Enel Distribuição Goiás amplia Subestação Vianópolis

Enel Distribuição Goiás amplia Subestação Vianópolis

• Instalação recebeu um novo transformador que aumentará potência instalada da subestação,
melhorando a qualidade da energia fornecida e permitindo conexões de novos clientes.

• Unidade agora conta com equipamentos modernos e automatizados, que vão garantir mais
agilidade e qualidade no atendimento.

A Enel Distribuição Goiás concluiu a ampliação e modernização da Subestação Vianópolis, que beneficiará clientes do município e de outras quatro cidades: Silvânia, São Miguel do Passa Quatro, Luziânia e Orizona.

A unidade recebeu um novo transformador com 20 MVA de potência e agora conta com 40 MVA de potência instalada, suficiente para atender, por exemplo, 40 mil residências.

Além disso, todos os equipamentos da subestação foram substituídos por outros novos e tecnológicos, que podem ser comandados e reparados remotamente pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia.

As obras em Vianópolis fazem parte de um pacote de construções, ampliações e reformas que vai beneficiar cerca de 130 cidades goianas em 2020.

O diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, explica que somente na subestação foram investidos cerca de R$ 7,4 milhões. “Além de aumentarmos a potência instalada, a unidade agora conta com a melhor tecnologia disponível no mercado, incluindo disjuntores e religadores automáticos. Isso torna a subestação muito mais robusta e confiável, evitando falhas, curtos-circuitos e até incêndios. Em caso de alguma falha no fornecimento de energia, ou risco de sobrecarga, nossos técnicos conseguem realizar manobras, transferir cargas ou recuperar o serviço de forma remota, a partir do nosso Centro de Operações. Com isso ganhamos em agilidade e qualidade do serviço”, afirma.

Além das obras na subestação, a companhia construiu 10 quilômetros de novas redes de distribuição e realizou manutenções em outros 67 quilômetros. Essas melhorias garantirão uma energia com mais qualidade e eficiência para a região, diminuindo as falhas e agilizando o atendimento.

Outro benefício trazido pela ampliação será o atendimento às solicitações de liberação de carga para 19 empreendimentos, entre indústrias, comércios e propriedades rurais, atendendo cerca de 5 MVA de demanda reprimida na região. “Isso significa mais desenvolvimento para o Estado de Goiás, permitindo ampliações nas produções, crescimento econômico e novos empregos. É mais uma prova do nosso compromisso com os clientes goianos”, destaca Salas.

A Enel Goiás também segue realizando constantes manutenções na rede elétrica que abastece a cidade de Vianópolis. Somente em 2019, foram corrigidos mais de 800 pontos com anomalias, que incluem objetos presos aos fios, cabos bambos e estruturas danificadas; realizadas cerca de 430 podas de árvores que estavam em contato com a rede no perímetro urbano; e inspecionados mais de 170 quilômetros de redes de distribuição com o uso de helicóptero.

O Diretor-Presidente acrescenta, ainda, que 2020 será um ano para colher os resultados de todas as ações e investimentos feitos no Estado até agora. Segundo ele, a conclusão de grandes obras estruturais, como essa da Subestação Vianópolis, a implantação de tecnologia na rede elétrica, o aumento de equipes de atendimento emergencial, a qualificação de mão de obra e o aprimoramento dos processos da companhia, contribuirá para a transformação do sistema elétrico de Goiás.

Sobre a Enel Distribuição Goiás

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Post Relacionado