Semeadora, plantadora e transplantadora: entenda as diferenças

Semeadora, plantadora e transplantadora: entenda as diferenças

Semeadora, semeadeira, plantadora, plantadeira, transplantadora… são tantos termos que é comum haver confusão no momento de definir o que faz cada máquina agrícola.

Neste artigo vamos explicar quais são os termos corretos e as funções que cada máquina desempenha no campo. Confira!

Terminologia correta de máquinas agrícolas

Na língua portuguesa, a terminologia para denominar máquinas e implementos agrícolas utiliza o sufixo -ora, ou seja, o correto é dizer semeadora e plantadora. O mesmo raciocínio se aplica à todas as máquinas e implementos: colhedora, roçadora, adubadora, e assim por diante.

Os termos que utilizam o sufixo -eira, como semeadeira e plantadeira, são, portanto, incorretos. Entretanto, apesar dos esforços de técnicos e acadêmicos para padronizar a nomenclatura, ainda é comum encontrar essa terminologia para designar máquinas agrícolas, mesmo por parte dos fabricantes, que se ajustaram à popularização desses termos no meio rural.

Implemento agrícola de semeadura; semeadora
Existem diferentes máquinas agrícolas desenvolvidas para atender às várias diferenças entre as culturas, como tamanho e formato de sementes, espaçamento e densidade de semeadura/plantio, entre outros aspectos.

Tendo isso em vista, vamos esclarecer quais são as diferenças entre a semeadora, a plantadora e a transplantadora, considerando também os termos usados no dia a dia no campo. Para isso, precisamos antes definir as diferenças técnicas entre as operações de semeadura, plantio e transplantio:

  • semeadura é a operação de introdução de sementes no solo;
  • plantio é a operação de introdução de partes vegetativas de plantas no solo, como toletes e bulbos;
  • transplantio é a operação de introdução de mudas no solo.

Confira também: Semeadura de precisão: veja como realizá-la.

Semeadora

Semeadora é a máquina agrícola que, acoplada a um trator, realiza a semeadura. Ela é classificada de acordo com a forma de distribuição das sementes:

  • Semeadora de precisão: distribui um número pré-determinado de sementes no sulco de semeadura em distâncias homogêneas. Essas máquinas utilizam dosadores e componentes em contato com o solo, que impedem que operem em espaçamentos menores que 40 centímetros. São usadas para semeadura de culturas que possuem sementes graúdas, como milho, soja e feijão. Popularmente, essa máquina agrícola é chamada de plantadeira.
  • Semeadora de fluxo contínuo: distribui as sementes continuamente no sulco, com a dosagem calculada em massa de semente por distância percorrida (kg/m ou g/m). Essas máquinas utilizam dosadores e componentes em contato com o solo mais estreitos, trabalhando com espaçamentos menores entre linhas, de 15 a 20 centímetros. São utilizadas principalmente para semeadura de culturas com sementes miúdas, como trigo, aveia, centeio, milheto. Popularmente, essa máquina agrícola é chamada de semeadeira.
Máquina semeadora depositando sementes no solo
A máquina semeadora permite depositar as semente no solo em quantidade certa de maneira mais ágil e em condições adequadas ao processo de germinação.

Ademais, existem também as multisemeadoras, que podem semear tanto em precisão quanto em fluxo contínuo, mediante o ajuste dos dosadores e componentes em contato com o solo.

Plantadora

A plantadora, por sua vez, auxilia no processo de plantio de culturas que têm bulbos, colmos ou tubérculos. Geralmente, ela é utilizada para o plantio de cana-de-açúcar e de outras espécies que se propagam vegetativamente, como batata e mandioca.

Pode ser do tipo semi-automática, quando exige mão-de-obra para o manuseio das partes vegetativas, e automática, que executa todas as operações, desde abertura do sulco, deposição de adubo, distribuição dos colmos, fechamento do sulco e pulverização.

Plantadora realizando plantio de cana
Plantadora de cana picada realizando operação de plantio. Foto: Cana Online.

Transplantadora

Existem também as transplantadoras, que realizam a operação de transplantio de mudas. Elas são muito utilizadas para hortaliças, plantios florestais, fumo, entre outras.

São constituídas por um chassi, no qual são montados os equipamentos de plantio, como sulcadores que fazem a deposição da muda e do adubo, sistema de recobrimento e compactação da muda, sistema de acoplamento ao trator, e bancos para os operadores (aquelas com alimentação semiautomática das mudas).

Máquina fazendo plantio das mudas
A máquina agrícola transplantadora transfere as mudas produzidas para o local definitivo de plantio.

No vídeo abaixo, conheça uma máquina desenvolvida pela EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) de Santa Catarina que faz o transplantio de mudas de grama destinadas à pastagem perene:

Fonte: Epagri Vídeos.

Conclusão

Portanto, neste artigo procuramos apresentar as diferenças entre as máquinas agrícolas semeadora, plantadora e transplantadora, bem como esclarecer a terminologia correta dessas máquinas.

Se esse artigo foi útil para você, acesse também o nosso post sobre transmissão de tratores. Boa leitura!

Post Relacionado