Neem: características, aplicações, plantio e cultivo

Neem: características, aplicações, plantio e cultivo

Você conhece a planta chamada neem? Também conhecida como nim ou amargosa, trata-se de uma espécie que apresenta inúmeras utilidades. Na agricultura, é utilizada como base de defensivos orgânicos. Além disso, também tem propriedades medicinais com ações antisséptica, cicatrizante e imunoestimulante. Essa planta possui tantos proveitos que, na Índia, seu país de origem, é chamada de árvore sagrada”.

Neste artigo, vamos apresentar as principais características do neem, dicas de como plantá-lo, bem como seus inúmeros usos e benefícios. Continue lendo e conheça mais sobre essa planta tão versátil!

Leia também: Biodefensivos: entenda o que são e quais suas vantagens.

O que é e para que serve o neem?

O neem (Azadirachia indica A. Juss) é uma planta de origem asiática, mais especificamente de Burma e das regiões áridas do subcontinente indiano, que pertence à família Meliaceae. É cultivada há mais de 2000 anos pelos indianos, que a utilizam em diversas finalidades.

Dela aproveita-se praticamente tudo: frutos, sementes (com a extração do óleo), folhas, casca do caule, raízes e até mesmo a própria árvore, transformando-a em lenha. O neem é usado no controle de pragas, nematoides, fungos, bactérias, vírus, bem como na medicina animal e humana, no reflorestamento e na forma de adubo.

No Brasil, as primeiras sementes (de forma oficial) foram trazidas em 1986, tendo se adaptado bem em nosso país devido às condições climáticas favoráveis. Hoje, é cultivada principalmente nos Estados Unidos, Austrália, países da África e América Central.

Frutos e folhas de neem sobre mesa de madeira
O neem é uma planta usada para as mais diversas finalidades, inclusive na medicina humana e animal, proporcionando uma série de benefícios.

Principais benefícios do neem

Conforme tratamos no início do texto, são conhecidas inúmeras atividades farmacológicas e aplicações medicinais a partir da utilização de partes do neem, como: fruto, semente, casca e folhas.

Essas propriedades aplicam-se tanto à medicina humana como à veterinária, além de serem muito exploradas pelo setor de cosméticos. Sua ação repelente também é destaque, ajudando no combate a pernilongos e ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

De acordo com artigo publicado por pesquisadores do departamento de Bioquímica da Universidade Estadual de Maringá, essa planta tem sido objeto de muitos estudos, já que possui efeitos medicinais comprovados e representa uma valiosa fonte para o uso da medicina tradicional. Segundo a literatura, suas folhas dissolvidas em água possuem propriedades antissépticas, curativas, anti-inflamatórias e agem no controle dos níveis de colesterol.

Ademais, estudos têm sido realizados a respeito do uso do extrato da casca do neem, que apresenta efeitos gastroprotetores com potencial para inibir a ulceração gástrica, além de atividades hipoglicemiantes. Os extratos das folhas também têm sido estudados para aplicação em cremes dentais para reduzir a incidência de placa bacteriana.

Árvore de neem vista de baixo para cima, contemplando detalhes do tronco  e sua copa
Além dos seus efeitos praguicidas e repelentes, o neem apresenta efeitos medicinais comprovados.

Porém, deve-se tomar cuidado com o uso indiscriminado do neem. A planta não é indicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, bem como seu chá, pó e óleo não são indicados para crianças. Procure orientação médica antes de utilizá-lo.

Uso do neem na agricultura orgânica

O neem se popularizou na agricultura orgânica como um produto alternativo para o combate de pragas e doenças, já que não possui ação fitotóxica, não agride o meio ambiente e é praticamente atóxica aos seres humanos. O seu uso no controle fitossanitário, inclusive, é incentivado pela Embrapa, por meio do extrato das folhas e sementes.

O extrato de folhas de neem pode ser obtido com o seguinte preparo: adicione 100 litros de água em tambor plástico e 1.250 g de folhas picadas ou trituradas, para facilitar a extração do princípio ativo. Após fazer essa mistura, deixe-a em repouso por 12 horas, mexendo-a de duas a três vezes durante esse período. Em seguida, coe a mistura e utilize-a de imediato.

Pasta feita com as folhas de neem em tigela branca cercada por folhas e ramos da planta.
Várias partes do neem são utilizadas devido aos seus benefícios, inclusive as folhas que podem combater pragas e doenças por meio do seu extrato.

