retardo do envelhecimento nas propriedades antioxidantes.

Prevenção de doenças cardiovasculares

A physalis é rica em vitamina B1, que auxilia no processamento de gorduras e ajuda a reduzir o colesterol ruim. Ao diminuir a gordura do organismo, também contribui com a prevenção de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e infartos.

Detalhes da fruta physalis
Apesar do aspecto delicado, essa fruta é uma poderosa aliada, ajudando a prevenir doenças.

Leia também: Como plantar maçã: confira as particularidades do cultivo.

Equilibra a glicemia

Além de tudo, é uma fruta que pode ser consumida pelas pessoas diabéticas ou com doenças relacionadas, devido aos seus baixos teores de açúcar e boa quantidade de fibras, que ajudam a quebrar moléculas de açúcar e diminuir as chances de picos de insulina no corpo.

Essa fruta não só tem baixa caloria, como também favorece o equilíbrio da glicemia no sangue. Isso a torna uma ótima opção no café da manhã e lanches da tarde!

Como plantar physalis

A physalis pode ser plantada em qualquer época do ano, inclusive no quintal de casa ou em vasos. As principais vantagens são adaptabilidade, rusticidade e precocidade, o que permite o cultivo em qualquer região do país.

A produção começa entre quatro e cinco meses após o plantio e chega a durar de seis a oito meses por ano. Cada planta pode produzir de um a três quilos de frutos.

Galho de physalis com frutos, ainda verdes
A produção de frutos depende dos tratos culturais realizados durante o desenvolvimento da planta.

Confira como plantar physalis e ter sucesso no cultivo:

  • Em um substrato próprio destinado às mudas, coloque as sementes de physalis a um centímetro de profundidade e mantenha a umidade do solo sempre alta. Quando a muda atingir entre 20 e 30 centímetros de altura, transfira ao solo definitivo, respeitando sempre uma distância de 80 centímetros entre cada planta e entre 1,80 e 2 metros entre linhas;
  • Quando chegar perto de um metro de altura, é preciso colocar uma estaca ao seu lado de modo que receba apoio contra o vento e seu próprio peso. A frutífera pode chegar a 2,5 metros de altura;
  • O solo deve ser rico em matéria orgânica e o pH deve ser entre 5,5 e 6,0;
  • Em caso de tempo úmido constante, com o propósito de evitar o ataque de doenças causadas por fungos, o ideal é usar calda bordalesa, fungicida natural e sem aditivos químicos sintéticos.

Como plantar em vaso

Se o seu problema for falta de espaço em sua casa ou morar em apartamento, não tem problema. Você pode plantar também em vasos. Nesse sentido, basta ter um recipiente com mais de 40 cm de diâmetro e com uma boa profundidade, terra adubada e a muda ou sementes.

Como a planta gosta de clima quente, deve ficar em lugar ensolarado, mantendo a terra úmida, mas sem encharcar.

Plantio da physalis em vasos
É possível plantar a physalis também em vasos ou outros recipientes grandes.

Conclusão

Portanto, se você ainda não conhecia a physalis, esperamos ter apresentado as informações sobre os benefícios dessa fruta, como plantar e ter sucesso no cultivo.

Por falar em frutas benéficas ao organismo, aproveite e acesse o nosso post sobre o mirtilo. Boa leitura!

Post Relacionado