Tecnologias embarcadas em semeadoras, pulverizadores e colhedoras

Tecnologias embarcadas em semeadoras, pulverizadores e colhedoras

A crescente demanda por alimentos em todo o mundo tem feito os produtores rurais se adequarem a produzir mais com menos. Nesse sentido, o atual cenário agrícola mundial tem contado com diversas ferramentas para atingir esse objetivo, como tecnologias embarcadas em semeadoras, pulverizadores e colhedoras.

As tecnologias em máquinas agrícolas fazem parte da tão conhecida Agricultura de Precisão (AP) e têm o papel de facilitar as tomadas de decisões do produtor, gerando menores custos e maiores lucros.

Com a AP, tecnologias que estavam presentes apenas em naves espaciais, hoje podem ser encontradas em máquinas agrícolas como IOT, ISOBUS, On-The-Go, Telemetria e VRT.

Neste texto, falaremos um pouco mais sobre o que são as tecnologias embarcadas, como elas são utilizadas na agricultura e quais as suas vantagens. Confira!

O que são tecnologias embarcadas?

As tecnologias embarcadas são o conjunto de sistemas eletrônicos inteligentes que se conectam e possibilitam maior aquisição, processamento e armazenamento de dados, servindo como soluções em diversas aplicações, sem a necessidade direta da interação humana.

Nas máquinas agrícolas, essas tecnologias são representadas por sensores que aumentam a precisão do trabalho. Eles são responsáveis por padronizar as operações, controlar eletronicamente o plantio, as pulverizações e a distribuição de fertilizantes, além de monitorar a colheita, gerando, inclusive, mapas de produtividade.

Trator com tecnologia embarcada, mostrando o painel com monitores de agricultura de precisão. Ao fundo, campo verde.
Tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas são sistemas eletrônicos inteligentes que coletam, armazenam e processam dados, possibilitando o aumento da precisão no trabalho.

Leia também: Sensoriamento remoto no monitoramento de doenças na agricultura.

Uso das tecnologias em máquinas agrícolas

As tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas vão desde as semeadoras até as colhedoras. Veja em detalhes a seguir.

Semeadoras

Nas semeadoras de sementes graúdas é possível realizar a semeadura em taxa variável, utilizando o sistema com controlador, que armazena mapas de recomendação e envia sinais que controlam a velocidade do dispositivo de dosagem, acionado por um motor hidráulico ou elétrico. Esse tipo de controle permite que seja realizado um plantio condizente com o potencial produtivo de cada ponto nos talhões.

Semeadora Jacto em campo com palha
Semeadoras de precisão possuem dosadores de sementes que possibilitam coeficientes de variação e boa singulação. Fonte: Jacto.

Pulverizadores

Quanto aos pulverizadores, conta-se com o sistema de corte de seção, por meio do qual o receptor do sinal de satélite identifica se a máquina está passando por uma área em que já houve a aplicação e realiza o desligamento dos bicos no momento exato, evitando a sua sobreposição

Colhedoras

As tecnologias aplicadas em colhedoras permitem que mapas sejam feitos no momento da colheita, utilizando sensores acoplados à máquina que informam o andamento da colheita em cada talhão. A coleta de dados pode ser feita por métodos diretos ou indiretos.

No método direto, a mensuração é feita por meio do volume e da massa do produto colhido. Quanto ao método indireto, utilizam-se sensores gravimétricos, como a placa de impacto, ou sensores ópticos que estimam o volume do produto colhido através da geração de imagens 3D.

Esses mapas mostram quais as regiões mais produtivas dentro da lavoura e são ferramentas essenciais para as tomadas de decisão.

Mulher vestindo camisa xadrez segurando tablet em meio ao campo. Ao fundo, colhedoras trabalhando na colheita de grãos com caminhão transbordo ao lado.
Na colheita, as tecnologias embarcadas são capazes de calcular a produtividade de cada talhão por meio de sensores acoplados à máquina.

Vantagens das tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas

A união entre agricultura e tecnologia não só busca atender a crescente demanda por alimentos no mundo, mas também entregar melhorias na qualidade da produção, redução dos custos e do impacto ambiental. Com a sua utilização, pode-se alcançar vantagens como:

  • Redução de custos com insumos;
  • Redução de consumo de combustível nas máquinas;
  • Melhor controle e gestão da propriedade;
  • Otimização no uso de fertilizantes;
  • Padronização das atividades;
  • Melhor rendimento do solo;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução dos impactos ambientais.

Portanto, o investimento em tecnologias para uso na agricultura é fundamental para garantir maior produtividade, aumento dos lucros e a competitividade no meio.

Veja abaixo um breve vídeo sobre as tecnologias aplicadas na Agricultura 4.0:

Fonte: V2COM WEG Group.

E então, gostou desse conteúdo? Aproveite e veja também nosso artigo sobre tratores autônomos. Boa leitura!

Post Relacionado