Já o extrato de sementes pode ser obtido de duas formas:

  • Por meio da trituração de 1,5 a 3 kg de semente em liquidificador industrial ou moedor, com posterior infusão em 100 litros de água por 12 horas. Agite a mistura a cada duas horas. Coe-a em tecido de algodão fino para utilizá-la;
  • Coloque 5 kg de sementes secas e moídas dentro de um saco de algodão, amarre-o e coloque-o em um recipiente contendo 5 litros de água. Após 12 horas em repouso, extraia o máximo possível das sementes do saco de tecido por meio de maceramento. Adicione 10 gramas de sabão derretido em água ao extrato, misture bem e acrescente água para obter 500 litros do preparado.

Ambos os extratos possuem ação efetiva no controle de diversas doenças e pragas, como: ferrugem-do-feijoeiro, rizoctoniose-da-batata, murcha-de-esclerócio, requeima (tomate e batata), mosca-branca, larva-minadora, mosca-das-frutas, pulgões, brasileirinho, traça-das-crucifras, ácaros fitófagos, tripes, cochonilhas, lagartas, entre outras.

A torta de neem, também obtida por meio da prensagem das sementes, é utilizada como fertilizante orgânico. Quando aplicada em solo infestado, ela apresenta ação nematicida e protege dos danos de alguns tipos de formigas. A adubação com essa pasta, muito utilizada em plantações comerciais, é uma rica fonte de nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio e potássio.

Uso do neem na pecuária

Não é apenas ao ser humano que o neem traz benefícios. Na pecuária, essa planta é utilizada no controle de pulgas e piolhos, na cicatrização e assepsia de ferimentos, na cura da sarna, além de ser utilizada também como vermífugo.

Quando consumidas pelos bovinos, as folhas do neem apresentam uma potente ação repelente contra a mosca-do-chifre. O princípio ativo da planta permanece impregnada no estrume do gado, impedindo que a praga se reproduza no meio. O efeito repelente também é aplicado contra os carrapatos.

Outro destaque é quanto à torta de neem que também tem sido muito utilizada como suplemento alimentar, com resultados satisfatórios tanto do ponto de vista da segurança do animal, quanto do patamar econômico, podendo inclusive substituir a ração em alguns casos. Na alimentação das cabras, por exemplo, foram verificadas a redução no conteúdo lipídico e aumento de ácidos graxos insaturados, sem qualquer interferência na qualidade da carne.

Uso do óleo de neem

Agora vamos aprofundar um pouco sobre os benefícios do óleo de neem. Esse óleo é extraído das sementes e usado na medicina atual com diferentes finalidades, uma vez que possui ações antibacteriana, antisséptica, anti-inflamatória e antifúngica.

Vidro contendo óleo extraído da semente do neem. O vidro está sobre folhas e frutos de neem de coloração verde.
O óleo é extraído das sementes possui ações antibacteriana, antisséptica, anti-inflamatória e antifúngica.

O seu contato direto com o cabelo e a pele não é tóxico e, por isso, é utilizado no tratamento de doenças de pele como eczema, psoríase, feridas, alergias, furúnculos, micoses, catapora e verrugas. Além disso, também é muito usado no setor de cosméticos, sendo encontrado na composição de sabonetes, xampus, óleo para cabelos, desodorantes, cremes dentais, repelentes, esmaltes, entre outros.

Recentemente, pesquisas efetuadas com o óleo de neem têm demonstrado ação espermicida e atividade antimicrobiana contra patógenos sexualmente transmissíveis. De acordo com experimentos, uma única aplicação em ratos foi capaz de bloquear a sua fertilidade por cinco meses. No entanto, mais estudos ainda estão sendo realizados em relação ao controle da fertilidade humana.

Confira o vídeo abaixo para um resumo dos principais benefícios oferecidos pelo neem ao setor Agropecuário:

Fonte: MF Rural.

Características e condições ideais para cultivo do neem

Trata-se de uma árvore frondosa de climas tropical e subtropical, com crescimento rápido, alcançando geralmente de 10 a 15 metros de altura, mas pode atingir até 25 metros em condições ideais de clima e solo.

Apresenta folhas verde-escuras, flores de coloração branca e perfumadas e fruto ovalado com cerca de 2 centímetros de comprimento. Quando maduro, o fruto exibe polpa amarelada e casca branca dura, contendo um óleo marrom no interior de sua semente.

A planta apresenta melhor desenvolvimento em regiões quentes e não tolera geadas, interrompendo o seu crescimento em temperaturas abaixo de 8ºC. Resistente às secas e altas temperaturas, floresce mesmo em solos secos e com baixo teor de nutrientes, porém não se desenvolve em solos encharcados e salinos.

