Maquinários utilizados na produção mecanizada de arroz

Maquinários utilizados na produção mecanizada de arroz

Os maquinários agrícolas utilizados na produção de arroz podem incluir desde tratores e semeadoras adubadoras até ceifadoras e colheitadeiras. No entanto, o tipo de maquinário necessário dependerá das condições do campo e da escala da produção.

Neste artigo você vai conferir quais os sistemas de cultivo de arroz, as máquinas utilizadas na produção desse cereal e os principais benefícios das operações mecanizadas.

Sistemas de cultivo de arroz

O arroz é o principal alimento de metade da população mundial, sendo o terceiro cereal mais produzido no mundo, ficando atrás apenas do trigo e do milho.

Plantação de cultura de arroz. Na foto, céu azul e plantação com folhas verdes.
O arroz é o terceiro cereal mais produzido no mundo, ficando atrás apenas do trigo e do milho.

No Brasil, o maior produtor de arroz é o Rio Grande do Sul, seguido pelos estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina, Goiás, Tocantins, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O sistema de produção mais utilizado no país é o sistema de arroz irrigado ou de várzea, representando quase 80% das lavouras de arroz. Nesse sistema, o solo é mantido com água em grande parte do ciclo do cultivo e só é drenado no momento da colheita.

Já no sistema de arroz de sequeiro ou de terras altas, o plantio é realizado sem a irrigação para submersão do solo, sendo muito utilizado com sistemas de rotação de culturas.

Máquinas utilizadas na produção do arroz

As máquinas podem ajudar na produção do arroz de várias maneiras. Assim como em toda a produção agrícola mecanizada, no cultivo do arroz as máquinas agilizam todo o processo, sendo responsáveis também pela redução de custos de produção e pelo aumento da produtividade.

Colhedora de arroz e caminhão transbordo em operação.
As máquinas otimizam o tempo de todas as operações, aumentando a produtividade.

Nesse sentido, podem ser utilizados semeadoras, ceifadoras, e colhedoras, ferramentas muito úteis ao produtor. Isso pode ajudar a aumentar a eficiência de todo processo produtivo e reduzir a necessidade de mão de obra, o que pode ser muito útil em áreas onde a mão de obra é escassa.

No entanto, é importante lembrar que a utilização de máquinas na produção do arroz também exige certa atenção quanto à sua correta utilização, bem como com a frequência de manutenções. Vejamos quais as máquinas mais utilizadas nos processos de semeadura e colheita do arroz:

Leia também: Tecnologias embarcadas em semeadoras, pulverizadores e colhedoras.

Semeadura

Na semeadura, podem ser utilizados diferentes tipos e modelos de semeadoras. São elas:

Semeadora adubadora com dosadores de sementes

Algumas semeadoras podem ser equipadas com dosadores constituídos por um rotor acanelado, disco perfurado horizontal e dosador pneumático. Esse tipo de sistema apresenta boa uniformidade de distribuição de sementes e é de fácil operação.

Semeadora adubadora com dosadores de adubo

Essas semeadoras podem ser equipadas de dosadores de adubo dos tipos roseta, rotor e rosca sem-fim. Em semeadoras com dosadores tipo rotor ou roseta, a regulagem da distribuição de fertilizantes é realizada por meio da alteração da abertura das comportas das caixas de adubo. Já nas semeadoras equipadas com dosadores tipo rosca sem-fim, a distribuição é feita por meio da variação do diâmetro da rosca ou da velocidade do giro do dosador.

Semeadora adubadora com disco de corte de palha para plantio direto

No sistema de plantio direto, a semeadora é composta por dois discos simples posicionados à frente do sulcador adubador, que têm a finalidade de cortar a palha sobre o solo.

Os discos simples podem ser ondulados, estriados ou lisos. A escolha do disco é feita de acordo com o tipo de solo que será semeado, levando em consideração a sua aderência. Os discos ondulados apresentam mais aderência com o solo e com a palha em relação aos discos estriados, enquanto os discos lisos são os que apresentam menos aderência. No sistema de plantio direto, o disco liso normalmente é o mais utilizado.

