Jabuticaba: benefícios e destinos da fruta

Jabuticaba: benefícios e destinos da fruta

A jabuticaba é uma fruta que tem a cara do Brasil, traz muitos benefícios para a saúde e é usada para fins econômicos. Essa fruta desperta uma sensação boa de estar na roça, na casa de vó, tudo repleto de memórias positivas.

O que muitas pessoas não sabem é que, além do sabor maravilhoso e único, essa fruta é repleta de vitaminas e possui muitos usos na indústria. A jabuticaba é usada não só na indústria alimentícia como também na de cosméticos.

Essa fruta possui ampla utilidade e pode ser consumida de diversas maneiras. Por isso é um sucesso entre os brasileiros, que exploram todo o seu sabor de maneiras singulares.

Pensando na importância desse fruto para o mercado de agricultura nacional, escrevemos este artigo para te contar os principais benefícios da jabuticaba e os seus principais usos.

Origem da jabuticaba

Essa é uma fruta brasileira nativa da região da Mata Atlântica, sendo típica de regiões tropicais Ela também está presente em países da América do Sul, como México, Paraguai, Argentina, entre outros.

Nascida da jabuticabeira, possui a característica peculiar de nascer no caule e galhos da árvore. Isso é bastante incomum entre as árvores frutíferas, o que faz da jabuticaba ainda mais especial.

Árvore com jabuticaba madura
Com frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, a jabuticaba cresce no tronco e ramos, dando uma característica peculiar à árvore.

O nome da fruta é de origem tupi, mas não se sabe ao certo qual é o significado etimológico. Existem algumas especulações, como: “iapoti kaba”, que significa frutas em botão; junção de îaboti (jabuti) e kaba (gordura); ou junção de îaboti com “caba” (lugar).

A jabuticaba é uma das frutas mais cultivadas nos pomares domésticos do Brasil desde o período colonial.

Aliás, a fruta é tão famosa que o interior de São Paulo tem uma cidade chamada Jaboticabal, batizada em homenagem à fruta (a origem do nome deriva de um bosque de jabuticabeiras nativas existente dentro do município).

Características da jabuticabeira

Para quem deseja ter uma plantação de jabuticaba, é de suma importância que se conheça as principais características e necessidades dessa árvore frutífera.

Como é nativa da Mata Atlântica, trata-se de uma planta higrófita, ou seja, que precisa de muita umidade tanto no solo quanto no ambiente.

A árvore pode alcançar até 10 metros de altura e os frutos, geralmente, são colhidos na primavera e no verão.

A jabuticabeira é conhecida por dar muitos frutos. Essa abundância é um dos motivos que faz dela muito procurada pela indústria e encontrada com frequência nos pomares domésticos.

O pé de jabuticaba pode ser plantado por meio da própria semente, após ser despolpada em água corrente e seca ao sol.

Entretanto, a semente também pode ser plantada com a polpa se o plantio for feito pouco tempo após a fruta ser retirada do pé.

Ademais, a jabuticabeira é de fácil cultivo e não exige técnicas muito elaboradas e específicas.

Mas, você sabia que, como a grande maioria das plantas, a jabuticaba também possui mais de uma variedade? Na verdade, são seis catalogadas até agora. Confira no vídeo abaixo:

Fonte: forthjardim.

Benefícios da jabuticaba para a saúde

A jabuticaba é a fruta ideal para quem quer cuidar da saúde, consumindo alimentos saborosos.

Afinal, além de possui muitas vitaminas, ela possui baixa quantidade de calorias, o que contempla também pessoas que desejam manter a forma e aquelas que estão fazendo dietas.

Dentre os principais nutrientes dessa fruta estão: a vitamina C, vitamina E, Tiamina, Riboflavina, Niacina, ácido fólico e minerais, como cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco, manganês, dentre muitos outros.

Além disso, a casca da jabuticaba é um tesouro nutritivo. Contém a chamada vitamina R que, apesar de ainda estar em estudo, já se diz que possui efeito antioxidante e é dezenas de vezes mais eficiente que a vitamina C e E.

Jabuticabas, uma delas cortada ao meio.
Cheia de benefícios, a jabuticaba oferece nutrientes da casca à semente. É a fruta ideal para a sua saúde.

A fruta também contém a fibra solúvel chamada de pectina, cuja função é diminuir a velocidade de processamento dos alimentos pelo nosso organismo.

Assim, contribui para melhor digestão, ajudando a combater colesterol alto e obesidade, além de equilibrar o nível de glicose no sangue.

