Criação de equinos com pastagem

Criação de equinos com pastagem

A criação de equinos com pastagem de boa qualidade continua sendo a melhor forma de criação, mais barata e mais eficiente. Para esses animais, herbívoros, a mastigação de gramíneas chega a ser um ato prazeroso.

Os equinos pastam por volta de 10 a 12 horas por dia, sendo o volumoso é o principal alimento da dieta, daí a necessidade da pastagem ter abundância em quantidade e qualidade.

O pasto escolhido para os equinos deve atender às necessidades da categoria animal, podendo ser de crescimento, reprodução, trabalho ou apenas de manutenção.

Sendo assim o manejo nutricional dos cavalos deve ser feito de acordo com a modalidade que praticam, por exemplo, cavalos de explosão necessitam de uma dieta rica em carboidratos, já os de resistência precisam de uma dieta rica em gordura.

Cavalos da raça crioulo correndo
A dieta dos cavalos devem ser baseadas nas atividades que eles praticam

Se você deseja conhecer mais sobre as melhores pastagens para a criação de equinos, continue a leitura.

Principais gramíneas para equinos

Com a crescente melhora no processo de cruzamento de gramíneas, surgem novas e melhores espécies de grande utilização para cavalos.

Dessas gramíneas, deve-se ter destaque: coast cross, grama estrela, tifton (85, 78, 68 e 44), florakirk, florico, florona, entre outras. No Brasil, as de maior utilização são Coast Cross, grama estrela, tifton 85 e florakirk.

O Tifton 68, difundido na década de 90, é menos resistente à geadas e à seca e possuem estolões mais grossos.

Já o Tifton 85 tem maior valor nutritivo, resiste ao estresse hídrico e geadas, além de permitir ganho de peso 40% maiores nos equinos.

O Florakirk tem características semelhantes ao Tifton 85, mas é menos produtivo e mais adaptável a solos arenosos.

Dois cavalos pastando
A pastagem ideal promove melhor desenvolvimento dos cavalos

Essas gramíneas só se reproduzem pelo uso de mudas no processo. Antigamente o processo de plantio precisava ser feito em covas e sulcos, demandando grande quantidade de mão de obra e alto custo de implantação.

O plantio do gênero Cynodon (tiftons, florakirk e coast cross) são exigentes em fertilidade de solo, chuvas e adubação. Áreas em condições ideais podem permitir a acomodação de 8 equídeos/ha no período das chuvas e 3 a 4 equídeos durante a seca.

Outro grupo que vem recebendo aprimoramento genético para ser usado como alimento para equinos são as gramíneas do gênero Panicum. Massai, aruarã e aires, em especial.

O Massai possui folhas mais finas, são menos exigentes em fertilidade e têm menor resistência ao encharcamento. Uma das principais desvantagens é que, por conter folhar longas e cortantes, provocam lesões de difícil cicatrização na comissura labial dos cavalos.

Outras opções de pastagens

Outros exemplos de excelente aceitação pelos equídeos são: Capim de Rhodes, Capim Gordura, Andropogon, Jaraguá, Setária, Capim Buffel, Quicuio, Pangola, Tangola, Grama de Burro e Pensacola.

A evolução é constante e sempre temos novos estudos sobre pastagens utilizadas na criação de equinos. O ideal é manter-se sempre atualizado e por dentro das novidades do setor, além de conversar com outros criadores e profissionais da área.

Encontre sementes e mudas de pastagens ideais no site MF Rural, são diversos anúncios com preços e fotos. Acesse agora!

Post Relacionado

One thought on “Criação de equinos com pastagem

  • Avatar

    O presente trabalho tem por objetivo discutir o complexo sistema denominado pastagem frente às necessidades dos equinos no que diz respeito expresso do comportamento, utiliza o das forragens como alimento e aos benefícios que este ambiente traz para a saúde e, consequentemente, ao bem-estar dos indivíduos.

Comments are closed.