3 dicas para reduzir custos na irrigação de pastagens

3 dicas para reduzir custos na irrigação de pastagens

A irrigação de pastagens costuma ter um custo alto para o empresário. A título de informação, de acordo com uma matéria que foi publicada pelo portal do Canal Rural, o custo com irrigação, só nos últimos seis anos, subiu 70%, comprometendo significativamente a saúde financeira do setor agrícola.

Assim sendo, conhecer formas de reduzir custos na irrigação de pastagens se torna essencial, ao menos para o agricultor que deseja economizar e, ao mesmo tempo, obter um bom rendimento.

Ciente disso, fizemos este conteúdo para apresentar três dicas para reduzir custos nessa operação. Confira.

Invista na irrigação noturna

Uma maneira de reduzir custos com a irrigação de pastagens é adotando a irrigação noturna, compreendida entre 21h30 e 6h.

De acordo com especialistas no assunto, durante a noite, a demanda de alguns setores por energia é menor, o que faz as tarifas ficarem mais baixas.

Além disso, a irrigação é mais efetiva, considerando que o processo de evapotranspiração é menor, quando comparado com outros horários do dia, a exemplo da manhã e tarde. São turnos em que a temperatura térmica é maior, acelerando o processo de evapotranspiração.

Estima-se que a irrigação noturna pode gerar uma redução de custos de até 80%. Assim, caso a sua empresa gaste R$ 10 mil com a irrigação de pastagem, poderá economizar até R$ 8 mil.

Para colocá-la em prática, é preciso negociar com a concessionária de energia local.

Irrigação inteligente é uma boa solução econômica

Adotar a irrigação inteligente é também uma escolha excelente para quem busca reduzir custos.

Sistema de irrigação de pasto com pivô central
O Sistema inteligente de irrigação proporciona uma rega de acordo com a necessidade do pasto

A irrigação inteligente mapeia a real necessidade de água em sua cultura ou pastagem e, após isso, fornece a quantidade ideal, evitando excesso que pode gerar custos para o seu negócio.

Além disso, o sistema de irrigação inteligente fornece a quantidade de água no tempo certo, considerando, entre outros fatores, a quantidade de água ideal para que a sua pastagem cresça de forma saudável.

O sistema de irrigação inteligente se vale de tecnologias de ponta para garantir que reduza custos, como sensores de umidade do solo, por exemplo.

Faça a manutenção periódica do seu sistema de irrigação

Por fim, como última dica, faça a manutenção periódica do seu sistema de irrigação de pastagens. É muito comum, ao longo do tempo, os gestores do setor não se preocuparem como deveriam com a manutenção do sistema de irrigação. O pensamento adotado é: se estão funcionando, então está tudo bem.

Sistema de irrigação de pasto
Alem de reduzir os custos da irrigação do pasto, a manutenção otimiza o desempenho

Fazer a manutenção periódica do seu sistema de irrigação é essencial para evitar custos desnecessários, por exemplo, gasto excessivo de água. Isso ocorre quando ocorre vazamento no sistema de irrigação, fazendo a água ter uma outra finalidade, que não seja irrigar as pastagens.

Além disso, realizar a manutenção periódica do seu sistema de irrigação garante que a sua plantação cresça de maneira saudável, recebendo a quantidade de água ideal.

Agora que conhece algumas dicas para reduzir custos no processo de irrigação de pastagens, adote-as. É uma forma de fazer o seu negócio se desenvolver com eficiência.

Leia outros conteúdos como este acessando agora mesmo os nossos informativos. Que tal?

Veja também:

Post Relacionado