O que são agregados do solo e como estruturar seus processos?

O que são agregados do solo e como estruturar seus processos?

Os agregados são componentes da estrutura do solo. Desse modo, eles são fundamentais para que se possa manter a porosidade e a aeração do solo, por exemplo. Também se relacionam com o crescimento das plantas e da população microbiana.

Como se não bastassem todas essas utilidades, os agregados do solo também proporcionam a infiltração de água e reduzem as chances de erosão. Para você entender ainda melhor o que são e como eles agem, preparamos um post especial sobre o tema. Confira!

O que são os agregados do solo?

Os agregados do solo muitas vezes são confundidos com torrões de terra ou compactação do solo, porém são conceitos completamente diferentes e até mesmo antagônicos.

Agregados do solo são o resultado de diversos processos biológicos, químicos e físicos que, juntos, proporcionam a união de partículas orgânicas e minerais (como areia, silte e argila). São formados por meio das atividades microbianas, dos exsudatos (substâncias químicas secretadas pelas raízes no solo) e das matérias orgânicas, e têm um papel crucial na manutenção da saúde de um substrato.

Muda de planta com duas folhas em solo
Agregados do solo são resultados de processos biológicos, físicos e químicos.

Dentro do ecossistema de um solo, os agregados são os responsáveis por proteger o carbono disponível no solo da oxidação. Por sua vez, esse processo contribui para o desenvolvimento de um ambiente ideal para que as plantas cresçam saudáveis.

Desse modo, podemos dizer que a presença de agregados no solo é um indicador da boa qualidade e da saúde de um substrato. Por conta da rugosidade e porosidade que o caracterizam, eles são capazes de contribuir para uma melhor infiltração da água. Outros benefícios são:

  • Maior nível de estabilidade;
  • Menor erosão;
  • Elevação da quantidade de matéria orgânica disponível;
  • Capacidade de permitir o desenvolvimento de raízes entre os agregados.

Leia também: 10 causas da degradação dos solos, o que fazer e como corrigi-los.

Qual é a importância dos agregados do solo?

Na prática, a principal função dos agregados é garantir que o solo se mantenha estruturado e consistente, tudo isso sem comprometer sua porosidade, para que receba os nutrientes necessários, além de ar e água.

Caso isso não ocorra, o solo se compacta, prejudicando a formação radicular das plantas no local. Como se não bastasse, alguns seres que participam do ciclo natural da terra, como formigas, minhocas e cupins, não conseguem escavá-lo.

Plantação de milho
Os agregados garantem maior estruturação do solo.

Além disso, se o ar não penetra no solo, os micro-organismos também morrem — o que compromete a nutrição adequada das plantas. Com um solo compactado, a tendência é que a matéria orgânica fique exposta na superfície e totalmente vulnerável à ação das chuvas e do sol.

Tudo isso resulta na perda dos elementos de coesão do solo, levando à erosão. Nesse cenário, as plantas não conseguem desenvolver suas raízes de forma adequada para que possam se prender e absorver os nutrientes necessários.

Desse modo, elas têm o seu desenvolvimento comprometido, fazendo que estejam mais sujeitas ao tombamento ao enfrentar ventos fortes. É justamente a agregação do solo que leva as condições ideais para que aquela terra se torne produtiva, ao promover:

  • Aeração;
  • Penetração e também a retenção de água;
  • Retenção de nutrientes;
  • Desenvolvimento de raízes.

É importante destacar também que os agregados são os responsáveis pelo ganho e retenção de carbono no solo, uma vez que eles são capazes de proteger a matéria orgânica da terra.

Isso acontece porque o solo é justamente um dos principais reservatórios de carbono do planeta. Assim, ele é capaz de produzir e ainda reter o carbono que vem da atmosfera, desde que o manejo da lavoura seja bem-feito.

Por isso, quando os agregados do solo são degradados, com o revolvimento das estruturas, a tendência é que a terra perca os seus estoques de carbono. Felizmente, algumas práticas são eficientes para reduzir essa ocorrência e servem para promover as estruturas. Falaremos delas adiante.

Solo com plantação de soja e exposição da profundidade das raízes dessas plantas
A agregação do solo promove melhor desenvolvimento das raízes.

Veja também: Manejo do solo: como fazer e o que se deve evitar.

Como estruturar os agregados do solo?

Algo muito importante é adotar práticas conservacionistas, que são importantes na preservação e na melhoria da agregação do solo. As seguintes estratégias de manejo devem ser adotadas por produtores:

  • Controle de tráfego e ajuste adequado dos rodados de máquinas na área cultivada;
  • Correção do solo, como técnicas de calagem;
  • Promover maior enraizamento das plantas e maior atividade biológica do solo;
  • Adoção do sistema de plantio direto;
  • Integração lavoura-pecuária;
  • Uso de plantas de cobertura;
  • Adoção de sistemas para rotacionar as culturas, utilizando culturas com diversos sistemas radiculares;
  • Utilização de máquinas agrícolas em solo seco.

Também é essencial realizar a manutenção periódica das máquinas e equipamentos utilizados. Afinal, se elas se mantiverem em boas condições e estiverem bem reguladas, não irão exercer pressão extra no solo, o que reduz os impactos no terreno.

Ademais, a melhoria do processo de agregação do solo só é possível com o aumento da atividade biológica, favorecida pelo cultivo de culturas com sistemas radiculares bem distribuídos e abundantes, para fixar bem as plantas no solo.

Tratores com distribuidores relizando processo de calagem
Uma estratégia de manejo importante na preservação e melhoria da agregação do solo é a calagem.

O que prejudica a agregação do solo?

Em relação às práticas que prejudicam a agregação e ocasionam a erosão e a compactação, a maioria delas está ligada ao manejo do solo dentro de um sistema convencional de plantio.

Nesse sentido, para garantir a boa agregação é importante trocar o plantio convencional pelo plantio direto, além de praticar a rotação de culturas de maneira adequada.

Isso porque muitas práticas do plantio convencional se provaram capazes de influenciar negativamente na compactação do solo depois de um período de tempo. Uma delas é o revolvimento, que acaba deteriorando os agregados e tira a proteção fornecida pelos organismos e pela matéria orgânica.

Outra prática que não é recomendada é o uso descontrolado do substrato e também queimar a palha logo depois do ciclo de cultivo. Ambas são prejudiciais à agregação do terreno.

Veja no vídeo abaixo uma breve explicação sobre os agregados do solo e as diferenças entre agregados e torrões:

Fonte: Campo e Produção.

E então, gostou desse artigo? Aproveite e acesse também nosso texto sobre como fazer terraceamento para conservação do solo. Boa leitura!

Post Relacionado