A vitamina R fortalece os vasos sanguíneos, evitando doenças cardíacas e é ótima para a pele, ajudando no combate a rugas e envelhecimento.

Já a polpa da jabuticaba, devido ao alto índice de minerais, é muito benéfica para os ossos. Por causa do ferro, é uma fruta importantíssima no combate à anemia.

Além disso, fortalece o sistema imunológico, já que é rica em zinco. É um ótimo alimento para grávidas, pois o ácido fólico e o ferro são essenciais para o bom desenvolvimento do feto.

Além disso, a jabuticaba combate doenças cutâneas e inflamações, entre muitos outros benefícios.

Um resumo sobre os benefícios da jabuticaba:

  • Previne doenças em geral, como câncer e aterosclerose, e o envelhecimento precoce, por ser ricas em antocianinas, que são compostos fenólicos altamente antioxidantes;
  • Fortalece o sistema imunológico: rica em zinco;
  • Ajuda a emagrecer: muito pobre em calorias e rica em fibras, que aumentam a saciedade;
  • Combate a prisão de ventre: rica em fibras;
  • Ajuda a controlar a diabetes: tem pouco carboidrato, o que ajuda a evitar o aumento da glicemia;
  • Melhora a saúde da pele: é rica em vitamina C;
  • Previne a anemia: contém ferro e vitaminas do complexo B.

Quem diria que uma fruta tão pequena contivesse tantos nutrientes, não é mesmo? A jabuticaba é realmente surpreendente, por isso que faz tanto sucesso até os dias atuais.

Principais usos da jabuticaba

A jabuticaba pode ser consumida de diversas formas. Em casa pode ser feita em forma de sucos, polpas, mousses, doces, dentre outras receitas tradicionais, conforme destaca nutricionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Denise Baldan.

Uma receita comum é o chá a partir da casca da jabuticaba que reúne diversas vitaminas para o nosso corpo e bastante usada no combate à gripe.

Já a indústria aproveita o fruto para fazer diversos produtos. A jabuticaba é uma matéria-prima muito similar à uva. Dessa maneira, é utilizada para fazer basicamente os mesmos produtos, como vinho, geleia, sorvete e extratos.

Pote com geleia de jabuticaba
Com a jabuticaba é utilizada para várias receitas, como uma deliciosa geleia. Mas, sabia que existem alguns truques para deixá-la mais saborosa? Um deles é para que não fique com gosto amargo: é preciso, por exemplo, retirar a espuma que se forma no processo de preparo.

Além disso, a indústria de cosméticos também utiliza bastante a fruta tanto para fazer uso de sua essência, como para aproveitar sua propriedade antioxidante e desenvolver produtos que combatem o envelhecimento e previnem a queda de cabelo.

Portanto, podemos perceber como a jabuticaba é amplamente utilizada como matéria-prima para outros produtos, além de ter uma grande demanda de consumo da própria fruta. Isso torna extremamente vantajoso ter uma plantação dessa árvore frutífera.

Licor de jabuticaba

O licor é uma bebida de sabor marcante feita à base de um ingrediente principal, geralmente uma fruta, semente ou especiaria, e uma aguardente de sua preferência. É consumido normalmente após as refeições, em porções pequenas.

O licor de jabuticaba é uma opção incrível e fácil para quem pretende se aventurar no preparo de licores. Confira uma receita abaixo:

Fonte: André Conde Biciato.

Vale a pena cultivar?

Apesar da facilidade de plantio e abundância de frutos, a colheita da jabuticaba não é das mais fáceis.

Isso porque só pode ser feita de forma manual, sem a possibilidade de mecanização. Sendo assim, majoritariamente ela está presente em pequenas plantações e em pomares residenciais.

Pomar com várias jabuticabeiras
O cultivo da jabuticaba ocorre principalmente em pequenas propriedades. A colheita, por exemplo, é toda manual.

No entanto, a demanda por esse produto no mercado é muito grande, o que faz esses pequenos agricultores terem lucros bastante satisfatórios e quanto mais plantações de jabuticaba para suprir esse mercado, melhor será.

Dessa forma, vale muito a pena cultivar essa fruta, já que ela possui uma demanda constante e bem grande. Além disso, por ser uma fruta pequena, é sempre necessária em grandes quantidades.

Gostou do nosso artigo sobre os benefícios e a utilização da jabuticaba? Quer saber mais sobre frutas? Confira o post sobre 6 frutas nativas brasileiras. Boa leitura!!!

Post Relacionado