Neem florido. A árvore apresenta flores brancas em meio às folhas verdes e estão sendo vistas de baixo.
As flores do neem planta apresentam coloração branca e são muito aromáticas.

Para o cultivo do neem, as condições ideais são temperaturas na faixa de 21 a 32ºC, com precipitação pluvial anual entre 400 a 800 mm e solo com pH entre 6,2 e 7,0. A planta começa a produzir, geralmente, entre 3 e 5 anos, tornando-se completamente produtiva após 10 anos.

Veja também: Bambu: como fazer o plantio e principais características.

Plantio e cultivo do neem

Agora que você já conhece melhor essa planta, vamos tratar do seu plantio. O neem é uma árvore de crescimento rápido e fácil propagação (sexual e vegetativa), podendo ser plantada utilizando-se mudas, rebentos e cultura de tecidos. O plantio por estaquia não é recomendado, pois o desenvolvimento das raízes não ocorre de modo adequado, podendo sofrer queda por ventos fortes.

A produção de mudas de neem é efetuada principalmente através de sementes previamente selecionadas e isentas de patógenos, apresentando de 60 a 95% de viabilidade. As plantas, apesar de rústicas, respondem bem a solos
bem-preparados
, principalmente em regiões com vegetação de Cerrado.

Sempre que possível, é importante que a operação seja realizada de forma mecanizada, com aração e gradagem, homogeneizando e desterroando o solo. Caso não seja possível revolver uma camada de 15 a 20 cm de profundidade, é importante proceder à abertura de covas com dimensões mínimas de 40 x 40 x 40 cm.

Quanto ao espaçamento entre as plantas, de acordo com pesquisadores da Embrapa, ele será feito de acordo com a região de plantio, variando de 5 m x 5 m ou 6 m x 6 m (no Cerrado) a 8 m x 8 m ou 9 m x 9 m (na Amazônia, em sua transição ao Cerrado). As plantas devem ser levadas ao local definitivo quando atingirem 3 meses de idade e 20 cm de altura.

Árvore adulta mostrando crescimento
O neem é uma árvore de crescimento rápido e o seu cultivo ideal se dá em regiões mais quentes.

No que tange à adubação, estudos mostram que o neem é uma planta exigente em nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio, no entanto não existem resultados experimentais capazes de indicar claramente como deve ser feita a adubação. Por isso, é preciso que seja feita análise do solo para que profissionais possam interpretá-las e fazer o cálculo das quantidades de fertilizantes a serem utilizadas.

Após essa análise, o adubo deve ser posicionado no fundo da cova, misturando-se com a terra para que não ocorram danos à raiz da muda. Após o plantio, aos 6, 12, 24 e 36 meses deve ser realizada a adubação de cobertura na projeção das copas, pouco antes do período de chuvas. Completando-se 48 meses, é recomendado que seja feita nova análise do solo para avaliação de suas características químicas.

Com relação às podas, o tronco deve ser mantido sem ramificações até 1,5 m de altura e, acima disso, os ramos devem ser aparados regularmente. A poda da ponteira deve ser realizada a uma altura de 2,50 m. Dessa maneira, a árvore não se tornará muito alta, facilitando a produção de frutos e, posteriormente, a própria colheita.

No entanto, é importante ressaltar que o sucesso do plantio está diretamente relacionado ao início da estação chuvosa da região.

Colheita e produtividade

A depender das condições climáticas da região de plantio e do desenvolvimento da planta, a floração e a frutificação acontecem entre 3 e 4 anos.

No Brasil, geralmente, ocorrem duas safras de neem ao ano. Os frutos, quando maduros, apresentam tonalidade amarela e formato ovalado, momento em que estão aptos à colheita, ocorrendo cerca de 75 dias após a abertura das flores.

O rendimento dessa espécie varia entre 30 e 50 kg por árvore. No caso de produção máxima (50 kg), os frutos maduros rendem cerca de 30 kg de sementes, que produzirão 6 kg de óleo e 21 kg de pasta.

As coletas podem ser realizadas a cada quinzena, a cada mês ou de acordo com a mão-de-obra disponível e a marcha da frutificação.

Conclusão

Conforme abordado no texto, os benefícios do neem são incontáveis, contribuindo para a nossa saúde, para os cuidados com animais, agricultura, além de apresentar fins medicinais, praguicidas e repelentes. Por se tratar de uma planta com enorme potencial para diferentes áreas, cada vez mais estudos estão sendo realizados para explorá-la da melhor forma possível.

E então, gostou do artigo? Aproveite e acesse também nosso post sobre os principais tipos e benefícios dos fertilizantes orgânicos. Boa leitura!

Post Relacionado