Máquinas agrícolas para produção de cana-de-açúcar

Máquinas agrícolas para produção de cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar é a terceira cultura temporária em termos de ocupação de área em solo brasileiro, atrás apenas da soja e do milho, com plantio em todas as regiões do país, principalmente na região Sudeste. São quase 8,3 milhões de hectares voltados à produção de cana.

O nível de mecanização das lavouras de cana passou a ser maior a partir da implantação do Proálcool (Programa Nacional do Álcool), uma iniciativa do governo brasileiro de intensificar a produção de álcool combustível (etanol). Desde então, as máquinas e implementos estão em constante evolução tecnológica, surgindo novos modelos, voltados à padronização de operações e maior capacidade de trabalho.

Portanto, neste artigo, iremos apresentar quais são as máquinas agrícolas usadas na produção de cana-de-açúcar. Confira!

Máquinas agrícolas usadas para produção de cana

As máquinas agrícolas são importantes desde o plantio, colheita até no transporte da cana colhida até às usinas, pois garantem qualidade e rapidez na lavoura. Conheça mais detalhes a seguir:

Operação de plantio

No plantio convencional de cana-de-açúcar, utiliza-se o implemento chamado sulcador, que melhora o enraizamento da cana-de-açúcar, dando mais estabilidade à planta na hora da colheita, o que evita o arranquio da soqueira. São implementos tracionados por trator e máquinas autopropelidas.

Tradicional sulcador usado no plantio da cana
No plantio convencional, é usado o tradicional sulcador. Mas, esse implemento está dando lugar às modernas máquinas.

No entanto, a mecanização da lavoura de cana-de-açúcar está tão evoluída que o tradicional “sulcador” está dando espaço à equipamentos mais modernos.

É o caso da plantadora de cana picada que permite realizar de uma só vez esse e outros processos envolvidos nessa etapa. Elas realizam a sulcação, adubação, distribuição das mudas, aplicação de defensivos agrícolas e a cobertura dos sulcos. Estão cada vez mais modernas, permitindo maior controle da operação.

Mecanização do plantio de cana
Já as plantadoras são máquinas que executam, sozinhas, todas as etapas inclusive que antecedem ao plantio da cana-de-açúcar.

Operação de colheita

Até as décadas de 1950 e 1960, a colheita da cana-de-açúcar era feita pelo processo manual. Com o avanço da tecnologia, surgiram as colheitadeiras de cana-de-açúcar que proporcionaram melhor aproveitamento, produtividade, economia e versatilidade, colhendo de 700 a 1.000 toneladas por dia.

Na colheita mecanizada, a palha é separada dos colmos e deixada no campo para servir de proteção ao solo. As máquinas fazer o corte da base, do ponteiro e a picagem ou enleiramento dos colmos. Toda essa produção é posteriormente transferida aos caminhões que realizam o transporte até às usinas.

Máquinas usadas na colheita da cana durante a noite
Com o uso de modernas máquinas, é possível fazer a colheita da cana até durante o período noturno.

As colheitadeiras disponíveis no Brasil possuem pequenas variações de modelos, dependendo do fabricante, mas as características são semelhantes. Essas diferenças ocorrem em relação ao sistema de alimentação ou de transporte do material no interior da colhedora.

Confira também: Como reduzir as perdas na colheita de cana.

Transporte da produção de cana até às usinas

Trata-se da última etapa do processo de mecanização das lavouras de cana-de-açúcar. Existem dois sistemas:

  • Semimecanizado: após o enleiramento da cana colhida manualmente essa matéria-prima é recolhida por carregadoras e colocada em caminhões;
  • Mecanizado: toda a cana que passa pela colhedora é lançada no veículo de transbordo, geralmente um implemento tracionado geralmente por tratores. Esse equipamento retira a cana da lavoura e transfere aos caminhões que fazer o transporte até às usinas.
Máquinas usadas na colheita da cana
Com a mecanização, a produção de cana-de-açúcar deu um salto de qualidade e produtividade. São máquinas que realizam tarefas como a colheita.

A exemplo do plantio e da colheita, a evolução tecnológica também ocorre em relação ao transporte dessa matéria-prima. São fabricados caminhões cada vez modernos e com maior capacidade de carga.

Existem aqueles simples, com duas caçambas (chamadas de “Romeu e Julita” ou “bitrem”); com três caçambas (“treminhão”); e o rodotrem – um cavalo mecânico com dois semirreboques acoplados.

Conclusão

Portanto, a produção da cana-de-açúcar tem toda a logística que apresentamos neste artigo, com a utilização de diferentes máquinas agrícolas e demais veículos. Cada um deles com funções diferentes e cuja fabricação passa por constantes evoluções tecnológicas. O objetivo é sempre garantir maior qualidade e produtividade nas lavouras.

Gostou do artigo? Aproveite e acesse também nosso artigo que trata dos principais tipos de colheitadeiras, entre elas a de cana-de-açúcar. Boa leitura!

Post Relacionado