Plantação de arroz em sistema de plantio direto.
Arroz semeado em sistema de plantio direto. Fonte: Embrapa.

Semeadora adubadora com sulcador e aterrador

As semeadoras adubadoras, em geral, são equipadas por sulcadores compostos de discos duplos para semeadura e de uma haste para adubação ou por dois conjuntos de discos duplos, sendo um para semeadura e outro para adubação, ou até mesmo por um conjunto de disco duplo para semeadura e adubação, o qual pode ser menos eficiente porém é o mais utilizado na semeadura do arroz.

O aterrador é um mecanismo de roda que fica localizado na parte posterior da linha de semeadura e tem a função de melhorar o contato da semente com o solo. Os aterradores mais indicados para o plantio de arroz são os convexos. Sua regulagem é feita por meio da alteração do ângulo das rodas e/ou pela mudança de pressão nas molas, resultando em diferentes níveis de compactação do solo sobre as sementes.

Leia também: Semeadora, planadora e transplantadora: entenda as diferenças.

Colheita

Existem três métodos de colheita:

  • Colheita manual: é a colheita realizada à mão, ou seja, as plantas são cortadas e colhidas manualmente. É um método muito comum em pequenas lavouras. A ceifa e outras operações como recolhimento e trilha são realizados de forma manual. Nesse tipo de colheita, um homem leva cerca de 10 dias para ceifar 1 hectare de plantas;
  • Colheita semimecanizada: nesse método, ao menos uma etapa do processo é efetuada manualmente. Normalmente, o corte e o recolhimento são realizados manualmente, enquanto a trilha é feita forma mecânica, com trilhadoras estacionárias;
  • Colheita mecanizada: na colheita mecanizada do arroz, podem ser utilizados diversos tipos e modelos de máquinas, desde as de pequeno porte tracionadas por trator até colhedoras automotrizes. E é sobre elas que iremos falar a seguir.
Colhedora de arroz com caminhão transbordo em operação.
As máquinas utilizadas na produção de arroz reduzem o tempo de operações e contribuem para o aumento da produtividade.

Ceifadoras

Ceifadoras são máquinas que possuem uma barra de corte com movimentos alternativos e molinetes para apoiar as plantas no momento do corte e são destinadas à pequenas lavouras de arroz. Alguns modelos de ceifadoras possuem um reservatório para as plantas colhidas, que é esvaziado de tempos em tempos durante a colheita, enquanto outros modelos apresentam mecanismos de descarregamento de plantas em leiras.

Trilhadoras

As trilhadoras têm a função de retirar os grãos do arroz das panículas, separando-os das demais partes da planta. Os modelos mais comuns de trilhadoras trabalham com fluxo de plantas tangencial e cilindro trilhador de dentes de impacto, sendo este mais indicado do que o modelo de barras de fricção. Já outros modelos possuem trilhador de fluxo axial.

Três trilhadoras de arroz na cor azul acionadas, respectivamente, por pedal, motor e trator.
Trilhadoras de arroz podem ser acionadas por pedal, por motor ou por trator. Fonte: Embrapa.

Colhedoras

As colhedoras de grãos são extremamente úteis no processo de colheita de arroz e podem ter três tipos de mecanismos:

  • Trilhador tangencial (convencional): colhedora composta por cilindro e côncavo com dentes de separação dos grãos da palha por saca-palhas;
  • Trilhador axial: realiza a trilha e a separação dos grãos por rotor axial;
  • Trilhador híbrido: é uma colhedora que combina as tecnologias do trilhador tangencial e do trilhador axial. Ela utiliza uma combinação de cilindro e côncavo tangenciais de dentes e separação dos grãos da palha por rotor axial. Esse modelo de colhedora é muito indicado para a colheita do arroz.

Confira também: Evolução das colhedoras e sua importância na agricultura.

Conclusão

Portanto, o maquinário agrícola utilizado na produção de arroz pode incluir uma variedade de equipamentos, desde semeadoras e ceifadoras até colhedoras automotrizes. Já a escolha do tipo exato de maquinário necessário dependerá da escala da produção e das condições específicas do local em que o arroz será cultivado.

E então? Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia também nosso artigo sobre as principais doenças do arroz.

Post Relacionado