Armazenamento do algodão: confira os cuidados

Armazenamento do algodão: confira os cuidados

Os cuidados com a produção agrícola não acabam na hora da colheita: os produtos precisam ter um armazenamento correto até o momento de entrega aos compradores. No caso específico do algodão, tomar alguns cuidados com essa etapa é fundamental para manter a qualidade da matéria-prima.

Esse cuidado melhora a sua imagem no mercado e, até mesmo aumenta a lucratividade da sua propriedade, seja pelo maior número de negociações, seja por um aumento justificado no valor agregado.

Neste texto, você receberá dicas de como armazenar corretamente o algodão até a sua venda, além de conhecer a importância de ter esse cuidado. Confira!

Como realizar o armazenamento do algodão?

O armazenamento do algodão é o procedimento efetuado após a colheita com objetivo de evitar que o produto sofra com os efeitos do tempo, como excesso de chuva e sol, ou tenha algum tipo de contaminação.

Plantação de algodão
Existem diferentes maneiras de fazer esse procedimento, como escolher a maneira com a qual será armazenado (em pluma ou caroço) e o ambiente em que o produto será alocado (externo ou interno).

O algodão em pluma é o modelo de comercialização em que é vendida somente a sua pluma, com maior valor agregado, utilizado na fabricação de diversos produtos. Já o algodão em caroço é o produto maduro, com suas fibras atreladas. Cada um desses tipos precisa de um armazenamento diferente.

Já com relação ao ambiente, o armazenamento pode ser interno (dentro de galpões ou outro lugar coberto), visando proteção contra as ações do tempo, ou externo, porém é interessante que ainda assim exista algum tipo de cobertura, para que o algodão não sofra danos e mantenha a sua qualidade.

Além disso, também é importante contar com outras técnicas para garantir uma boa armazenagem do seu algodão, por meio de processos que podem ser realizados desde a colheita. Veja a seguir:

Colha durante o tempo seco

A colheita já deve ser feita pensando no seu armazenamento. Retirá-lo durante um período mais úmido ou, até mesmo sob chuva pode fazer com que o produto fique molhado e acabe sendo armazenado dessa maneira. Como consequência, ele poderá contrair fungos ou ter a sua qualidade afetada negativamente.

Cuidados na colheita para melhorar o armazenamento do algodão
A colheita do algodão deve ser realizada preferencialmente com clima seco.

Confira também: O impacto do clima na cultura do algodão.

Seque o algodão

Porém, caso exista a necessidade de colher o algodão em condições de chuvas, é preciso secá-lo após o término da operação. O algodão deve ficar exposto ao sol para que a água evapore, por um período que pode variar entre um e dois dias. O ideal é que a sua umidade seja de, no máximo, 12% e mínimo de 7%.

Faça o descaroçamento do algodão

Outro procedimento que pode ser feito entre a colheita e armazenagem do algodão é o seu descaroçamento. Esse processo é feito para separar o línter (camada de fibras em volta da semente) da semente. Em propriedades maiores, esse é um procedimento realizado por máquinas que contêm rolos e serras, promovendo uma maior agilidade e eficiência nesse processo.

Preste atenção aos cuidados técnicos

Existem alguns cuidados técnicos que auxiliam para uma armazenagem mais efetiva do algodão. Por exemplo, os fardos, quando criados, precisam ter uma largura ideal, para poderem ter fácil acesso a diferentes locais, sem precisarem ser desfeitos ou comprimidos. Além disso, é importante que eles não tenham contato direto com o piso, para evitar a cavitomia.

Armazenamento do algodão
Algumas regras técnicas devem ser observadas para evitar problemas com o armazenamento do algodão.

Ademais, o algodão é um insumo que pode ser armazenado por tempo indeterminado. Dessa maneira, cabe ao produtor tomar todos os cuidados necessários para evitar que agentes externos acabem por danificar o seu produto. Caso você realize uma armazenagem correta, não precisará preocupar-se com a sua validade.

Leia também: Armazenamento da soja: conheça os cuidados.

Qual é a importância de realizar o armazenamento do algodão corretamente?

A etapa de armazenamento do algodão é muito importante, pois pode fazer a diferença na qualidade do produto ofertado, bem como ser um diferencial da sua fazenda em relação à concorrência. A seguir, veja algumas vantagens de realizar esse procedimento corretamente:

Garante a cor do algodão

Quando o algodão não é armazenado corretamente, sua cor pode ficar amarelada e, após nove meses, ter o seu tipo reduzido. Um produto nesse estado não será atrativo para os compradores, que preferirão fazer negócio com outros produtores, que oferecem um produto branco e de qualidade.

Coloração branca das fibras do algodão armazenado corretamente
O armazenamento do algodão em condições ótimas garante que as fibras permaneçam da mesma cor com o passar do tempo.

Assim, entendendo melhor como fazer o armazenamento correto do algodão você conseguirá oferecer um produto de qualidade aos seus compradores. Isso ajudará na sua fidelização e também no estabelecimento de preços maiores e, consequentemente, maior lucro para o seu empreendimento.

Mantém a qualidade do produto e evita desperdícios

Outro ponto que explica a importância do armazenamento correto do algodão é a manutenção da qualidade do produto.

Algodões armazenados com um alto grau de umidade ou de maneira incorreta ficam mais suscetíveis a fungos, principalmente os comercializados em pluma. Alguns dos organismos que mais afetam o algodão são: Aspergillus flavus, Monilia spp., Aspergillus parasiticus e Rhizopus stolonifer.

Sendo assim, com o armazenamento correto diminui a possibilidade de ocorrência de perdas por conta do tempo ou devido à contaminações, levando a uma diminuição de desperdício. Ou seja, você terá mais algodão para vender e mais lucro para obter.

Aferição da qualidade do produto
Oferecer um produto de má qualidade pode não compensar, principalmente para os consumidores mais exigentes.

E então, esse artigo foi útil para você? Aproveite e acesse também nosso post sobre como reduzir as perdas na colheita do algodão adensado. Boa leitura!

Post Relacionado