A amora faz parte de uma grande lista de frutas que trazem benefícios à nossa saúde, podendo ser usada também em receitas. Mas, você sabe como plantar amora?
Neste artigo, iremos tratar de todos os detalhes sobre como fazer o cultivo e aproveitar ao máximo dos benefícios que a amora é capaz de oferecer, seja no consumo direto da fruta ou quando utilizada em doces.
Aliás, o que poucas pessoas sabem é que existe a opção de fazer chá com esse item, contribuindo com a saúde e até mesmo com o bom funcionamento do corpo. Confira!
Amora: saiba como plantar
Nativa das regiões da Ásia, África e América do Norte, e com a sua tradicional coloração vermelho escuro e quase preta, quando o fruto está maduro, a amora tem um sabor doce e, assim sendo, é muito saborosa. É possível plantar no quintal de sua casa, em chácaras ou até mesmo em vasos.
A amora se desenvolve bem em praticamente todas as regiões do Brasil. Entretanto, prefere climas temperados subtropicais, com temperaturas entre os 24º e os 28ºC. A época ideal de plantio é no mês de setembro.
Se decidir plantar diretamente no solo, antes de tudo o ideal é ter um espaçamento de cerca de meio metro entre mudas. A amoreira se desenvolve melhor em solos úmidos (não encharcados) e profundos.
A adubação também é simples, podendo ser comprada em lojas de jardinagem. O único requisito é ter fosfato e húmus de minhoca.
Leia também: Mirtilo: conheça essa fruta, seus benefícios e como plantar.
Plantar amora em vaso
No caso de plantar em vasos, o primeiro passo é optar por tamanhos médios ou grandes, de preferência com 80 cm de largura por 85 cm de profundidade.
Posteriormente é preciso comprar terra preta e materiais para drenagem – cinasitas, pedaços pequenos de telha ou tijolo.
A exemplo do plantio direto no solo, é preciso garantir uma boa adubação da terra. Ela deve ser colocada aos poucos porque em seguida será colocada a muda.
Depois, complete com terra, sem ultrapassar a região entre o tronco e a raiz da planta. Por último, faça uma boa compactação com as mãos, até ficar uma superfície uniforme.
Em geral, após o plantio, o pé de amora costuma levar cerca de 2 anos para dar os primeiros frutos. Depois das primeiras flores aparecerem no pé, os frutos devem surgir entre 6 a 12 meses. A colheita deve ser feita quando os frutos com a cor vermelha escura, quase preta.
Quais são os benefícios da amora
Existem diversos benefícios da amora, principalmente nos casos em que são feitos chás com a fruta, que é rica em flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos, compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Assim sendo, ajuda no tratamento e prevenção de doenças, como diabetes, infarto, aterosclerose e pressão alta.
Confira a lista que preparamos com algumas das vantagens ao consumir o chá:
- Ajuda na perda de peso;
- Evita doenças cardiovasculares;
- Equilibra e previne o diabetes;
- Diminui o envelhecimento precoce;
- Previne o câncer;
- Ajuda a tratar de infecções, como dor de garganta, aftas e gengivites.
Veja também: Lichia: conheça mais sobre essa fruta e como cultivá-la.
Como consumir amora
Além de fazer o chá, ainda é possível utilizar essa fruta em sobremesas, em forma de geleia, suco e até mesmo em saladas ou bolos integrais, de acordo com o gosto.
Ficou interessado(a)? Então veja no vídeo abaixo como fazer uma deliciosa geleia de amora. Confira:
Portanto, a amora é mais uma daquelas frutas vermelhas deliciosas, de fácil plantio, cultivo e que traz muitos benefícios ao nosso organismo.
Outra fruta que faz parte desse grupo e que sugerimos uma leitura, é a jabuticaba que também tem a cara do Brasil. Pode ser usada em receitas, consumida in natura e uma curiosidade: ser usada até na indústria de cosméticos. Confira!