Enel Distribuição Goiás investe em melhorias na Subestação de Caldas Novas

Enel Distribuição Goiás investe em melhorias na Subestação de Caldas Novas

  • Unidade passou por revitalizações estruturais e agora conta com equipamentos com tecnologia de ponta e que são controlados remotamente.
  • Ampliação beneficiará cerca de 47 mil clientes e reforça o compromisso da companhia com o Estado de Goiás. 

 

Goiânia, 23 de janeiro de 2020 – Como parte do plano de ações e investimentos da Enel Distribuição Goiás para o Estado, a companhia entregou hoje (23) as obras de melhorias da subestação Caldas Novas. A unidade passou por uma revitalização estrutural e recebeu um novo transformador, com potência de 7,5 MVA.

Com a ampliação, a subestação passou de 46,25 MVA para 53,75 MVA de potência instalada, beneficiando diretamente cerca de 47 mil clientes de Caldas Novas, Santa Cruz de Goiás, Marzagão, Rio Quente, Água Limpa e Corumbaíba.

Com investimento total de mais de R$ 4,3 milhões, a ampliação e melhoria da subestação tem como objetivo atender à crescente demanda de energia da região e melhorar a qualidade do fornecimento para todos os clientes residenciais, comerciais e industriais.

O Presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, explica que a unidade agora conta com equipamentos totalmente automatizados e que podem ser controlados remotamente, 24h por dia, pelo Centro de Operação, localizado em Goiânia.

“Em caso de uma eventual falha em que precisemos realizar manobras no sistema elétrico da região, nossos técnicos conseguem trabalhar de forma muito mais rápida e eficiente, minimizando os impactos aos nossos clientes”, ressalta.

O município de Caldas Novas é conhecido internacionalmente pelo turismo hidrotermal. A cidade é famosa pelas fontes de águas quentes e inúmeros clubes, que atraem, em média, 4 milhões de turistas por ano. Para isso, o município conta com o segundo maior parque hoteleiro do país e que segue em constante expansão.

Para José Luis Salas, as melhorias na subestação da cidade demonstram o compromisso que a empresa tem com os clientes goianos e com o desenvolvimento do Estado. “Além de beneficiar aquelas pessoas que moram na região, o aumento da oferta de energia e a melhoria da qualidade poderão atrair novos empreendimentos, que vão atrair cada vez mais turistas, gerando empregos e renda para a cidade”, comenta.

As obras realizadas pela Enel na Subestação Caldas Novas fazem parte do pacote de melhorias em subestações de todo o Estado. Somente em 2019, 20 subestações foram ampliadas e para este ano, estão previstas melhorias em outras 121.

Além disso, duas novas subestações, uma em Anápolis e outra em Mineiros, foram inauguradas no ano passado e outras seis serão entregues em 2020. Até 2022, serão totalizadas 17 novas unidades entregues, acrescentando cerca de 1.500 MVA de potência ao sistema elétrico goiano, que representará a ampliação em 26% da capacidade da rede de distribuição em Goiás, e que seria suficiente, por exemplo, para abastecer as cidades de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e todos os 28 municípios da Região Metropolitana.

Além de contribuir com a melhoria da qualidade e da confiabilidade do serviço, a ampliação da oferta de energia no Estado será suficiente para atender ao desenvolvimento das indústrias já existentes e apoiar a instalação de novas empresas, contribuindo para o crescimento de Goiás.

Sobre a Enel Distribuição Goiás

 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, serve a 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Post Relacionado