O papel da aviação no agronegócio: viabilizando pistas de pouso seguras

O papel da aviação no agronegócio: viabilizando pistas de pouso seguras

Não é de hoje que sabemos que o agronegócio enfrenta grandes problemas com a falta de infraestrutura com condições mínimas de trafegabilidade. Algumas propriedades ficam literalmente isoladas a dias de distância do centro urbano mais próximo. Em tempos de chuva a situação é ainda mais caótica.

Importantes decisões e resoluções são postergadas quando há a dependência total do transporte viário. A imprevisibilidade aumenta e consequentemente vários custos são incorporados nas operações.

Neste contexto, as aeronaves têm se destacado como grandes aliadas, tanto para o transporte de passageiros e cargas, como para as operações nos cultivos.

A importância das aeronaves no agronegócio

Especialmente nas grandes propriedades rurais, as aeronaves têm sido aliadas valiosas para aumentar a velocidade e eficiência no manejo da lavoura, resultando em maior produtividade.

Elas desempenham funções cruciais, como a pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas, reduzindo perdas causadas pelo amassamento nas lavouras.

Além disso, as aeronaves são utilizadas no combate à incêndios e na dispersão de sementes. Jatos executivos e turbo-hélices também são empregados para facilitar o deslocamento dos profissionais do agronegócio.

Aviação e agronegócio: superando os desafios e dificuldades de acesso

Dado o afastamento das grandes propriedades rurais em relação aos centros urbanos e a limitação do transporte viário, muitos empresários do setor têm adotado a aviação executiva como uma alternativa viável.

Além de auxiliar na manutenção das lavouras e no escoamento da produção, possuir uma aeronave para locomoção pessoal tornou-se uma tendência entre os proprietários.

Contudo, para garantir a segurança dos envolvidos, é essencial contar com uma pista de pouso adequada e, acima de tudo, segura.

Avião pousando em pista exposta sem revestimento (ou exposta) em área rural
Pistas sem revestimento podem ser seguras mas demandam manutenções preventivas recorrentes para que não haja risco de danificar a aeronave.

O que é uma pista de pouso e por que investir nela?

Uma pista de pouso é definida como uma área retangular em um aeródromo terrestre preparada para o pouso e decolagem de aeronaves, de acordo com a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).

Essas pistas podem ser construídas em superfícies projetadas e implantadas, como as que são revestidas com asfalto, ou podem ser compostas por cobertura natural, como solo estabilizado e/ou grama, desde que a topografia favoreça essa execução, possibilitando um resultado econômico e ao mesmo tempo seguro.

Entretanto, via de regra, pistas naturais oferecem pouca qualidade e segurança para o pouso, uma vez que fatores como o tipo de solo e a carga da aeronave podem comprometer tanto o solo quanto a própria aeronave. Portanto, esse tipo de pista é indicado somente para aviões leves, principalmente para atividades agrícolas.

Investir em uma pista de pouso adequada é fundamental. Além de oferecer maior segurança aos proprietários, ela possibilita uma ampla gama de usos, suportando cargas mais pesadas e protegendo não apenas os ocupantes da aeronave, mas também aqueles que estão ao seu redor.

É importante ressaltar que a pavimentação da pista não necessariamente envolve a construção de um revestimento asfáltico. Uma camada de 20 cm devidamente tratada, estabilizada e com leito natural inspecionado, a depender das cargas que a via demandará, pode ser suficiente para garantir a segurança e preservar a integridade das aeronaves e dos passageiros.

A importância de uma pista de pouso pavimentada vai além da segurança. Ao pavimentar a pista, é possível regulamentá-la junto à Agência Nacional de Aviação (ANAC) e ampliar suas possibilidades de uso, permitindo voos diurnos e noturnos, transporte de cargas e passageiros, tanto para aeronaves leves quanto para aeronaves de maior porte. 

A regulamentação junto à ANAC também previne com que aviões clandestinos utilizem a pista de pouso para tráfego de drogas, animais silvestres e demais operações ilegais que estão no radar da Polícia Federal. Quando a pista é homologada, raramente há este tipo de ocorrência. E o pior, se houver alguma descarga ilegal na pista do proprietário sem homologação, este passa a ser corresponsável e poderá ter que responder à polícia.

Pista de pouso com revestimento asfáltico, pintada e sinalizada em área rural
Uma pista com revestimento asfáltico pode sair mais em conta do que se imagina. Existem vários modelos de revestimentos asfálticos que podem ser implementados, cada um com sua viabilidade, durabilidade e acabamento.

Como a Ecolink Solutions pode ajudar

Empresas especializadas, como a Ecolink Solutions, oferecem soluções personalizadas para pavimentação de pistas de pouso, levando em consideração as necessidades específicas dos proprietários e garantindo a conformidade com as normas exigidas.

Através da estabilização química de solos é possível transformar uma argila de baixa capacidade de suporte e alta expansão em um solo com capacidade de suporte similar a um cascalho de alta qualidade ou até superior, eximindo o produtor de ter que importar milhares de toneladas de solo para compor a base da sua pista, sendo possível utilizar o próprio solo in loco, promovendo uma economia de milhares e, o que é melhor, com a segurança técnica de especialistas em pavimentação e geotecnia com mais de 15 anos de experiência no mercado.

Esta ação da estabilização química pode ser a chave para viabilizar a implantação de uma capa asfáltica e sinalização viária. Fazemos a análise de viabilidade de acordo com a região da propriedade, favorecendo distâncias de transporte e aplicando soluções que garantem economia para tirar o sonho da pista de pouso homologada do papel.

Aproveite e leia também: Ibravag quer popularizar o uso de aviões na agricultura brasileira

Post Relacionado