Saiba o que é pé de grade na agricultura e como evitá-lo

Saiba o que é pé de grade na agricultura e como evitá-lo

A agricultura é uma atividade fundamental para a humanidade, pois é responsável por fornecer alimentos e outros produtos para a sociedade. No entanto, algumas operações realizadas de maneira incorreta podem causar impactos negativos no solo.

Um dos fenômenos mais comuns que ocorre no solo devido ao uso indevido de implementos agrícolas é a compactação das camadas superficiais e subsuperficiais, como é o caso do pé de grade ou pé de arado. A compactação do solo pode afetar negativamente a qualidade e saúde do solo, podendo gerar consequências significativas para a produção agrícola.

Nesse artigo, vamos falar sobre o que é pé de grade, incluindo as causas da compactação, os efeitos sobre o solo e as culturas, e as medidas que podem ser tomadas para minimizar esses impactos. Confira!

O que é pé de grade?

O pé de grade (ou pé de arado) é um fenômeno que ocorre no solo, gerando a compactação de camadas subsuperficiais devido à utilização contínua de grades e arados para preparo da área a ser cultivada.

Trator com grade aradora acoplada em operação.
As operações com uso de grade podem causar a compactação de camadas subsuperficiais, causando prejuízos na produtividade.

Normalmente, essas operações são realizadas ano após ano com a mesma profundidade, resultando no surgimento de uma camada compactada, de 5 cm ou mais, logo abaixo da altura em que os implementos atuam. Esse fenômeno impede o crescimento e a evolução das raízes, prejudicando a absorção de água, e nutrientes e afetando a produtividade final.

Consequências do pé de grade

Algumas das principais consequências do pé de grade são: a limitação do fluxo descendente de água no solo em casos de chuvas intensas, causando perdas por erosão e a redução do fluxo capilar ascendente de água no solo em situações de estiagem, causando perdas por déficit hídrico.

Diante disso, conforme mencionamos, há diminuição da produtividade, já que as plantas não conseguem desenvolver-se adequadamente, causando prejuízos ao produtor.

Como evitar?

Uma das principais medidas para evitar a ocorrência do pé de grade é o uso adequado dos implementos. Recomenda-se não realizar operações com grades ou arados sempre com a mesma profundidade.

Se esse fenômeno já estiver instalado na lavoura em uma profundidade entre 15 e 20 cm, aconselha-se utilizar um escarificador que romperá essa camada compactada. Já em casos de compactações situadas em camadas mais profundas, entre 20 e 40 cm, por exemplo, a orientação é que se utilize um subsolador.

Além disso, é fundamental repensar as técnicas de manejo do seu cultivo para que esse problema não volte a acontecer. Dessa forma, o recomendado é reduzir o tráfego de maquinário na sua área cultivada, principalmente com solo úmido, e fazer o uso de plantas de cobertura.

Veja no vídeo abaixo como avaliar a presença de camadas compactadas na lavoura:

Fonte: Epagri Vídeos.

Outras maneiras de reduzir a compactação do solo e evitar o pé de grade são as práticas de plantio direto e uso de adubos orgânicos. O plantio direto consiste na ausência ou no revolvimento mínimo do solo, cobertura com palhada e rotação de culturas, ajudando a evitar a erosão. O uso de adubos orgânicos também pode auxiliar na melhoria da qualidade do solo.

Portanto, para evitar que esse fenômeno ocorra, é importante ter uma boa gestão do solo, com o monitoramento da compactação e a aplicação de técnicas de conservação e de correção de solos.

Leia também: Plantio direto: conheça as vantagens dessa prática.

Maiores desafios

A compactação do solo, no geral, causada pelo constante uso de grade, arado ou até mesmo pela utilização de maquinário pesado nas áreas, pode levar a uma série de desafios ao produtor. Alguns dos maiores desafios incluem:

  • Diminuição da produção: a compactação dessas camadas prejudica a absorção de água e nutrientes pelas raízes das plantas, levando à diminuição da produtividade. Isso causa um impacto significativo na lucratividade e na segurança alimentar dos produtos;
  • Aumento dos custos de produção: a compactação do solo pode aumentar a necessidade de operações e exigir o uso de uma quantidade maior de fertilizantes e outros insumos para manter as culturas saudáveis, elevando assim os custos de produção;
  • Erosão do solo: a compactação pode aumentar a erosão do solo, levando à perda de fertilidade e à degradação do solo;
  • Desafios para a certificação de agricultura sustentável: a compactação do solo pode impedir que os agricultores obtenham certificações de agricultura sustentável, afetando negativamente a capacidade de comercialização de seus produtos;
  • Dificuldade de adaptação às mudanças climáticas: a compactação do solo pode dificultar a adaptação às mudanças climáticas e aumentar a vulnerabilidade das culturas às secas e ao excesso de chuvas.

A boa estruturação do solo é importante para mantê-lo fértil e saudável, composto por minerais, matéria orgânica e com boa disponibilidade de água. Quando as máquinas e implementos são utilizados de forma incorreta ou de maneira excessiva, podem ocorrer danos à estrutura do solo, levando ao esgotamento dos nutrientes e ao processo de erosão.

Cultura de soja com perfil de solo, expondo raízes das plantas.
Solos compactados prejudicam o crescimento das raízes, afetando a sua absorção de água e nutrientes. Solos férteis e saudáveis proporcionam maior produtividade à cultura.

Portanto, como a compactação pode causar inúmeros prejuízos, dificultando o crescimento das raízes, impedindo a absorção de água e nutrientes pelas plantas, causando também desgastes e erosão, é necessário ficar atento às práticas de manejo e tomar os devidos cuidados para que esse problema seja evitado, buscando assim a melhoria da qualidade do solo e consequentemente um aumento na produtividade e na qualidade dos produtos gerados.

E então? Gostou desse assunto? Aproveite e leia também o nosso artigo sobre o que são agregados do solo e como estruturar seus processos.

Post Relacionado